Postado por Verônica Ferraz em 21 de dez de 2021
Filho de Eurides Gusmão Figueira Mello e Ernesto Santos Mello, Elomar Figueira Mello nasceu na Fazenda Boa Vista, que pertencia aos seus avós, Sr. Virgílio Figueira e Sra. Dona Maria Gusmão Figueira.
Nascido em 21 de dezembro de 1937, durante seus primeiros anos de vida, Elomar viveu em Vitória da Conquista, passando depois a morar, já aos setes anos de idade, nas fazendas de seus parentes como a Fazenda São Joaquim. Sua formação cristã foi herdada da família. A avó “mãe Neném” era católica, enquanto a outra avó “Maricota” era batista.
Veja um pouco da obra deste grande artista:
Elomar se formou em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia na década de 1960 e teve uma rápida passagem pela Escola de música da mesma Universidade. O músico é casado com Adalmária de Carvalho Mello e o pai de Rosa Duprado, João Ernesto e do violonista e maestro João Omar.Seu primeiro Disco gravado em 1972, ‘Das Barrancas do Rio Gavião’ revelou algumas das mais belas composições do cancioneiro de Elomar. Apresentado por nada menos que Vinícius de Morais, em 12 faixas o músico desfia seu colar de contas preciosas. Sua música é inspirada no romanceiro ibérico que ‘canta uma história’.
Boa parte dos textos musicais e obras de Elomar são escritos em linguagem dialetal sertaneza; título de linguagem atribuída por ele. Com seu estilo próprio de tocar violão, muitas vezes alterando a afinação do instrumento, Elomar criou fama entre o universo violeiro.
A primeira canção do LP ‘Das Barrancas do Rio Gavião’, denominada ‘O violêro’, é inspiração para músicas brasileiras consagradas, como Beleza Pura de Caetano Veloso.