Duas pessoas foram presas em Salvador ao tentar sacar cerca de R$ 30 mil, referente a um benefício fraudulento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso aconteceu na quarta-feira (9) e Polícia Federal divulgou nesta quinta (10).
As investigações da PF apontam que a dupla suspeita tem um modo próprio de operação, com a criação de segurados fictícios, usando documentação falsa, e usando um grupo de idosos como “dublês”, para ganharem vantagens indevidas junto ao INSS e aos bancos.
Os presos responderão por delito de estelionato previdenciário. A polícia investiga se outras pessoas participam do crime. Fonte: G1 Bahia
Foi publicado no Diário Oficial do município de Vitória da Conquista o nome do capitão Cristóvão João Vieira Lemos como novo comandante da Guarda Municipal de Vitória da Conquista. Ele está no cargo após a saída do comandante Braga que pediu demissão na última semana.

Por volta das 19h desta terça (8), uma viatura do Corpo de Bombeiros deslocou à rua Israel no bairro Boa Vista onde constatou um acidente que envolveu dois veículos, ambos ocupados apenas pelos seus condutores, que apresentaram escoriações leves.
A guarnição atuou em caráter preventivo, realizando corte de cabos de baterias e lavagem de pista com o objetivo de diluir todo o combustível derramado.
Uma mulher chamada Monique está sofrendo ameaças e perseguição pelo ex-companheiro que não aceita o fim do relacionamento. No último domingo (6), Monique sofreu uma tentativa de incêndio em sua casa, no Bairro Kadija.
Em entrevista ao programa Redação Brasil na manhã desta quarta-feira (9), ela contou os detalhes do crime e disse que a situação já foi denunciada a delegacia especial da mulher.
Ouça a entrevista na íntegra:
Com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social e atender as diversas demandas policiais contra agressões as mulheres na região, está sendo criado em Vitória da Conquista o complexo de atendimento à mulher, que será inaugurado ainda este ano no município.
Nossa equipe de reportagem esteve no local nesta terça-feira (08), e conversou com a Major Denice Santiago, ela que atua diretamente com atendimento à mulher, foi candidata a prefeita de Salvador, e veio da capital baiana para verificar às obras do projeto em Vitória da Conquista.
Ouça a entrevista na íntegra:
A banda da polícia Militar abrilhantou a estação de transbordo no centro de Vitória da Conquista na noite desta segunda-feira (07).
VEJA:
O repórter João Melo destaca o plantão policial desta segunda-feira (07), muitas ocorrências que aconteceram neste final de semana, entre elas a morte de um motociclista e um acidente com caminhão.
OUÇA a reportagem completa:
A polícia Civil da Bahia investiga a morte de uma menina de quatro anos que caiu do segundo andar de um prédio, na região do bairro do Tancredo Neves, em Salvador, neste domingo (6).
Segundo informações da Polícia Civil, o caso ocorreu na Rua São Bento. A maneira como a menina caiu do prédio está sendo investigada.
De acordo com o G1, a criança foi socorrida e encaminhada a UPA de Tancredo Neves, onde deu entrada com parada respiratória e trauma. Ainda de acordo com a polícia, ela foi atendida pela equipe médica, mas não resistiu.
O caso será apurado pela 11ª delegacia territorial de Tancredo Neves (11ª DT/Tancredo Neves), que expediu as guias para realização das periciais. *Bahia notícias.
Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia finalizou, às 23h59 deste domingo (06), a Operação Corpus Christi 2021. Iniciada na última quarta-feira (02/06), a PRF intensificou a fiscalização e os esforços foram voltados à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade nas rodovias do país.
Durante os cinco dias da operação, a PRF na Bahia contou com reforço nas equipes e concentrou seu efetivo ao longo dos trechos mais movimentados e de maior incidência de acidentes graves e de ocorrências criminais.
Segurança viária
Neste feriado prolongado, as atividades desenvolvidas pela instituição foram focadas para combater as infrações de trânsito, em especial às condutas geradoras de acidentes como: as ultrapassagens proibidas, dirigir sob a influência de álcool, transitar pelo acostamento, excesso de passageiros, dentre outras.
O uso do cinto de segurança, do capacete, controle de velocidade, transporte de crianças, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também foram alvos das equipes da PRF.
Apesar de todo esforço da PRF na fiscalização e educação, foram flagrados diversos condutores agindo com imprudência nas rodovias federais do estado. A PRF alerta aos motoristas que obedecer às normas de trânsito, contribui para um trânsito mais seguro.
Os esforços do policiamento qualificado resultaram na fiscalização de 3.747 veículos e 4.402 pessoas. Nestes cinco dias de atividades a PRF emitiu 3.513 notificações referentes a infrações diversas.
Nesse ranking de imprudências mais constatadas pelos PRFs, está ainda a ultrapassagem proibida, com 747 autos extraídos. Nunca é demais enfatizar que a colisão frontal, quase sempre causada pelas ultrapassagens indevidas, é o tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro. A infração de ultrapassar em faixa amarela contínua é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e rende 7 pontos na carteira.
Uma das maiores preocupações da PRF é o lamentável hábito que parte de nossos motoristas ainda conserva: dirigir após consumir bebidas alcoólicas.
Durante as abordagens, foram realizados 399 testes com etilômetro (aparelho utilizado para aferir a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, conhecido popularmente como bafômetro), totalizando 29 condutores autuados por alcoolemia ao volante nas modalidades constatação e recusa. Destes, 03 condutores foram detidos por embriaguez ao volante e foram encaminhados à Delegacia de Polícia para responderem criminalmente. Eles também tiveram suas carteiras recolhidas.
Nas fiscalizações, a PRF também emitiu 67 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. Perigo também geraram os 10 motoristas que usavam o celular enquanto dirigiam. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou mais de 274 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 38 autos foram emitidos.
O fato de o motociclista não usar o capacete ou pessoas não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes.
No total, 272 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF, por diferentes irregularidades seja na documentação, ou no estado de conservação e até ausência equipamentos obrigatório.
Foram também retiradas de circulação mais de 245 toneladas de excesso de peso das rodovias. O peso acima do permitido sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.
Acidentes, feridos e óbitos
O balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) quanto à violência no trânsito nas rodovias federais acende um sinal de alerta para a necessidade de mais prudência e educação por parte de todos. A redução da violência nas rodovias federais depende da participação de todos os atores do trânsito (condutores, passageiros, ciclistas e pedestres).
Este ano, durante os cinco dias da Operação Corpus Christi a PRF na Bahia registrou um total de 45 acidentes. Destes, 17 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente. De quarta-feira (02) até às 23h59 de domingo (06), 13 pessoas morreram nas estradas baianas. Já o número de feridos totalizou 57 pessoas.
Enfrentamento a criminalidade
A expertise policial permitiu realizar trabalhos de prevenção e manutenção da segurança viária e da mobilidade, sem deixar de lado as atuações no combate à criminalidade.
Durante os cinco dias da operação, a PRF na Bahia recuperou 16 veículos com registro de roubo ou furto. Destes, 10 veículos apresentavam algum dos caracteres adulterados. 26 pessoas foram detidas por diversos crimes. As abordagens resultaram ainda na apreensão de 27 comprimidos de anfetaminas e no resgate de 04 aves silvestres. Também foi responsável pela apreensão de 01 revólver e mais 67 munições.
Na madrugada deste domingo (06), policiais militares da 79ª CIPM interromperam evento com aglomeração e perturbação do sossego na zona rural de Barra do Choça.
Os militares realizavam o patrulhamento quando foram acionados pela CENOP (Central de Operações) para averiguar uma denúncia sobre aglomeração de pessoas e perturbação do sossego na região do Cafezal, zona rural do município. As guarnições se deslocaram para o local informado onde, ao se aproximarem, avistaram grande aglomeração de pessoas em torno de um som com volume excessivo, em total desacordo com as regras sanitárias vigentes. Ao perceberem a aproximação das viaturas, os participantes do evento evadiram-se do local, tomando destino ignorado.
No local foram apreendidos os seguintes materiais:
Bebidas alcoólicas;
Aparato sonoro;
01 (uma) mochila.
Diante dos fatos, o material foi apresentado à autoridade policial competente para que as medidas judiciais fossem adotadas. O responsável pelo evento foi identificado, porém não foi localizado. *blog do Léo Santos.