Novo Paraiso
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CORTINA E CIA COLCHÕES
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0526 (1)

Em entrevista nesta segunda-feira (23), o senador Otto Alencar afirmou que o PSD na Bahia continuará apoiando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a posição no estado já está definida e segue o alinhamento político adotado anteriormente.

“O PSD na Bahia vai seguir apoiando Lula, como eu já havia dito antes”, declarou. Otto também destacou que, em conversa recente com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, foi reafirmada a intenção de o PSD lançar candidatura própria à Presidência da República. O nome apontado é o do governador do Paraná, Ratinho Jr.

Apesar do cenário nacional, o senador ressaltou que não há conflito na estratégia e que, na Bahia, o partido seguirá apoiando Lula, independentemente da candidatura própria do PSD na disputa presidencial.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

O senador Otto Alencar (PSD-BA) encontra-se em bom estado de saúde após passar por um procedimento cardíaco preventivo, realizado no último sábado (7), em Salvador. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação e imprensa do parlamentar, neste domingo (8).

Segundo a nota, o político passou mal no retorno de uma agenda política no município de Lapão, no interior da Bahia, e foi submetido a exames médicos que diagnosticaram um quadro de bradicardia. Diante do resultado, a equipe médica indicou a implantação de um marca-passo, procedimento realizado no Hospital Aliança.

A intervenção transcorreu sem intercorrências e com sucesso. O senador está clinicamente estável, em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardíaca, seguindo os protocolos médicos recomendados.

Ainda de acordo com a assessoria, Otto apresenta boa evolução clínica e permanece sob acompanhamento da equipe médica.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

O senador Otto Alencar (PSD-BA) recebeu manifestações públicas de solidariedade após passar por um procedimento cardíaco preventivo, realizado em Salvador no último sábado (7). Entre elas, a da família de Angelo Coronel, que divulgou uma nota desejando pronta recuperação ao parlamentar e expressando respeito a ele e à família Alencar.

“A Família Coronel manifesta toda sua solidariedade diante do ocorrido com o senador Otto Alencar. Nosso mais profundo respeito ao senador e à família Alencar. Desejamos que ele se recupere totalmente o quanto antes e retome suas atividades”, diz o comunicado divulgado nas redes sociais, neste domingo (8).

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

O senador Otto Alencar (PSD) garantiu que vai apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na eleição deste ano, mesmo que o senador Angelo Coronel (PSD) não faça parte da chapa governista que vai disputar o pleito deste ano.

Em entrevista ao Programa Política ao Vivo, concedida nesta quinta-feira (8), Otto Alencar, que é presidente do PSD na Bahia, revelou ainda que o partido não deve fazer qualquer exigência caso Coronel não faça parte da chapa.

“O PSD só indicará um nome para a chapa, que é o de Angelo Coronel. Se por acaso ele não for, o partido permanece na aliança, mas não indica ninguém, para não parecer que houve troca ou compensação política”, pontuou.

Ao comentar a decisão de Coronel em não aceitar ser candidato a vice-governador, Otto afirmou que respeita a posição do correligionário. “Eu até disse que nasci para ser vice-governador, mas respeito a opinião dele. É meu compadre, meu amigo”, declarou.

Fonte: Bahia.ba
Foto: Pedro França/ Agência Senado

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Com a eleição para a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) no horizonte, e com alguns postulantes já colocados, o senador Otto Alencar indicou que não deve se envolver no processo.

 

“Essa é uma eleição de prefeito, eles que resolvam. O Eures [Ribeiro] foi presidente, o Quinho é presidente, todos dois do PSD, não foi por meu apoio ou pelos votos que eu tenho no âmbito dos prefeitos que eles se elegeram”, disse.

 

“Como é na Assembleia, Câmara dos Deputados, Senado e também UPB, um colegiado de prefeitos, quem vai entrar eu não tenho interesse nenhum, até porque eu não vou na UPB, todos os prefeitos são meus amigos, eu não tenho um cargo lá, não indico ninguém, não vou. Então eu quero que ganhe o melhor que defenda a causa municipalista, se por acaso for do PSD tudo bem, se for do PP tudo bem. Não significa para nós do PSD que tendo a UPB nós temos um poder, não o poder é dos prefeitos”, acrescentou.

 

Na última semana, o Bahia Notícias mostrou que mais uma vez o embate deve ficar entre o PP e o PSD, como em edições anteriores, já que as legendas tem se alternado no comando.

 

Entre os nomes com maior adesão que mostraram desejo de disputar a UPB estão o de Zé Cocá (PP), prefeito reeleito em Jequié com 91,97% dos votos, e o do prefeito eleito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), que ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Ambos já foram presidentes do órgão, o que deve acirrar ainda mais a disputa.

 

Durante entrevista ao BN, Otto também afirmou que vai adotar a mesma lógica em relação à eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com a perspectiva de o deputado Adolfo Menezes (PSD) buscar a reeleição pela presidência.

 

“Eu já disse várias vezes isso, mesma coisa na Assembleia. Você acha que eu vou induzir algum deputado a votar em Adolfo? Ele vai ter os votos, se por acaso ele tiver a simpatia, a confiança e a maioria dos seus colegas. Como eu tive, eu, por exemplo, fui presidente da Assembleia no ano 1995 até 1997, eu fui escolhido por 59 dos 63. Eu não fiz nem campanha, eu era deputado, se reuniram e disseram: tem 59 nomes pra te apoiar. Porque eu já convivia na Assembleia há oito anos e todos os deputados confiavam no meu trabalho. Sabiam que eu seria um presidente justo, correto. Quando foi na minha reeleição veio a mesma lista querendo a minha reeleição. Eu não aceitei a minha reeleição. Porque eu acho que Casa Legislativa não pode ficar na mão de um a vida inteira. Se Adolfo for reeleito vai ser até fora de um conceito meu”, disse.

 

O Bahia Notícias divulga entrevista completa com o senador Otto Alencar (PSD), nesta segunda-feira (14), a partir das 11h10.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Comandado pelo senador Otto Alencar, o PSD segue como o partido com mais prefeitos na Bahia. Ao todo, foram 115 cidades, sete a mais do que no último pleito. Logo em seguida veio o PT, com 49 prefeituras. Para o senador, apesar da derrota em Salvador e grandes centros, como Lauro de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista, o resultado das eleições foi favorável para a base do governador Jerônimo Rodrigues.

“A maioria dos municípios foram vencidos por partidos aliados e eu acredito que talvez tenha sido uma das maiores vitórias em termos de números de partidos. É claro que se teve algumas derrotas em municípios estratégicos. Salvador, outra vez. não tivemos um bom desempenho”, disse Otto em mensagem enviada a José Eduardo e exibida na Metropole.

O senador citou cidades como Juazeiro, Itabuna, Alagoinhas, Paulo Afonso, Barra do São Francisco e Bom Jesus da Lapa como importantes vitórias para o grupo. “O equilíbrio das suas forças ficou muito muito bom para o governo”, pontuou. Sobre a derrota de Geraldo Jr., em Salvador, o senador defendeu que o vice-governador estava credenciado para a disputa por conhecer bem a capital.

Otto disse ainda que não acredita que essa eleição tenha sido um espelho para o pleito de 2026, quando a população vai escolher deputados, governadores e o presidente. Mas ele reconhece que esse resultado traz força para o grupo.

“Não tem essa grande influência não. É claro que tem uma base sólida que vai caminhar junto e fica mais fácil, mais claro a possibilidade de uma vitória. Mas tudo isso acontece pelo conjunto da força”, afirmou o senador, citando a importância da unidade de seu grupo.

“Acredito na unidade, o que tem dado tantos pontos positivos e resultados de vitória nas eleições de governo aqui na Bahia, desde que eu voltei à política em 2010. E lá para cá, tivemos quatro vitórias, sendo três deles no primeiro turno e um segundo turno. Essa unidade nossa deverá permanecer e, ao que eu senti e pelo que eu pretendo também, o PSD vai estar sólido na unidade”, finalizou.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

O senador Otto Alencar (PSD) relembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda tem pendente a análise do reequilíbrio do contrato da ViaBahia, empresa responsável pela administração de trechos da BR-324 e BR-116. Segundo afirmou em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (9), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), tem se empenhado para chegar a uma solução, visto que a ViaBahia é alvo de críticas devido às más condições da rodovia em seus trechos administrados.

“O caso da ViaBahia está no Tribunal de Contas da União. Desde a época de Michel Temer tem esse processo de reequilíbrio orçamentário da tarifa e até hoje não foi feito”, afirmou o parlamentar. Desde 2013, o senador é um dos principais críticos à administração da ViaBahia. Naquele ano, antes dos cinco primeiros anos de vigência do contrato, o então secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, cobrou da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o rompimento com a concessionária. Ele chegou a acusar Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de ser complacente com a situação da empresa, alvo de críticas pela má conservação de trechos da rodovia.

Otto ainda detalhou que, em caso de implantação de um pavimento de qualidade no local, o fluxo de veículos também será afetado. “Qualquer trecho que fechar daqui para Feira de Santana, por algum tempo, para fazer um pavimento de qualidade, obstrui tudo porque não tem outra saída”, afirmou ao pontuar que a única forma de solucionar os problemas relacionados ao fluxo de veículos que saem da capital é a criação de uma nova saída, a exemplo da ponte Salvador-Itaparica.

“É campeã [em reclamação]. O TCU está para dar uma decisão se vai dar um reequilibrio ou não para que os concessionários da empresa, que me parece agora que é do Canadá, possam fazer os investimentos necessários. E, até a ponte chegar, tem como  fazer, porque tem espaço nela para fazer a terceira pista de um lado e de outro, inclusive com acostamente, já passamos por lá, fizemos estudos. Essa que é a proposta e deveria ser feita para melhorar a saída de Salvador, só tem esse caminho. Seria importante que o tribunal desse essa decisão”, finalizou.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

O senador Otto Alencar (PSD) disse, nesta segunda-feira (8), ter cobrado ao Tribunal de Contas da União (TCU) um parecer sobre o contrato da concessionária ViaBahia, que administra trechos da BR-324 e BR-116 na Bahia. A empresa, que tem 15 anos de concessão, é alvo de críticas da população e parlamentares pelas condições das rodovias no estado.

Como detalhao pelo senador durante a entrevista à Rádio Metropole, a concessionária pede, desde o governo Temer, uma revisão e reequilíbrio do contrato, reclamando que só há reajuste no contrato baseado ao IPCA. “Já chamei Bruno Dantas [presidente do TCU], conversei para que saísse uma decisão, uma decisão que dê solução ao problema, porque realmente as vias estão muito desgastadas. E Salvador só tem essa saída ou sair de ferry boat e ir por lá. Uma capital como Salvador com três milhões de habitantes e uma polação flutuante muito grande, [uma única saída] é muito pouco”, afirmou.

O parlamentar ainda classificou como jogo de cena a mobilização de deputados estaduais que tentaram recorrer ao embaixador do Canadá (país origem do fundo de pensão canadense PSP Investiments, detentor do total do capital social da ViaBahia) para pressionar a concessionária.

“É mais um ato cênico. Eu quero o parecer Tribunal de Contas da União pra dar uma solução ao problema. Tenho cobrado bastante isso […] para sair essa solução para dizer ‘olha, está aqui, você vai fazer, não vai fazer], toma a decisão, rompe o contrato, acaba o contrato, vai pra outra’ [concessionária]”, afirmou.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Reeleito pela Bahia para o Senado Federal com 58, 31% dos votos válidos, Otto Alencar (PSD) disse para a TV Band News, na tarde desta segunda-feira (3), que vai conversar com lideranças da sigla de diversos Estados brasileiros para no segundo turno o apoio ser para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Otto lembrou que ele fundou o partido na Bahia e isso o credencia para direcionar o apoio no segundo turno nacional.

 

“Agora, no segundo turno, eu vou defender que o PSD apoie o presidente Lula no Brasil. Eu já conversei com Omar Aziz, senador eleito pelo Amazonas, Carlos Fávaro, do Mato Grosso do Sul, e vou conversar com outros aliados, inclusive aqui no Nordeste. Além deles, eu vou entrar em contato com os líderes de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, para que o PSD nacional dê apoio no segundo turno ao Lula. O PSD nasceu aqui na Bahia e eu me sinto confortável para buscar apoio para Lula no Brasil”, afirmou o senador.

No Brasil, quem lidera o partido é Gilberto Kassab, que já chegou a dizer que Lula “não teria dificuldade  de ter o PSD marchando com ele”.

 

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

O senador Otto Alencar, Partido Social Democrático – PSB, conversou na manhã desta sexta-feira (12), com o programa Redação Brasil para falar, entre outros assuntos, sobre a nomeação do deputado Fábio Fárias para o Ministério das Comunicações que foi recriado nesta quarta-feira (10), pelo presidente Jair Bolsonaro. Clique aqui e saiba mais

“Não temos cargo no governo, não queremos cargo no governo”. Afirma o senador.

O senador Otto Alencar ressaltou que o  presidente tem tentado se aproximar do PSB, embora na maioria dos estados não haja apoio ao governo Federal.

‘Tenho grande discordância com o governo do Bolsonaro.’Afirma o Senador.

O senador ainda esclareceu a respeito das eleições municipais na Bahia e sobre os possíveis apoiadores.

OUÇA a entrevista completa.

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1