Postado por Verônica Ferraz em 19 de jul de 2022
Dedicação, coragem e uma boa dose de talento na cozinha fazem parte da trajetória da baiana Verônica Oliveira, 40 anos. Ela nasceu na fazenda Boa Vista, no município de Caraíbas (BA) e, aos 11 anos, mudou-se para Belo Campo, a 477 km de Salvador, com cerca de quatro mil habitantes na época. “Cresci na roça com sete irmãos, vendo minha mãe lavar roupa no rio. Passamos por momentos difíceis, como a falta de comida e de oportunidades, mas sempre tivemos muito amor e vontade de crescer e realizar”, diz. Verônica fez um curso de enfermagem e trabalhou por alguns anos no hospital da cidade. Até que uma demissão mudou seus planos.
Verônica fez um curso de enfermagem e trabalhou por alguns anos no hospital da cidade. Até que uma demissão mudou seus planos. Frustrada com a situação e as condições de trabalho no Brasil, ela decidiu ir para os Estados Unidos. “Tinha só R$ 500 na conta, mas decidi arriscar. Parcelei a passagem no cartão de minha irmã e fui”, afirma. Após quatro anos trabalhando como faxineira, ela investiu US$ 30 em um negócio de tapioca e hoje celebra a marca de US$ 1,5 milhão de faturamento no ramo da gastronomia.
Sem saber falar inglês, Verônica chegou no estado da Virgínia em 2009. A empreendedora começou a ir às lojas mais frequentadas por brasileiros ou com donos que falavam espanhol para tentar algo. “Eu chamava as pessoas perguntando se eram brasileiras, até que conheci Karine e Patrícia. Elas tinham uma empresa de limpeza e se disponibilizaram a me treinar”, diz. Em uma semana, Verônica estava trabalhando. Depois de um tempo conheceu seu marido e mudou para Massachusetts. E foi lá que tudo fluiu com mais rapidez. Após quatro anos limpando casas, escritórios e bancos, surgiu a ideia de fazer tapioca recheada para amigos e clientes após o expediente para aumentar a renda.
Em 2015, Verônica comprou um restaurante brasileiro em Massachusetts, o BR Takeout, com foco em comida mineira e nordestina e, um pouco depois, abriu uma fábrica de tapioca vegana, sem glúten, sem açúcar, sem conservantes e sem sódio —sua marca própria, a Tapioca da Baiana, tem produtos distribuídos em 50 estados do país. Agora o plano é entrar em uma rede de supermercado com 440 lojas nos EUA. Clique aqui para ver a matéria completa.
Fonte: UOL