A Outra Conduta, banda de Vitória da Conquista, na Bahia, lançou, nesta segunda-feira (8), o single “Resiliência”, faixa que faz parte do primeiro disco de músicas inéditas do grupo, previsto para ser lançado ainda neste ano. O som, que tem toques do rock e hardcore brasileiro dos anos 2000 em sua composição, aborda a necessidade de se manter forte e seguir em frente mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho.
O lançamento marca o início de uma nova fase para a banda, popularmente conhecida no sudoeste baiano por realizar tributos ao Charlie Brown Jr. Agora, o quarteto formado por Velto Oliveira, nos vocais, Fernando Coelho, no contrabaixo, Léo Araújo, na guitarra, e Alemão, na bateria, pretende se estabelecer também como um grupo autoral dentro da cena local e nacional.
“Esse primeiro álbum é uma coisa bem experimental, a gente tá mostrando as nossas influências e as nossas vertentes, mas é tudo pensado, porque tínhamos essa preocupação de saber e entender qual é o norte da banda. A partir desse disco vamos entender o que é a Outra Conduta, o que vai embalar nosso trampo autoral”, explica Velto.
Texto: @danilosouza.jornalismo
Foto: @desventuraz
Produtor: Diego Oliveira
“Volta Pra Casa João” é o título do primeiro single do álbum “Balbúrdia”, anunciado pela banda conquistense Dona Iracema. A música, de autoria da vocalista Balaio e do baixista Diegão Aprígio, ganhou um videoclipe, lançado nesta sexta-feira (9) no YouTube, e que conta com a participação do emblemático cantor e compositor baiano Luiz Caldas.
O videoclipe tem a direção de Duane Carvalho e conceito de Paulo Koi, que buscou remontar, por meio de imagens antigas, os carnavais da época em que a Axé Music ascendeu Brasil afora, especialmente com o “fricote” de Luiz Caldas.
A voz e a guitarra presentes na música são características. “Luiz Caldas agregou a guitarra baiana que é a cara dele e da Bahia. A gente achou que seria a cereja do bolo e foi mais do que isso. Ele trouxe todo o tempero”, detalhou o baterista Oscar.
“É uma música que soa antiga e moderna ao mesmo tempo. Houve uma sensibilidade em colocar pessoas da comunidade LGBT+, pois este detalhe dialoga diretamente com a letra da música. Ela fala de liberdade de expressão e do convite a uma roda de caatincore a um determinado grupo de pessoas”, explica Balaio. “Fala em estar à vontade em espaços nos quais eu me sinto excluída”, destaca a vocalista, se referindo à sua luta pelas causas das pessoas LGBT.
Este é o primeiro álbum da banda, após ter lançado 4 EPs autorais ao longo de 7 anos de carreira: “Dona Iracema” (2013), “Um pouco de CD” (2014), “Máquina de Amarrar Jegue” (2016) e “Caatincore Iracemático” (2018). Dessa vez, a produção é assinada por André T, produtor musical responsável por registros de bandas como Cascadura, Retrofoguetes e Baiana System.
A Dona Iracema é composta por Balaio (vocal), Diegão Aprígio (vocal e contrabaixo), Anderson Gomes (vocal e guitarra) e Oscar Sampaio (vocal e bateria).
Assista ao videoclipe “Volta pra casa João” (2019):
FICHA TÉCNICA
Música: Volta Pra Casa João
Participação: Luiz Caldas
Álbum: Balbúrdia
Ano: 2019
Gravada no Studio T, Salvador (BA)
Produção, Mixagem e Masterização: André T
Direção e Edição: Duane Carvalho
Filmagens: Duane Carvalho, Luiz Henrique Girarde e Dona Iracema
Conceito: Paulo Koi