A recuperação da casa de Glauber Rocha é importante para as futuras gerações, será um avanço na valorização da cultura regional, será um ponto turístico importante e precisamos nos unir Governador, Deputados, Prefeito, Vereadores e sociedade para que o acervo do cineasta venha pra Conquista, ainda que parte dele através de vídeos, TEMPO DE GLAUBER DIGITAL a réplica do Museu de Arte Moderna da Bahia, será o resgate da memória de um filho ilustre e que muito honrará nossa cidade.

O Governador da Bahia postou nas suas redes sociais, externando felicidade em trazer pra Bahia o acervo de Glauber Rocha, aliás ação justa e plausível.
“Todo acervo estará disponível na plataforma Tempo Glauber Digital que será instalada no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador…” Rui Costa
Meses atrás surgiram boatos de que a casa onde Glauber nasceu seria vendida e o futuro proprietário pretendia demolir. Grande parte da imprensa, lideranças e a sociedade conquistense manifestaram contra, inclusive o Prefeito Herzem Gusmão esteve com o Ministro da Cultura Roberto Freire para viabilizar aquisição do casarão da dois de julho, onde nasceu e morou o cineasta Glauber Rocha.

“A determinação da Prefeitura é fazer acontecer, dando todo apoio. Estamos evoluindo no modelo de Fundação para que ela tenha capacidade real de captar recursos e transformar nossa cidade numa rota de turismo cultural, em um centro de pesquisas e produção em audiovisual relevante para o Brasil”, enfatizou Gusmão Pereira.

Na semana passada eu conversei com alguns vereadores e todos foram favoráveis que o município adquirisse a CASA DE GLAUBER, através de uma permuta por outro imóvel, inclusive nesta semana o parecer favorável do legislativo já foi publicado.

Lamentavelmente ainda existe meia dúzia de pessoas que não gosta do conterrâneo pelo fato dele ter ido morar em Salvador e posteriormente no Rio de Janeiro e poucas vezes fazer referências à sua terra natal.

Tenho orgulho de transitar nos mais variados segmentos da sociedade conquistense, inclusive no político partidário, é do meu feitio nunca entrar em rota de colisão nem defender temas polêmicos, mas neste caso não abdicarei das minhas convicções: GLAUBER É UM CONQUISTENSE.

*JOSE MARIA CAIRES – Empresário. fundador do movimento Conquista pode voar mais alto e do movimento Duplica Sudoeste.