Em apenas 54 dias de 2021 ou de 1º de janeiro a 23 de fevereiro, o Amazonas registrou 5.288 mortes por Covid-19. O número é maior do que o registro de todo o ano de 2020, quando 5.285 óbitos foram contabilizados em decorrência da doença.

É fato que parte dos casos notificados em 2021 ocorreram no ano passado, mas eles só entraram no registro agora porque estavam sob investigação. Segundo o G1 AM, os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), responsável por monitorar diariamente o número de mortes por Covid que ocorreram nas últimas 24 horas e aquelas diagnosticadas após o óbito. No total, do começo da pandemia até aqui, 10.573 vidas já foram perdidas para o coronavírus no Amazonas. O número de pessoas já diagnosticadas com a doença passa de 309 mil.

 

Com uma nova cepa do vírus descoberta na capital Manaus, o estado enfrentou um colapso em seu sistema de saúde, com a falta de leitos e oxigênio nos hospitais. Diversos pacientes precisaram ser transferidos para outros locais para receber atendimento.