O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou a auxiliares a pretensão de realizar uma reunião com integrantes de sua equipe nesta sexta-feira (19). O encontro serviria para discutir as tensões enfrentadas com o Congresso Nacional. As informações são da Folha de S. Paulo.

Ainda segundo o jornal, será discutido formas de contornar o mal-estar instalado e evitar derrotas em votações do Legislativo. Há a preocupação que, após declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), projetos da oposição ao governo sejam aprovados na Casa. Na última semana o deputados chamou o ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação do Planalto com o Congresso, de “incompetente” e “desafeto pessoal”. Como resposta ao conflito, ele ainda ameações abrir cinco CPIs da oposição ao governo.

Outra questão a ser tratada na reunião é a pauta econômica e projetos que ampliam despesas, como a Proposta de Emenda Complementar (PEC) que estabelece um bônus a membros de tribunais e outras carreiras, aprovada na Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.