Quando a sociedade levantou a questão do GÁS NATURAL em Vitória da Conquista, mais de 20 Prefeitos compareceram ao evento, demonstrando interesse no projeto para que fossem beneficiados também. O que ficou evidente foi o pensamento de união de forças para o crescimento regional, que aliás é a métrica dos governos para fortalecerem e equilibrar as regiões.

Conquista é a Capital Regional e precisamos fomentar essa vocação e transformá-la em Região Metropolitana, a vinda da Policlínica é o pontapé inicial, mas precisamos de um planejamento de políticas públicas e ações que se estudada conjuntamente serão mais fortes. A captação de industrias e geradores de empregos para cidades menores ficarão mais fáceis se transformarmos Conquista em REGIÃO METROPOLITANA.

A construção do Aeroporto Glauber Rocha foi uma ação conjunta, diversas plenárias estavam presentes os Deputados com votos nos Municípios vizinhos, vários Prefeitos da região participaram ativamente, daí o resultado favorável.

São várias vantagens a transformação em Região Metropolitana: SEGURANÇA PÚBLICA INTEGRADA, EQUIPAMENTOS PARA OBRAS SERVIREM VÁRIOS MUNICÍPIOS, OBRAS REGIONAIS, TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CONJUNTO e tantos outros benefícios.

Nossa cidade tem o dobro de CARTÕES DO SUS, se comparado com a população, exatamente pela impossibilidade dos próprios municípios fazerem suas regulações nos hospitais de Vitória da Conquista, ora se Belo Campo, Barra do Choça Itambé e tantos outros utilizam nosso sistema, ainda que através de endereços de parentes, por que não permitir que essa REGULAÇÃO SEJA FEITA pelo Município de Origem?

A criação da REGIÃO METROPOLITANA DE CONQUISTA, permitirá emendas de bancadas com apoio dos Deputados da Região, para construção do Gasoduto, da Barragem do Rio Pardo, do Centro de Convenções, de mais UTIs nos Hospitais, da criação de mais serviços de alta complexidade na região.

É assim que o SUDOESTE PODE VOAR MAIS ALTO.

*JOSE MARIA CAIRES – Empresário e fundador do movimento Conquista pode voar mais alto.