Se encerrou nesta terça-feira 11, as solenidades para entrega dos títulos de cidadão conquistense 2021, com entrega do Título  ao Arcebispo Metropolitano Dom Josafá Menezes.

Ao todo, foram indicados 45 nomes para receber a honraria concedida pelo Legislativo municipal àqueles que não nasceram em Vitória da Conquista, mas contribuíram ou contribuem de alguma forma com a sua história. Desses, dois não puderam participar da solenidade do Título, realizada no último dia 4 de novembro, no Espaço Mediterrâneo: O Arcebispo Metropolitano Dom Josafá e o desembargador Lourival Trindade. 

A solenidade desta terça contou com a presença dos vereadores, da prefeita Sheila Lemos (DEM), do vereador da cidade de Salvador e presidente do partido Cidadania, Joceval Rodrigues entre outras autoridades políticas e religiosas, além da sociedade civil.

 

Homenageado: 

Nascido em Salinas da Margarida, Dom Josafá Menezes da Silva é formado em teologia pela Universidade Católica do Salvador, fez especialização em filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, licenciatura em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma, em 1999, e doutorado em antropologia teológica nessa mesma universidade. Em 2005, foi nomeado bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil, pelo Papa João Paulo II, e sagrado bispo em março do mesmo ano, pelo cardeal arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo. Além disso, foi Diocesano em Barreiras, e desde 2019 é arcebispo de Vitória da Conquista.