APolícia Rodoviária Federal flagrou nesta segunda-feira (12) o condutor de uma carreta transitando alcoolizado. A ação foi registrada por volta das 15h30, na BR 116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista.
Os policiais faziam fiscalização na rodovia, quando deram ordem ao caminhão com placas de Curitiba (PR). Durante a verificação, observou-se que o condutor apresentava sintomas de embriaguez e o mesmo foi convidado a efetuar o teste do bafômetro, que teve como resultado a concentração de 1,18 mg de álcool por litro de ar alveolar, índice 3 vezes superior ao que configura crime de trânsito.
O caminhoneiro foi autuado por dirigir sob influência de álcool cuja infração é gravíssima com o pagamento de uma multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se houver reincidência no período de um ano, o valor é dobrado e a CNH é cassada.
Na ação, também foram apreendidos 04 comprimidos de ‘rebite’, um estimulante que é muito utilizado pelos motoristas para dirigir por mais horas, sem descanso.
Diante disso, foi dada voz de prisão ao condutor e o mesmo foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil.
Pelo crime de conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool o autor está sujeito a uma pena de detenção de até três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
A PRF alerta sobre as consequências da combinação de álcool e volante e atua no policiamento ostensivo e preventivo, sendo priorizada a fiscalização de condutas de risco como ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao dirigir, excesso de velocidade, dentre outras, com foco na redução de acidentes.
Um homem identificado como Valdemir de Castro 30 anos foi alvejado por 9 tiros na tarde desta segunda-feira (12), na Av. Paraíba, bairro Brasil, em Vitória da Conquista. O crime aconteceu em torno das 13h:00. A vítima morreu no local. O departamento de polícia técnica foi acionado. O responsável pelo crime fugiu.
Na manhã dessa segunda-feira (12), um homem portando uma arma branca, tipo canivete, deslocou até a sede administrativa da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA, situada na Av. Siqueira Campos, Recreio, Vitória da Conquista – BA, insatisfeito com os serviços prestados pela empresa, vindo a causar lesões em dois funcionários e fazer uma terceira de refém, além de causar danos às instalações físicas do local.
A Polícia Militar foi acionada e após gestão da crise efetuou a prisão do autor e consequente apresentação do mesmo no Distrito Integrado de Segurança Pública – DISEP, para tomada das medidas cabíveis. Uma das vítimas sofreu ferimentos leves, não necessitando de cuidados médicos, e a outra encaminhada em estado grave a um hospital particular da cidade pelo SAMU.
Um homem em estado de surto mental invadiu a Embasa de Vitória da Conquista na manhã desta segunda-feira (12). Ele estava armado com uma faca e atacou dois funcionários do local. Segundo informações da gerência da Embasa, um vigilante e outro funcionário ficaram feridos. A identidade das vítimas ainda não foram reveladas.
A polícia foi acionada para tomar as devidas providências. As vítimas foram atendidas pelo Samu 192.
Segundo o relatório da atuação Policial Militar no 52º dia do cumprimento do decreto estadual de ‘toque de recolher’ em Vitória da Conquista, foram registrados:
79 denúncias via 190;
25 orientações direta ao público;
25 atuações em situações de aglomeração de pessoas.
21 estabelecimentos fechados.
Fonte: ASCOM/CPRSO
A Fundação Hemoba e a Polícia Militar da Bahia se unem pelo segundo ano consecutivo com o tema “Doe uma Gota de Carinho” para mobilizar e conscientizar policiais militares em todo o estado para a doação de sangue. A campanha terá abertura nesta terça-feira (13), na Vila Policial Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, onde um ônibus de coleta será instalado e ficará até sexta-feira (16), das 8h às 17h.
A unidade móvel ficará aberta para atendimento aos policiais militares e à sociedade civil que resida ou trabalhe no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e no seu entorno. Na ocasião serão realizadas coletas de sangue e cadastros de doadores de medula no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Após a primeira semana no CAB, a campanha segue acontecendo até o dia 13 de maio nas unidades fixas de coleta da Hemoba do estado.
O médico hematologista e diretor da Hemoba Fernando Araújo lembra que os militares são grandes apoiadores da causa do sangue. “É uma alegria ter os policiais militares da Bahia como parceiros. Eles vestem a camisa mesmo! Ano passado abasteceram nosso estoque em todo estado, mobilizaram muitos voluntários! Somos muito gratos por esse compromisso que eles têm com a doação de sangue”, diz.
Em 2020, os policiais mobilizaram todos os batalhões da Bahia, incentivados pela baixa dos estoques de sangue, em função da pandemia — queda representou 10% nas doações em relação a 2019. Só na primeira semana de campanha foram 694 bolsas doadas.
“A doação de sangue é um significativo ato de amor ao próximo. Com mais uma campanha, a corporação renova a parceria com a Fundação Hemoba e reafirma seu compromisso institucional”, ressalta o major Evanluiz, da Coordenação de Direitos Humanos da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar da Bahia.
No interior – As doações podem ser realizadas em um dos 24 pontos de coleta da Hemoba, localizados nos municípios de Feira de Santana, Camaçari, Eunápolis, Barreiras, Recôncavo da Bahia, Alagoinhas, Vitória da Conquista e outras regiões do estado. Os voluntários são atendidos por ordem de chegada, sem agendamento prévio, ou pelo Hora Marcada através do telefone de cada unidade de acordo com sua região.
Em Salvador, os atendimentos são realizados por ordem de chegada ou por agendamento através do telefone (71) 3116-5643, do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou através do site da Hemoba.
Quem pode doar – Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.
Fonte: Ascom/Hemoba
Por volta das 10h40 deste sábado (10), uma guarnição da Polícia Militar foi acionada, através do CICOM, para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo, no Condomínio Jequitibá, no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista, local onde encontraram MAYCON BATISTA SILVA, alvejado. A vítima, que se encontrava gravemente ferida, não resistiu e acabou morrendo no local, conforme atestado por uma equipe do SAMU 192. O DPT foi acionado para os procedimentos de praxe.
De acordo com populares, dois indivíduos praticaram o crime e fugiram em seguida, a bordo de uma motocicleta. Os policiais seguem em diligência na tentativa de localizar os criminosos. FONTE: ASCOM da 78ª CIPM/VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
Relatório da atuação Policial Militar no 49º dia do cumprimento do decreto estadual de ‘toque de recolher’ em Vitória da Conquista.
60 orientações direta ao público;
06 denúncias via 190;
Fonte: ASCOM/CPRSO
Um veículo modelo fiat uno tombou nesta quinta-feira (08) na BA-263, na Serra do Marçal, em Vitória da Conquista, no Centro Sul Baiano. O condutor ficou ferido. A informação é da Companhia Independente de Polícia Rodoviária.
O acidente foi registrado por volta ,das 20:00.
O Motorista foi socorrido pelo os Anjos do SAMU 192, para o hospital de Base. Fonte: Blog do Léo Santos
Mais um acidente foi registrado no início da noite desta quinta-feira(08), na BR116, trecho próximo aos motéis em Vitória da Conquista. Um carro de passeio colidiu com um caminhão que trafegava pela BR, apesar do susto, não houve vítimas.
O local está em obras para melhorar o trecho, mas os acidentes continuam acontecendo.
VEJA O VÍDEO: