A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a programação da vacinação contra a Covid-19 apenas para esta segunda-feira (6), pois está prevista a chegada de vacinas pediátricas para retomar a vacinação infantil a partir de terça-feira (7). A programação para o restante da semana será divulgada antecipadamente nos canais oficiais da Prefeitura, assim que as unidades estiverem abastecidas.

Para amanhã (6), estarão disponíveis vacinas nas unidades de saúde somente para os públicos adolescente e adulto, e apenas a 2ª dose da Coronavac para crianças de 3 e 4 anos.
Veja os locais e horários de vacinação para cada público. Antes de ir ao posto, observe as datas de retorno no cartão de vacina, respeitando o intervalo correto entre as doses.
UBS Régis Pacheco (Centro) – 9h às 12h | 14h às 16h30
UBS Admário Santos (Bairro Brasil) – 9h às 12h | 14h às 16h30
_________________________________________
Públicos:
Adolescentes de 12 a 17 anos– 1ª a 3ª doses
Adultos– 1ª a 4ª doses
Gestantes e puérperas (12 anos ou mais)
Imunossuprimidos (18 anos ou mais)– 5ª dose, vacina ofertada: Pfizer
UBS Hugo de Castro (Bairro Guarani) – 9h às 12h | 14h às 16h30
UBS CAE II (Bairro São Vicente) – 9h às 12h
USF Urbis V – 9h às 12h | 14h às 16h30
UBS Dr. João Melo Filho (Bairro Ibirapuera) – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Nelson Barros (Bairro Kadija) – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Pedrinhas – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Nova Cidade – 9h às 12h
USF Nestor Guimarães (Bairro Jurema) – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Vila Serrana – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Nossa Senhora Aparecida – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Urbis VI – 14h às 16h30
USF Morada dos Pássaros – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Recanto das Águas – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Jardim Valéria I e II – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Campinhos – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Vila América – 14h às 16h30
USF Solange Hortélio – 14h às 16h30
_________________________________________
Adultos 40+ (preferencialmente*)
Vacina ofertada: Fiocruz
USF Panorama – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Miro Cairo – 9h às 12h | 14h às 16h30
*A recomendação mais recente do Ministério da Saúde é que as vacinas de vetor viral (Fiocruz e Janssen) sejam administradas, preferencialmente, no público de adultos acima de 40 anos.
Documentação –Para todos os públicos, é preciso apresentar o documento pessoal com CPF e o cartão de vacina, caso já tenha se vacinado. Os imunocomprometidos devem apresentar também comprovação médica da condição de saúde.
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta sexta-feira (11), foram registrados 11 novos casos de pessoas com Covid-19 em Vitória da Conquista que somam 44.511 desde o começo da pandemia. Quanto à evolução dos casos confirmados, 43.774 estão recuperados e 53 estão em recuperação. Outros 239 casos suspeitos aguardam classificação final (investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial).
Nesta sexta-feira (11) foi registrado o óbito de um homem ee 86 anos, morador de Vitória da Conquista por Covid-19, totalizando 684 mortes. A vítima era morador da zona rural e portador de doença cardiovascular. Foi admitido no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) na sexta-feira passada (4), onde faleceu ontem (10).
Ocupação de leitos – 31 pacientes estão internados em parte dos 77 leitos, sendo 38 de enfermarias e 39 de unidade de terapia intensiva. Os internados são moradores de Vitória da Conquista e de Aracatú, Barra do Choça, Brumado, Caetité, Cândido Sales, Condeúba, Guanambi, Jacaraci, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Macarani, Malhada de Pedras, Mirante, Piripá, Poções, Tremedal e Urandi.
Clique para conferir o boletim na íntegra.
Notificação – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um canal on-line para notificação de casos suspeitos, o Notifica Covid-19, para que o cidadão possa fazer o seu autocadastro para monitoramento.
O Call Center da SMS atende pelo número central 3429-3450. O Call Center funciona das 8h às 18h e também está disponível para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas suspeitos.
Já está tramitando na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 16, de 10 de setembro de 2021, assinado pela prefeita Sheila Lemos, que institui o Programa Municipal para Distribuição de Absorventes Higiênicos – PDAH em escolas públicas municipais. O projeto foi apresentado à prefeita pelo vereador Ricardo Babão (PCdoB) e imediatamente incluído na pauta de prioridades da gestão, pela sua importância social. Na mensagem envida aos vereadores, Sheila justifica que o projeto visa beneficiar mulheres e famílias em situação de hipossuficiência social e econômica, ou seja, que não possuem condições para compra de itens de higiene pessoal.
“Penso que a pobreza menstrual já deveria ter sido um tema sobre o qual os governos deveriam ter se debruçado. É uma questão social e de saúde pública para o qual a sociedade demorou para despertar, mas, agora, precisamos dar uma resposta, por isso encampamos a ideia e enviamos um projeto para apreciação da Câmara, baseado em uma proposta anterior do vereador Babão, porque é nosso compromisso cuidar de pessoas e isso é exatamente o que propõe o Programa Municipal para Distribuição de Absorventes Higiênicos”, explica Sheila Lemos.
Segundo a prefeita, o programa será uma forma de impedir que as estudantes da escola pública municipal que não podem comprar absorvente, utilizem materiais prejudiciais à saúde, e tem como objetivo combater à pobreza menstrual, que foi definida pela UNICEF, em maio deste ano, como “um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação”.
De acordo com a mensagem, por não conseguirem comprar ou obter os absorventes higiênicos, muitas mulheres abandonam o ano letivo ou deixam de exercer atividades cotidianas. Levando em consideração a duração média de um ciclo menstrual mensal, em torno de cinco a sete dias, continua o projeto, estudantes perdem, em média 50 dias letivos por ano, o que tem ocasionado a evasão escolar.
Estima-se que uma mulher gaste, em média R$ 12,00 em absorventes descartáveis por mês, considerando o menor preço do produto no mercado. Esse custo mensal, para uma família de baixa renda, com uma ou mais pessoas que menstruam, torna-se demasiadamente alto, reafirmando a existência da pobreza menstrual. Por causa disso, prefeita entende ser imprescindível a inclusão de absorventes no orçamento das unidades escolares do Município.
Nesta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou 14 novos casos de Covid-19, totalizando 34.786 em Vitória da Conquista. Destes, 34.085 estão recuperados e 89 estão em recuperação – 10 estão internados e 79 estão em tratamento domiciliar.
Ainda de acordo com o boletim, 683 casos suspeitos aguardam classificação final (investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial).
Até as 17 horas de hoje, foi registrado um óbito de morador do município por complicações causadas pela Covid-19.
612º óbito – Mulher de 42 anos, moradora do bairro Morada dos Pássaros, com hipertensão obesidade. Estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) desde o dia 30 de junho. O óbito ocorreu ontem (1º).
Ocupação de leitos – Com a redução de 10 leitos disponíveis pelo SUS para pacientes com Covid-19 no HGVC, Vitória da Conquista passa a contar com 108 leitos, sendo 58 de enfermaria e 50 de Unidade de Terapia Intensiva. Neste momento, 30 pacientes estão internados, representando 29,3% de ocupação de leitos clínicos e 26% de UTI.
Além de pacientes de Vitória da Conquista, também estão internados moradores dos seguintes municípios: Anagé, Barra do Choça, Brumado, Caetanos, Carinhanha, Dom Basílio, Guanambi, Ibicuí, Jussiape, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Tanhaçu e Tanque Novo.

De acordo com a Polícia Militar, os foragidos estão em um carro Cros Fox preto.
ASSISTA:
Equipes do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM/Vitória da Conquista) socorreram oito vítimas após um acidente automobilístico na BR 262, próximo ao Distrito de Pradoso em Vitória da Conquista.
Sete das vítimas estavam numa van e outra era o motorista de um carro de passeio. Três receberam atendimento pré-hospitalar (aph) e foram conduzidas a unidades de saúde ambulância dos bombeiros e as outras foram levadas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
Durante a ocorrência equipes do Serviço da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também deram apoio e interditaram parcialmente a pista.O objetivo da interdição foi dar segurança durante o atendimento às vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta os motoristas sobre os cuidados nas vias. É obrigatório respeitar o limite de velocidade, usar o cinto de segurança e não fazer ultrapassagens perigosas.
VEJA;
O repórter João Melo conversou com alguns motoristas de Vitória da Conquista que reclamam da falta de vagas de estacionamento no centro da cidade. As queixas são constantes e, até o momento, nada foi feito pelo poder público da cidade.
Ouça a reportagem completa:
O elenco Alviverde se apresentou na tarde da última segunda-feira(18), iniciando a preparação para o Baianão 2021. Na ocasião, o presidente Ederlane Amorim, conversou com o grupo expondo as metas do clube para essa temporada.
Na tarde de terça-feira(19), aconteceu um trabalho físico comandado pela comissão fixa do clube, seguindo orientações do preparador físico Rafael Barbosa. Na manhã de hoje(20), já com o comando de Rafael Barbosa, aconteceu um trabalho físico na academia. No período da tarde, no Estádio Edvaldo Flores, o treinador Gabardo Júnior comandará seu primeiro treino à frente da equipe. No decorrer da semana outros jogadores serão divulgados. Confira o elenco:
1 Netto – goleiro
2 Juninho – goleiro (base)
3 Breno – zagueiro
4 Vinicius Bonfati – zagueiro
5 Sávio – zagueiro
6 Sílvio – zagueiro
7 Alex Lagamar- lat.esquerdo
8 Fagner – volante
9 Rodrigo – volante
10 Matheus Chaves – volante
11 Guto – meio campo
12 Kleber- meio campo
13 Maradona – meio campo
14 Natan – meio campo
15 Leo – atacante
16 Andrei – atacante
17 Luan – atacante (base)
Comissão Técnica:
Treinador: Gabardo Júnior
Aux. Tec: Guilhermino Lima
Prep.Fisico: Rafael Barbosa
Prep.Goleiro: Gilberto
Mordomo: Guilherme
O repórter João Melo conversou com um motorista de aplicativo de Vitória da Conquista que afirma de ter sido multado injustamente pelo SIMTRANS. O motorista informa que estacionou seu veículo do lado de fora do shopping Conquista Sul e no local não havia nenhuma sinalização explícita que o impedisse de estacionar no local.
OUÇA a reportagem: