Uma guarnição da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pernambués) prendeu, na madrugada deste sábado (7), em Salvador, um homem procurado por roubo. O suspeito teria sido identificado pelo Sistema de Reconhecimento Facial, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
A ferramenta emitiu um alerta de 95% de similaridade durante a passagem do homem por um dos pontos monitorados. O capturado teve mandado de prisão preventiva expedido pela 17ª Vara Criminal de Salvador por roubo em transporte alternativo.
O homem foi conduzido à Central de Flagrantes, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, onde o mandado de prisão preventiva foi cumprido. De acordo com a SSP-BA, a tecnologia de reconhecimento facial já auxiliou na prisão de 212 pessoas, apontadas como suspeitas de algum crime. No último mês, o governo do estado autorizou a expansão da tecnologia para 77 cidades até 2022. Na ampliação dos Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placa, serão investidos R$ 665 milhões.
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após uma batida frontal entre duas carretas na manhã deste domingo (8), na BR-116. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da região, o acidente aconteceu no km 878, próximo ao povoado de Veredinha, em Vitória da Conquista.
As causas do acidente ainda serão apuradas. O motorista de uma das carretas teve ferimentos e foi socorrido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Não há detalhes do estado de saúde dele. Já o motorista da outra carreta, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Por causa da batida, um grande congestionamento se formou na rodovia. A PRF, ainda não tinha detalhes de quantos quilômetros foi o engarrafamento.
A Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, pensando nas mulheres e adolescentes que vivem em contexto de vulnerabilidade social em Vitória da Conquista – BA, lançou a campanha: “Dignidade Feminina é a Regra”.
A iniciativa visa arrecadar, para posterior doação, itens de higiene íntima, como absorventes e sabonetes.
“A pandemia trouxe sérias consequências sociais e econômicas e, diante da realidade atual, muitas mulheres e adolescentes não possuem condição de adquirir itens básicos de higiene pessoal e isso tem impactado negativamente à saúde e autoestima delas”, afirmou o Cel PM Ivanildo da Silva, Comandante do CPRSO.
Junte se a nós e participe dessa grande corrente solidária. Doações podem ser feitas nas Unidades da Polícia Militar de Vitória da Conquista. Para maiores informações acesse a página oficial do CPRSO no _Instagram_ (@cprsopmba).
_*PMBA, uma Força a serviço do cidadão!*_
Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 676 gramas de maconha em um ônibus na manhã de hoje (05/08) em Vitória da Conquista (BA). O veículo, que seguia de Belo Horizonte (MG) para Natal (RN), foi fiscalizado no km 830 da BR 116.
Durante a fiscalização, foi usado o auxílio do cão K9 Kaleu. Ele indicou a presença de substância ilícita em uma das bagagens. Com isso, foi localizada uma mala contendo pacotes de maconha.
Uma mulher de 32 anos foi identificada como responsável pelo transporte da droga. Ela relatou que estava de mudança e que levaria a maconha para Aracaju (SE).
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante e a mulher e o produto apreendido foram apresentados a autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista (BA). Inicialmente, ela responderá pelo crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006 (Tráfico de drogas).
O adolescente de 15 anos que matou o pai a tiros em casa, em Valinhos (SP), afirmou à Polícia Civil que agiu em legítima defesa. O pai, um empresário de 42 anos, andava armado na residência e era violento com o filho e a mulher.
O assassinato aconteceu na tarde desta terça-feira (3), dentro de um condomínio de alto padrão no bairro Joapiranga. À noite, o jovem e a mãe estiveram na delegacia e foram liberados após prestar depoimento. O garoto vai responder em liberdade e, apesar da alegação de defesa, a polícia precisará investigar outras hipóteses (leia mais sobre isso ao fim da reportagem).
Em depoimento, o jovem disse que atirou com uma das armas da coleção do pai depois de uma briga. Segundo ele, o pai agrediu a mãe e o ameaçou com uma barra de ferro. Funcionários da residência confirmaram a versão de que o homem era violento.
A Polícia Militar afirmou que adolescente pegou uma pistola que estava na casa e efetuou pelo menos três disparos. Na casa, os agentes encontraram 8 armas, entre pistolas, uma submetralhadora e um fuzil. As armas vão passar por perícia e a investigação vai apurar se os certificados são verdadeiros.
Um homem foi preso suspeito de agredir a esposa com socos e pontapés, nesta quarta-feira (4), na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Militar, ele também ameaçou a vítima com uma faca.
O caso aconteceu no imóvel onde o casal morava, na Avenida Lomanto Junior. A PM não revelou o nome do suspeito e nem o estado de saúde da vítima.
Durante a revista, os policiais encontraram espingardas de fabricação de fabricação artesanal. As armas foram apreendidas.
A Polícia Militar informou que o suspeito foi levado para a delegacia de Jequié, onde está à disposição da justiça. Ele deve responder por posse ilegal de arma de fogo, ameaça e lesão corporal, no âmbito de violência doméstica.
Um veículo desceu a ribanceira no trecho conhecido como ‘Ladeira do Covão’ na região de Mata Verde, norte de Minas Gerais. De acordo como testemunhas, no acidente dois homens ficaram feridos.
VEJA:
Elsa Dantas Silva reside no bairro Guarani em Vitória da Conquista e teve sua casa invadida por ladrões na última segunda-feira (02). O crime aconteceu enquanto a vítima havia ido ao supermercado. Além do celular, foram furtados documentos e dinheiro da vítima. Ouça os detalhes deste, e de outros casos policiais no plantão com João Melo:
Ao menos seis festas clandestinas foram encerradas no interior da Bahia entre o sábado (31) e o domingo (1º). Em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, três eventos chegaram a registrar presença de mais de 500 pessoas cada um, o que é proibido por decretos estaduais e municipais.
Essas festas foram na madrugada sábado. As pessoas estavam sem máscara, com som alto e fazendo consumo de bebidas alcoólicas. Quatro pessoas foram levadas ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), para prestar esclarecimentos.
Os eventos aconteceram entre o loteamento Vila Elísia e o povoado da Estiva, zona rural de Vitória da Conquista. Equipamentos de som e de iluminação foram apreendidos. A operação contou com a participação da Polícia Militar, Secretaria de Serviços Públicos, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.
Uma força-tarefa da Prefeitura, formada pela Guarda Municipal e por fiscais da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Vigilância Sanitária, atuou junto com a Polícia Militar, na Operação Pacto Pela Vida que flagrou e encerrou, na madrugada deste sábado (31), três festas clandestinas com aproximadamente 500 pessoas cada uma”.
As festas irregulares aconteceiam próximo ao povoado da Estiva e ao loteamento Vila Elisa, com muita aglomeração e sem umáscara de proteção, conduta que aumenta o risco de disseminação da Covid-19 e descumpre decretos estadual e municipal de restrições por causa da pandemia.
Os locais foram interditados, as aparelhagens de som e iluminação, bem como demais materiais dos eventos foram apreendidos e quatro pessoas foram encaminhadas ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Locais foram interditados e materiais dos eventos apreendidos
Fiscalização de rotina – Ainda na noite de sexta-feira (30) as equipes de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, com o apoio da PM, também fiscalizaram o cumprimento dos protocolos sanitários e de segurança em bares e restaurantes da cidade.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, no caso dos bares e restaurantes o funcionamento nestes estava dentro do esperado. “Tanto os bares quanto os restaurantes fiscalizados estavam cumprindo o decreto”, afirmou o secretário.
Todas as medidas de fiscalização têm como objetivo prevenir a disseminação do coronavírus na cidade e preservar vidas. Por isso, a população pode denunciar anonimamente o descumprimento das medidas de prevenção à Covid-19 na cidade, por meio dos seguintes números: (77) 3420-7008 e 3420-7009