No dia 28 de dezembro de 2023, na última quinta-feira do ano, em Macaúbas, por
volta das 5h e 50min, Igor Vilaça (veterinário e educador físico), bateu na porta de sua ex-companheira, Lorena Gabriely (dentista), a qual já tinha 02 anos e 08 meses de separados para então entregar a cachorra que era do ex-casal. Lorena assumiu seu primeiro relacionamento após a separação a pouco mais de 06 meses, como a Neto Cajado (estudante e ator) e eles estavam juntos em sua casa.
Após ligações e batidas na porta, Lorena decidiu receber a cachorra e abriu o portão da casa e Igor Vilaça adentrou, invadindo sua residência e indo direto para cozinha e pegou uma faca, tipo machadinha a qual usava na época que morou lá, instrumento esse que utilizava também para cortar seus carneiros e bodes quando vendia. Igor arrombou a porta do quarto a qual Neto se encontrava e já o golpeou com força na
cabeça, não apenas uma vez, assim como mostra em sua tomografia.
Neto, que é lutador conseguiu imobilizar e desarmar o autor dessa tentativa de assassinato, o segurando e pedindo para voltar a si, Igor apenas gritava: “Eu sou homem!”, enquanto
escorria sangue da cabeça cortada da vítima sobre si.
O caso Igor Vilaça (e aqui será chamado pelo nome do autor do crime e não das
vítimas), não teve o desfecho de morte e por pouco. Ele fugiu para não ser preso
em flagrante, acionou advogado, parente e se encontra até momento foragido.
As vítimas continuam em choque, Neto com o corte grande na cabeça e dois sinais no
crânio, no dedo e abaixo de peito, onde levou pontos e hematomas pelo corpo e Lorena está com o corpo cheio de hematomas e traumas da violência ocorrida. Sua residência tinha sangue por toda parte, lá foram deixados os óculos do autor, a arma do crime e infelizmente a memória de uma brutal violência e tentativa de
homicídio.
Vamos aqui lembrar fatos que vem ocorrendo em Macaúbas devido ao machismo, a essa cultura de posse dos ex- companheiros. Nas primeiras semanas desse ano de 2023 tivemos o Caso Emanuel, que não
aceitou a separação e matou sua ex- companheira e depois lhe tirou a vida. Ficaram dois filhos e brutal caso de feminicídio e suicídio. Na última semana do ano, Igor Vilaça já separado há quase 03 anos, que
assumiu outras relações a público, invade casa da ex-companheira e tenta matar atual namorado. Nenhum agressor desse tipo apresenta sinais do nada ou surta. É importante observar cada sinal, desde
ligações questionando companhias, tentativas de culpabilizar a mulher pelo fim da família, contralar e manipular sua vida, mesmo que seja como um convite para almoço e outras situações para tentar reconciliação, onde já existe o desejo do fim e tentativa de uma boa relação por conta dos filhos.
Outro ponto que chama atenção é a falácia de algumas pessoas da cidade em alegar que a também vítima, Lorena tinha ainda um “lance” com o autor do crime. Precisamos normalizar o fim da relação entre homem e mulher, mas que existe uma família, filhos, e existe e existirão ações e parcerias que necessitam
de atuação dos dois e era isso o que ocorria. Há também falas infelizes que o caso se trata de uma traição e não é, Neto e Lorena tinha uma relação assumida. Essa tentativa de minimizar, justificar a violência do autor precisa ser questionada, não existe nenhum ato por parte de ninguém nesse caso que justifique Igor
Vilaça pegar uma arma e golpear para matar uma pessoa.
Não justifiquem isso! Por fim, com fim de ano triste para alguns e para muitos que conhecem a história de Neto Cajado, vítima
de tantas violências e que ainda em sua consciente ação e nobre e gesto, pede seu agressor que volte para si e olhe o que esta fazendo, sem nenhuma violência, mas que carregará traumas irreversíveis, nos ensina
muito. Fica o apelo pelo FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES, BASTA! Ninguém é dono de
ninguém. Queremos agora, JUSTIÇA POR NETO!
A Polícia Federal cumpre um mandado de prisão e sete mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Élpis, que apura os homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves.
O homem preso na operação é o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel. Suel foi condenado em 2021 a quatro anos de prisão por atrapalhar as investigações, mas cumpria a pena em regime aberto. O ex-bombeiro tinha sido preso em junho de 2020. De acordo com o MPRJ, Maxwell era o dono do carro usado para esconder as armas que estavam num apartamento de Ronnie Lessa, acusado de ser um dos autores do assassinato. Ainda não há informações sobre o motivo da prisão.
Em março de 2023, o crime completou cinco anos. Desde fevereiro, o caso é investigado pela PF. Até hoje, ninguém tinha esclarecido quem mandou matar Marielle e qual a motivação da execução.
A ex-deputada federal Flordelis e sua filha biológica, Simone dos Santos Rodrigues, foram condenadas pelo homícidio do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. A ex-parlamentar foi condenada a 50 anos e 28 dias de prisão.
Flor de Lis foi condenada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, além uso de documento falso e associação criminosa armada.
Já Simone foi condenada a 31 anos e 4 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado e associação criminosa armada.
Rayane dos Santos, neta biológica da ex-deputada, e Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, filhos adotivos de Flordelis, foram inocentados.
A decisão foi tomada pela 3ª Vara Criminal de Niterói após mais de seis dias de julgamento em júri popular. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Flordelis foi a responsável por planejar o homicídio do marido, além de ter convencido o executor direto e demais acusados a participarem do crime sob a simulação de ter ocorrido um latrocínio, tendo ainda financiado a compra da arma e avisado sobre a chegada da vítima no local em que foi executado.
Na manhã desta terça-feira (27), um homem foi preso em flagrante pela polícia militar por roubo e porte ilegal de arma na cidade de Vitória da Conquista. O homem é acusado de matar uma idosa com requintes de crueldade em novembro de 2017.
A Policia Civil flagranteou o conduzido, cumprindo de imediato o mandado de prisão em desfavor dele, que encontra-se custodiado no Presídio de Vitória da Conquista, ficando a disposição do Poder Judiciário.
Entenda o caso:
No ano de novembro de 2017, o acusado, na época Guarda Municipal de Ilhéus, fora acusado pela prática de latrocínio, que vitimou uma idosa no Distrito de Ponta da Tulha.
Nas investigações, a idosa foi morta com requintes de crueldade, morreu ajoelhada, teve seus dedos decaptados e ainda sofreu uma facada no pescoço. De imediato, investigadores da Polícia Civil de Ilhéus entraram no caso na época, comandados pela Delegada Andréa Oliveira. O crime fora elucidado rapidamente e expedido o mandado de prisão para Tony Marques, que fugiu de Ilhéus desde 2017. Fábio Roberto blog
O corpo da jovem cadeirante morta em um ataque a tiros em uma escola municipal de Barreiras, no Extremo Oeste, deve ser sepultado na manhã desta terça-feira (27). A cerimônia fúnebre ocorrerá na comunidade Cantinho do Senhor dos Aflitos, zona rural do município. Geane da Silva Brito, de 19 anos, cursava o 9° ano no Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, que tem gestão compartilhada com a Polícia Militar (PM-BA).
Devido ao caso, as aulas na escola estão suspensas por uma semana. O acusado de atirar contra a estudante segue internado em estado grave no Hospital do Oeste (HO), também em Barreiras. O crime ocorreu por volta das 7h desta segunda-feira (26). Trajando roupa, óculos e capuz pretos, o acusado adentrou o espaço da escola e chegou atirando. Os estudantes aguardavam o início das aulas para entrar nas salas.
Conforme a polícia, o acusado atirou várias vezes contra a vítima e usou um facão também para feri-la. Durante o ataque, a arma chegou a falhar. Uma pessoa armada que viu a cena atirou contra o acusado e o conteve. Depois, o suspeito foi levado para o hospital. A arma do atirador foi apreendida. O revólver pertence ao pai dele, que é militar reformado.
A Polícia Civil de Barreiras apura o caso. Informações adicionais apontaram que o atirador usou as redes sociais para anuncuar o crime. Em nota, a prefeitura de Barreiras lamentou o ocorrido e prestou solidariedade à família da estudante.
Um vereador da cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina, é alvo de uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (6). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o edil, que é policia aposentado, é acusado junto com outros homens de um homicídio, cometido em 2018, que matou Márcio Oliveira Matos.
A vítima era uma das lideranças do Movimento Sem Terra (MST) e, na época, Secretário de Administração do Município.
Ainda segundo a SSP-BA, informações preliminares apontam que a execução ocorreu após a vítima adotar medidas de contenção de gastos e descobrir fraudes contratuais nas finanças de Itaeté. A pasta informou que documentos foram apreendidos também no gabinete e residência do vereador. Em outra casa, as armas e munições e um notebook também foram achados.
Denominada de “Stone”, a operação cumpre mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal de Barra da Estiva, também na Chapada Diamantina. Vários armamentos foram encontrados na casa de um dos comparsas do edil: uma espingarda calibre 12, um rifle calibre 22 e uma pistola calibre 6,35.
No curso da ação, um homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo. O material foi apreendido por equipes da Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão Mediante Sequestro da SSP-BA e seguirá, assim como os documentos, para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). (Atualizado às 9h13)
O campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Pereira do Nascimento Lo, de 33 anos, foi baleado numa festa dentro do Clube Sírio, no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada deste domingo (7). Segundo o advogado do lutador, já está confirmada a morte cerebral do atleta.
Leandro Lo levou um tiro na cabeça após uma discussão durante o show de pagode do grupo Pixote dentro do clube. O autor está identificado e foragido.
O canal Combate teve acesso ao boletim de ocorrência, que identifica como autor do disparo o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo . O crime foi registrado como tentativa de homicídio.
Segundo o advogado da família, Ivã Siqueira Junior, o lutador teve uma discussão com o rapaz e, para acalmar a situação, imobilizou o homem. Após se afastar, o agressor sacou uma arma e atirou uma vez na cabeça do lutador.
Foi identificada como Betânia a mulher que foi encontrada morta na Barra do Choça na manhã desta quinta-feira. De acordo com informações, o autor do crime identificado por prenome de ‘Paulistinha’ foi morto confronto com a polícia, na noite da última quarta-feira (17), também em Barra do Choça. Ele também era apontado como o piloto da moto no assassinato da jovem Hellen de 22 anos em Vitória da Conquista.
O Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista foi acionado para fazer a remoção do corpo até o IML.
Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (08), a Polícia Civil de Vitória da Conquista juntamente com duas advogadas detalharam o assassinato da empresária Gilvanete de Souza Nogueira, ocorrido no mês de janeiro deste ano.
Na entrevista delegada que acompanhou o caso, Gabriela Garrido, afirmou que a empresária era muito querida pelos colegas e amigos, que ainda estão em choque com o fato. Segundo a delegada, Gilvanete morreu estrangulada e houve luta corporal entre ela e o autor do crime. Sobre o acusado, ela detalhou que a todo momento ele se manteve frio e não colaborou em nada com as investigações do fato.
Doutora Gabriela descartou a possibilidade de que a empresária havia tido um relacionamento amoroso com o acusado pelo crime.
De acordo com o inquérito policial que já foi concluído, o crime brutal foi causado por uma dívida do assassino, que continua preso.
As advogadas Luciana Silva e Isadora Amaral seguem acompanhando o caso para que a Justiça conceda a prisão preventiva do acusado.
A delegada detalhou também á respeito do aumento no índice de violência contra a mulher em Vitória da Conquista e fez um alerta para a população.
ASSISTA:
A polícia foi acionada através do 190, para averiguar uma denúncia dando conta de que vários indivíduos estavam na zona rural, local identificado como assentamento Zumbi dos Palmares fazendo disparos de arma de fogo.Ao chegar lá, a polícia encontrou um jovem alvejado a tiros em chamas.
Nesse momento uma guarnição da polícia militar aguarda a chegada do Instituto Médico legal para ser realizado um levantamento cadavérico. Blog do Léo Santos