Novo Paraiso
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CORTINA E CIA COLCHÕES
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0526 (1)

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) manifesta o seu repúdio aos atos de vandalismo ocorridos neste domingo, 8, em Brasília – DF. O país acompanhou um gravíssimo ataque de uma minoria violenta à nossa Democracia, conquistada a duras penas pelo povo brasileiro, após os obscuros anos em que estivemos sob a Ditadura Militar.

O Brasil é e continuará sendo governado por homens e mulheres eleitos democraticamente pelo voto popular em eleições comprovadamente limpas e seguras.

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista reforça o seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, ao tempo que defende a devida apuração para que aqueles que praticaram os condenáveis atos de destruição das sedes dos Três Poderes.

Vitória da Conquista, 9 de janeiro de 2023.

 Câmara Municipal de Vitória da Conquista

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

 

FENAJ e Sindicatos de Jornalistas repudiam atos terroristas em Brasília e se solidarizam com profissionais agredidos durante cobertura
O Brasil assistiu neste domingo (08/01) a lamentáveis ataques à democracia brasileira, promovidos por bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições. O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos, depredados e saqueados por terroristas a serviço de uma força política fascista, que tem como principal líder o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os 31 Sindicatos de Jornalistas filiados repudiam de forma veemente a invasão aos prédios públicos e os ataques à democracia brasileira. O evento acontece uma semana depois de o país assistir a uma linda, diversa e inclusiva festa cívica, na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A FENAJ e os sindicatos filiados denunciam firmemente esse agrupamento que insiste em desafiar a Constituição, mantendo acampamentos em frente a quartéis do Exército, promovendo ações terroristas em Brasília e pedindo intervenção militar.

É inadmissível a omissão do governo do Distrito Federal, bem como a leniência de parte das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal diante da escalada anticonstitucional do bolsonarismo. Em qualquer país moderno e democrático, atitudes como as que temos visto no Brasil seriam severamente reprimidas e punidas, em defesa do bem maior e coletivo.

Os jornalistas brasileiros, no exercício de seu trabalho profissional, têm sido vítimas de intimidações e agressões por membros e apoiadores desse grupo político violento e antidemocrático. São centenas os casos registrados nos últimos anos, quase uma dezena apenas na primeira semana desse ano.

Exigimos apuração e rigorosa punição dos responsáveis por este grave atentado à democracia brasileira, incluindo financiadores e realizadores. Alertamos, ainda, para a necessidade de as forças de segurança combaterem o cerceamento ao trabalho dos jornalistas, vítimas recorrentes da onda de violência das hordas bolsonaristas.

Solidarizamo-nos com as equipes de imprensa agredidas e colocamos as estruturas sindicais à disposição da categoria.

Brasília, 8 de janeiro de 2023

Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Leia a nota na íntegra: 

Diante das recentes declarações publicadas em blogs de Vitória da Conquista, nós, funcionários da Embasa, externamos a nossa indignação e repúdio quanto à postura do ex-gerente Joselito Pires.
Desde a sua chegada à Unidade de Vitória da Conquista, em fevereiro de 2018, passamos a viver momentos de angústia com seus atos intimidatórios e constrangedores praticados pelo referido ex-gestor. Mentiroso, machista, homofóbico, racista e opressor!
Tivemos uma disparada no número de funcionários que precisaram de tratamento psicológico, colegas que tiveram que se afastar de suas atividades por não aguentarem a pressão e que foram extremamente perseguidos e assediados durante sua gestão. Chegava ao ponto das pessoas evitarem sair de suas salas para não cruzar com ele pelos corredores da empresa. Em consequência disso, os resultados da Unidade começaram a cair, já que o ambiente corporativo tornou-se insuportável com a sua presença. Para falarmos números concretos, Vitória da Conquista era a 5ª cidade mais bem saneada do Brasil e a gestão de Joselito nos rebaixou para a 14ª cidade do país.

Agora, após sua saída, Joselito dispara contra a empresa como se nenhum trabalho fosse realizado em prol da comunidade. Sentimos que a dignidade, a ética e o respeito foram vergonhosamente despojados por aquele que sempre se apresentou perante a comunidade como um grande líder. Nos bastidores da empresa, porém, no qual foi gestor por três anos, não passou de um algoz para a equipe de funcionários. É práxis da Embasa homenagear seus funcionários quando se aposentam, mas Joselito sequer recebeu um tchau de despedida oficial da empresa ou de funcionários de Vitória da Conquista.

Mas Joselito Pires, malandro que é, não falou o real motivo da antecipação de sua aposentadoria. Ao invés de dizer que estava cansado e que sua família exigiu o seu afastamento, deveria revelar que um processo administrativo estava em andamento em consequência de suas praticas assediadoras. A sua saída foi antecipada por um acordo sob o risco de ser punido administrativamente e perder os benefícios que a empresa concede aos seus funcionários quando se aposentam.

Como sempre agiu por conveniência, agora também passa a agir por conveniência em busca de espaço na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Abra o olho Sheila Lemos. Não o queira do seu lado.

Seguiremos aliviados e motivados por estarmos livres da ingerência, vislumbrando um novo tempo com a saída deste senhor que tanto nos oprimiu e nos adoeceu. Por fim, norteados pelo respeito e diálogo, seguiremos coesos executando um trabalho honesto e digno em defesa dos direitos e da dignidade humana da população conquistense e de toda a região que é atendida pela nossa unidade.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

Segue a nota na íntegra:

Em decorrência de uma abordagem realizada durante um plantão policial no Distrito Integrado De Segurança Pública (DISEP), a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas e a Comissão dos Direitos da Mulher vem a público repudiar, com veemência, o ato de agressão física e violação de Prerrogativas praticado por um Policial Militar a advogada E.S.F*, 38, na madrugada de hoje (23).

Os fatos, conforme divulgado pela presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Naiara Marques Braga, evidenciam a atuação despreparada do Policial Militar. Segundo Marques, a advogada E.S.F, em exercício profissional, se encontrava no plantão policial acompanhando o seu cliente. Durante o momento, o Policial Militar tentou fotografar o conduzido, ato em discordância com a Lei de Abuso de Autoridade. Ao compreender por indevida a ação do PM, E.S.F se posicionou argumentando. Neste momento, o Policial Militar a empurrou e a impediu de exercer seu exercício profissional, sendo ainda, apoiado pela guarnição que o acompanhava e, por outros Policiais que estavam presentes, de forma a intimidar a Advogada.

De acordo com a Presidente de Defesa das Prerrogativas, após o ocorrido a advogada verbalizou a prisão em flagrante do PM, essa que foi ignorada pelo mesmo. Marques ainda ressalta que o fato ocorrido aconteceu na presença de Policias Civis Plantonistas, sendo noticiado à Autoridade Policial que também não adotou nenhuma medida ou qualquer providência. Essa, aplicada somente após a chegada da Comissão já mencionada. A truculência e o despreparo demonstrados pelo Policial Militar evidenciam: 1) abuso de autoridade nítido na conduta do PM, que agiu de forma desmedida, empregando força física e psíquica a uma mulher Advogada; 2) ação desnecessária, agressiva e violação de Prerrogativas.

A OAB-Conquista aguarda uma posição oficial do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO), bem como, da Corregedoria da Policia Militar, quanto à abertura de procedimento disciplinar contra o agente de Segurança Pública envolvido na agressão à Advogada. Assim, que seja punido por crime de abuso de autoridade (Lei nº 13.869/19), e outras tipificações condizentes à rigorosas sanções criminais e administrativas. A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista lamenta o ocorrido, principalmente em um momento de tentativa de aproximação entre as Instituições. Contudo, continuará combatente no exercício de sua função social da defesa da população, da Democracia, dos Direitos Humanos, da Justiça e das Prerrogativas.

Sendo assim, a OAB-Conquista repudia qualquer ato de violação das Prerrogativas e da violência e buscará junto aos órgãos competentes, a aplicação da Justiça como punição aos abusos praticados pelos agentes do Estado, contra a Advogada E.S.F.

 

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

Representantes de Entidades que compõem a sociedade civil organizada e membros da comunidade conquistense lançaram uma nota de repúdio contra as declarações feitas por membros do Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista no último dia 06 deste mês. Clique aqui e saiba mais.

Segundo a nota de repúdio, as declarações do Conselho Municipal de Saúde “tem por objetivo atacar o excelente trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista no controle, prevenção e divulgação de dados sobre a Covid-19 em nosso município”. 

A nota esclarece também que, quando o Conselho Municipal de Saúde declara que a Prefeitura omite dados sobre a doença em Vitória da Conquista, o “Conselho não só falta com a verdade, como o faz com o conhecimento de que o município tem um dos boletins mais transparentes do Estado da Bahia, cujos dados são diariamente publicados no site oficial da Prefeitura”. 

Confira a Nota na íntegra: 

Nota de Repúdio
Nós, abaixo assinados, representantes de entidades que compõem a sociedade civil organizada e membros da comunidade conquistense, repudiamos integralmente, através da presente nota, as declarações caluniosas feitas por membros do Conselho Municipal de Saúde e divulgadas na imprensa de nossa cidade. Tais declarações demonstram ter por objetivo atacar o excelente trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista no controle, prevenção e divulgação de dados sobre a Covid-19 em nosso município.

Importante frisar que parte de nós está, através do Comitê de Representação Civil e Institucional, – formado por diversos segmentos e variados setores da sociedade conquistense – acompanhando semanalmente os dados de Vitória da Conquista em relação à propagação do vírus em nossa cidade. Temos recebido informações detalhadas do Comitê Gestor de Crise, em reuniões organizadas pela Prefeitura. São dados técnicos elaborados por especialistas em saúde e conceituados estatísticos, mas, estranhamente, o Conselho Municipal de Saúde, que promove alarido na imprensa, tem se furtado de participar das referidas reuniões há mais de 15 dias, mesmo tendo assento no referido comitê representativo. O espaço é de extrema importância para o debate e o conhecimento da situação que nos encontramos no momento. Tal ausência causa estranheza e demonstra desinteresse em conhecer a realidade municipal em relação à Covid-19.

É necessário abandonar as questões políticas e se focar nas questões de Saúde Pública que, hoje, se impõem, em nível nacional, acima de qualquer outro assunto ou ação em nosso país. Ao declarar que a Prefeitura omite dados sobre a doença em Vitória da Conquista, o Conselho Municipal de Saúde não só falta com a verdade, como o faz com o conhecimento de que o município tem um dos boletins mais transparentes do Estado da Bahia, cujos dados são diariamente publicados no site oficial da Prefeitura.

Desta forma, solicitamos ao Conselho Municipal de Saúde que atenha suas preocupações com a saúde da nossa população, em vez de focar em ataques que abandonam as questões sanitárias e demonstram, exclusivamente, estratégias de cunho político partidário em detrimento ao cuidado com os conquistenses.

Denúncias falsas e fraudulentas merecem o total repúdio de uma sociedade que antes de tudo está preocupada com o que mais importa: a vida e a saúde do ser humano.

Diante do exposto, repudiamos, com veemência, as declarações de membros do Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, por não terem compromisso com a verdade.

Vitória da Conquista, 16 de junho de 2020.

Assinam a nota:

Abmael Alves de Brito
Provedor da Santa Casa de Misericórdia

Alcides José de Santana Neto
Unimec – Unidade Médico Cirúrgica de Vitória da Conquista

Aloísio Alan Costa Fernandes
Médico – Diretor Clínica Ortoderm

Cláudio Mendes Marinho de Andrade
Presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista – AINVIC

Clodoaldo Cadete Fernandes Costa
Médico – Diretor Clínica Sonnar

Clovis Sousa Marques
Presidente Interino da Câmara dos Dirigentes Lojistas

Eber Paim do Amaral Júnior
Superintende Boulevard Shopping

Edvaldo Paulo de Araújo
Presidente do Conselho Consultivo de Vitória da Conquista

João Luiz dos Santos Jesus
Presidente do Sincomerciovc – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista

Liomar Couto Leal
Médico – Diretor Presidente da Unimed Sudoeste

Luis Cláudio Menezes Carvalho
Médico – Delegado Regional do Cremeb em Vitória da Conquista – Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia

Márcio Pedro da Costa
Presidente da ACIVIC – Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista

Ricardo Alexandre Alves Ferreira
Superintendente da Santa Casa de Misericórdia

Uagnis Silva de Souza
Médico – Membro do Conselho Consultivo

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

A Associação Bahiana de Imprensa – ABI reitera sua posição de absoluto repúdio a toda e qualquer forma de violência contra quaisquer profissionais ou veículos de comunicação.
Preocupada com a crescente onda de intolerância contra equipes de reportagem na cobertura da pandemia que ora nos infelicita, assim como em eventos políticos, a ABI traz a público a cobrança de medidas efetivas, por parte das autoridades policiais e do Ministério Público, no sentido de identificar, através de investigação regular, indiciar e oferecer denúncias à Justiça.

É o esperado, antes que se consume ato irreparável contra a vida de profissionais a serviço da informação essencial ao enfrentamento à pandemia e à busca constante de respostas para os grandes problemas nacionais. Respostas que não se pode encontrar em ambiente que não esteja plenamente arejado pelas liberdades democráticas.

Os atos violentos praticados por manifestantes na Praça dos Três Poderes, na capital federal envergonham o Brasil internacionalmente em pleno Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Sobre eles, não cabe qualquer relativização. Já são suficientemente gravosos, os ataques e ameaças pela internet e tentativas de linchamentos virtuais – até aqui tolerados no limite da desídia pelas autoridades em todos os níveis.

A recorrência impune de agressões físicas que, em última análise, configuram censura sumária com o recurso da violência física, nivelam agentes públicos e políticos aos agressores em matéria de covardia e pouco apreço pela democracia.

 

Walter Pinheiro – Presidente da ABI

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

A Polícia Militar da Bahia repudia as provocações e agressões feitas à tropa pelo Igor Kannário durante a passagem do trio na tarde desta segunda-feira (24), no Campo Grande. Além da atitude irresponsável e criminosa o também deputado federal incitou os foliões contra os policiais militares que faziam o policiamento do circuito Osmar.

É inaceitável que qualquer pessoa, ainda mais um parlamentar, tente comprometer a honra da instituição e de policiais militares que estão comprometidos e empenhados na defesa da sociedade baiana. Todas as medidas judiciais cabíveis que o caso requer serão adotadas.

COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR

Entenda o motivo:

CARNAVAL: Kannário ‘Se acontecer algo comigo, quem mandou me matar foi alguém da PM’; veja

 

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1