Postado por Verônica Ferraz em 15 de jun de 2021
Desde o dia 31 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promove o I Exercício Nacional de Prontidão dos Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFT). A mobilização, que finalizou no dia 13 de junho, priorizou o caráter preventivo, com foco na preservação de vidas, tendo em vista que a fiscalização é um dos pilares para a redução dos acidentes de trânsito.
Aqui na Bahia, as atividades aconteceram nas dez delegacias espalhadas em todas as regiões do estado e contou com o emprego de 160 policiais que possuem um vasto conhecimento da legislação nacional e internacional e que atuam na fiscalização de trânsito em nível avançado.
Os ônibus e caminhões, por conta de suas dimensões e até mesmo do tipo de carga transportada, possuem grande potencial lesivo quando se envolvem em acidentes e por isso tiveram uma atenção especial durante as abordagens.
As operações envolveram a inspeção nos transportes: coletivo de passageiros, escolar, de cargas superdimensionadas e/ou indivisíveis e seus veículos de escolta, de cargas especiais e de produtos perigosos. Também foram verificados veículos com excesso de peso e dimensão e o tempo de direção do motorista profissional, sem deixar de lado todas as outras infrações de trânsito dispostas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).