Acabo de chegar da América Central e visitei três países: Panamá que fiquei encantado com a pujança econômica, imaginava que o Canal do Panamá fosse a principal fonte de renda, para minha surpresa é a terceira fonte, sendo a primeira o Turismo a segunda o Comércio, talvez até puxada pela logística da travessia entre os oceanos atlânticos e pacíficos. No Equador, um pais com mais de um terço da economia oriunda do petróleo, mas que o Turismo, baseado na visitação da linha do Equador metade do mundo, tem grande contribuição econômica também. Nesses dois países embora tenham as suas moedas, mas não circulam papeis das mesma, a moeda predominante é o dólar americano e a população aprova essa modalidade por ter a estabilidade inflacionaria sob controle.

Costa Rica, pequeno país no CENTRO AMÉRICA, com menos de cinco milhões de habitantes e a capital São José menos de um milhão e meio de moradores, ou seja, não chega a ser cinco vezes maior que Vitória da Conquista. Sempre que viajo faço sempre um paralelo da nossa cidade com a que visito. Considerando que Conquista tem 25 hotéis na cidade, a capital de Costa Rica possui mais de 330 hotéis.

Veja que temos uma desvantagem numérica estratosférica, se fossemos fazer uma proporção Vitória da Conquista teria que ter 110 hotéis e não apenas 25. Ou se quiséssemos que São José tivesse apenas 75 hotéis e não as três centenas existentes. As oficinas de lá que chamamos aqui de escritórios são superiores em mais de dez vezes aos nossos de Vitória da Conquista. É um País pequeno e pobre sim, tem vários pontos comerciais “SE ALQUILLA” claro que tem, assim como temos na Régis Pacheco “ALUGA-SE”, lá por falta de estacionamento, aqui talvez também, mas aqui precisamos revitalizar e repensar nossos potenciais, não podemos imaginar que vivemos o boom do café, hoje vivemos noutras perspectivas econômicas.

Mas vamos ao que interessa, Conquista Pode Mais, podemos duplicar nossa oferta de emprego, podemos duplicar nossa oferta de vagas nas faculdades, podemos crescer a oferta de imóveis novos e não tenho dúvida que nossa cidade é de vanguarda e PODEMOS ATÉ DUPLICAR A RIO BAHIA, é só acreditar.

*JOSE MARIA CAIRES – Empresário. fundador do movimento Conquista pode voar mais alto e do movimento Duplica Sudoeste.