Entrevistado na Metropole nesta segunda-feira (8), o deputado federal Elmar Nascimento (União) falou sobre sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados e declarou que pode sim apoiar uma reeleição do presidente Lula (PT) nas eleições de 2026.

“Eu não seria uma pessoa correta se aceitasse, em nome da maioria do meu partido, liderar um partido que ocupa três ministérios […] e dissesse que não tem possibilidade [de apoiar a reeleição de Lula]. Daqui a pouco o presidente Lula e seu governo resolvem apoiar a candidatura à presidência do Senado de Davi [Alcolumbre] e a minha para a Câmara, que discurso eu tenho para ficar contra um governo que nos proporciona isso? Tenho que ser correto”, afirmou o deputado.

Atualmente o União Brasil está à frente da pasta do Turismo, com Celso Sabino, de Comunicações, com Juscelino Filho, e ainda de Desenvolvimento Regional, com Waldez Goés, que apesar de não ser filiado ao partido, foi indicação do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Segundo Elmar, o União tem se posicionado a favor dos interesses do governo Lula sempre que possível, principalmente em pautas econômicas, mas nem sempre isso é possível. “É claro que participamos de outros governos, não dá por exemplo para a gente revisitar privatização de eletrobras, reformas trabalhistas, mas tem umas que participamos”, pontuou.

Elmar comentou também sua relação com o governo estadual da Bahia e afirmou que tem procurado ajudar o governador Jerônimo Rodrigues e o estado no que for possível.

“Minha obrigação é ajudar o estado, reconhecer o resultado das eleições, o governador Jerônimo Rodrigues foi eleito, tenho procurado contribuir na medida do possível com o estado”, afirmou o deputado. Ele citou como exemplo recente a introdução de um benefício no Patem (Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios) para viabilizar a instalação de uma fábrica de baterias em Camaçari, trazendo investimento significativo para a região e auxiliando a atuação da BYD, montadora de carros elétricos instalada no Polo Industrial.