Um homem, de 37 anos, foi preso nesta sexta-feira (3) no bairro Candeias, em Vitória da Conquista, suspeito de cometer os crimes de perseguição (stalking), ameaça, difamação e injúria contra uma mulher. A ação foi realizada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município, com apoio da 1ª Delegacia Territorial (DT).
Segundo a Polícia Civil, o homem já havia sido preso em 2023 e, após cumprir pena, voltou a praticar os mesmos delitos. As investigações apontam que ele mantinha um comportamento obsessivo, que evoluiu para violência psicológica contra a vítima, uma mulher com quem nunca teve vínculo afetivo ou social.
Um sinistro trágico marcou o final da tarde desta sexta-feira (3) na BR-415, conhecida como Estrada da Barra, no trajeto Vitória da Conquista A Barra do Choça, nas imediações do Residencial Terras Alphaville. O acidente, envolvendo três motocicletas, ocasionou feridos e a morte da jovem Julia D. T., de 19 anos. O evento, classificado como colisão lateral, deu-se por volta das 17h30, no KM 188 da rodovia. Conforme o resumo da Polícia, o veículo 1 impactou a lateral do veículo 2, que tentava acessar a rodovia, e, na sequência, atingiu o veículo 3. Os demais lesionados, os condutores Leonardo V. S. e Looc R. R. G., receberam auxílio do SAMU com quadro de saúde estável e foram conduzidos ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. No ponto do acidente, equipes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, CIPM, e da Polícia Civil fizeram o registro e controlaram o fluxo de automóveis, enquanto o Departamento de Polícia Técnica, DPT, efetuava o levantamento cadavérico. O corpo da jovem passa por necropsia no Instituto Médico Legal, IML. Parte da via permaneceu bloqueada em razão do ocorrido. A reportagem identifica os veículos envolvidos como uma Honda XR250 Tornado (V-1), uma Mottu Sport 1101 (V-2) e uma JTZ DK 160 (V-3).
O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) fez um apelo para um maior rigor na apuração de casos suspeitos de intoxicação por bebidas adulteradas por metanol na Bahia. A autoridade política pediu o envolvimento e a integração de órgãos de saúde e da segurança pública para esses casos.
Jerônimo também pediu para que haja um cuidado na divulgação de informações, para evitar o pânico da população e destacou que o caso registrado na manhã desta sexta-feira (3) em Feira de Santana ainda está sendo apurado. Segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), um homem de 56 anos faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha. Há suspeitas de que a causa da morte tenha sido intoxicação por metanol, o que representaria o primeiro caso registrado no estado.
Confira a fala do governador Jerônimo Rodrigues:
Um homem morreu vítima de disparos de arma de fogo após ter a casa invadida por um suspeito na cidade de Cândido Sales.
O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (2). A esposa e a filha da vítima, que tem apenas 4 anos, foram feridas pelos suspeitos.
Segundo informações da TV Sudoeste, o caso aconteceu na rua Das Margaridas, no bairro da Primavera. O suspeito quebrou uma janela da casa e entrou atirando contra a família. A vítima foi identificada como Walker Santos Firmino de Amaral, de 30 anos. Ele já possuía uma ficha criminal por tráfico de drogas e roubo.
De acordo com o delegado Reuder Andrade, responsável pelas investigações do caso, o autor do crime chegou a deixar a casa após atirar contra Walker. Porém, ao perceber a movimentação da esposa da vítima, ele retornou ao imóvel.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil registrou até então 12 casos confirmados de intoxicação por metanol e mais 47 que estão sendo investigados. O total de ocorrências foi de 59.
A partir do aumento no número de casos de bebidas adulteradas, principalmente em São Paulo, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência para um projeto de lei que aumenta as penas para o crime de falsificação de bebidas. O crime, que atualmente cobre uma pena entre quatro e oito anos de reclusão, passaria a penalizar os infratores de seis a doze anos.
A intoxicação por metanol em bebidas alcóolicas provocou casos de internação grave, perda de visão e até mortes no estado de São Paulo.
Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira (2), em Vitória da Conquista, durante diligências da Operação Cabron, que tem o objetivo de retirar do convívio social integrantes de uma organização criminosa voltada ao narcotráfico na região, sendo que contra um deles foi cumprido um mandado de prisão por tráfico de drogas e o outro foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. As investigações, que duraram quatro meses, buscam desarticular o grupo criminoso responsável por diversas práticas delituosas em Conquista e municípios vizinhos, resultando no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão nos bairros Alto Maron, Ibirapuera e Guarani.
A operação apreendeu uma espingarda, grande quantidade de munições, smartphones e porções de maconha, sendo que o material e os custodiados foram encaminhados para as unidades competentes e permanecem à disposição da Justiça, em uma ação deflagrada por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista, da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), da Delegacia de Homicídios (DH) e da Delegacia de Repressão Furtos e Roubos (DRFR).
Por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, a Polícia Civil recuperou, na tarde da última segunda-feira (29), um veículo Renault Kwid da cor branca. O veículo foi locado para uma mulher de 30 anos que vendeu o mesmo para um homem que está foragido.
Após uma denúncia anônima, os investigadores do departamento localizaram o carro estacionado na Avenida Lapa, do Bairro Brasil. A partir da denúncia, o veículo foi devolvido ao proprietário.
A Justiça Eleitoral determinou a cassação da prefeita e o vice-prefeito de Maiquinique, por abuso de poder político, captação ilícita de votos e conduta vedada. A prefeita Valéria Silveira (PV) e o vice dela, Kayke Jardim(PSD), são investigados por usar benefícios públicos para angariar votos para as eleições em 2024.
Segundo informações levantadas durante a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), divulgada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), nesta terça-feira (23), os políticos manipularam a data de pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A dupla disputou a reeleição no ano passado e só liberaram o pagamento um dia antes de se recandidatarem oficialmente. Além disso, eles promoveram o pagamento nas redes sociais, como uma estratégia para alavancar a imagem de suas candidaturas.
Na análise da Justiça, a manipulação da data de pagamento dos benefícios configura manipulação e o abuso de poder. O órgão pontua ainda que a divulgação do pagamento contribuiu para que “eleitores ingênuos, crédulos e de pouca escolaridade” acreditassem que a ação foi uma benfeitoria concedida pela prefeita.
A família suspeita de extorquir juros milionários de um médico, na Bahia, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça. A informação foi repassada neste domingo (28) pelo delegado Odilson Pereira, responsável pelas investigações.
Pai e dois filhos foram presos na sexta-feira (26), por porte ilegal de arma, durante uma operação que cumpria mandados de busca e apreensão na casa deles, em Jequié.
Os suspeitos foram identificados como Bruno Rodrigues, de 55 anos, Bruno Rodrigues Filho, de 33 anos, e Átila Rebouças Rodrigues, de 27 anos.
Classificados pela polícia como agiotas, os homens são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro, além de crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo.
Após terem a prisão convertida, pai e filhos foram encaminhados para o Conjunto Penal de Jequié, onde seguem à disposição da Justiça.