Na noite desta terça-feira, 28, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma Audiência Pública em celebração ao Dia do Contador (Bacharel em Ciência Contábeis). O Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro, data que relembra a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do país, no ano de 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A profissão é cada vez mais reconhecida e requisitada para o centro das discussões e tomada de decisões em empresas e órgãos públicos.

Proponente da Audiência Pública, o vereador Valdemir Dias (PT) ressaltou a importância desses profissionais. “A importância desse profissional é inegável para a sociedade contemporânea, por se tratar de um profissional habilitado para trabalhar em áreas como perícia, auditoria, controladoria e planejamento tributário, bem como na realização de consultorias para pessoas físicas e jurídicas de direito público e privado, analisando dados e colaborando para o conhecimento da saúde social e financeira, apontando os melhores caminhos para um crescimento seguro”, destacou Dias.

Os professores e contadores Paulo Pires e Dirlêi Bonfim protagonizaram apresentações artísticas na abertura da audiência.

Wellington do Carmo Cruz, representante do Conselho Federal de Contabilidade, enviou uma mensagem em vídeo. Ele parabenizou a categoria pelo Dia do Contador e agradeceu a iniciativa do vereador Valdemir Dias e da Câmara, uma forma de reconhecimento aos contadores.

Andrei Soares de Oliveira, delegado da Receita Federal em Vitória da Conquista, falou da honra de fazer parte das comemorações do Dia do Contador, profissão que escolheu. Andrei falou de sua escolha pelo curso de graduação em Contabilidade e como o preparou para assumir as funções de auditor fiscal e gestor público. Ele ainda destacou a importância desses profissionais para que a Receita Federal cumpra a sua missão.

A vice-presidente do Sincontec, Andreza Novais, agradeceu a Câmara pela celebração da data. “Estar aqui, na Casa do Povo, recebendo essa justa homenagem é uma honra muito grande”, disse. “Nossa profissão é fundamental para a sustentabilidade nos negócios do país”, completou.

Josafá de Jesus Barreto, Presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Vitória da Conquista (SINCONTEC-Ba), falou dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus à humanidade. “Mas vencemos, estamos aqui”, declarou. Josafar pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 e em solidariedade às famílias que perderam entes para o vírus. Ao final, recitou uma poesia em homenagem ao momento.

O Delegado do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Amauri Soares, chamou atenção para a importância dos profissionais de Contabilidade no contexto da pandemia. “Nunca se utilizou tanto das ferramentas de contabilidade quanto nessa pandemia”, disse o delegado, apontando o quanto as empresas precisaram consultar suas condições contábeis para enfrentar o período.

Antônio Carlos Ribeiro, conselheiro-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, falou da alegria de reencontrar os colegas de profissão na audiência. Ele explicou que é a primeira vez que faz uma viagem no contexto da pandemia. E frisou que a contabilidade é a ciência que controla o patrimônio e vem se desenvolvendo ao longo da história, desde tempos antigos como a época do Império Romano até os dias atuais, nos quais a tecnologia se impõe como desafio. “O mundo mudou. A única certeza que temos é a mudança”, falou.

O conselheiro-presidente falou do momento difícil imposto pela pandemia, especialmente para a categoria que foi conclamada pelo Ministério da Economia a ajudar a salvar as pequenas e micro empresas. “Os contadores fizeram isso”, disse. Na Bahia, a categoria criou o projeto Contabilidade pela Vida, que ajudou a traduzir para comerciantes e empresários as medidas provisórias do Governo Federal para socorro às empresas e também às pessoas que acessaram o auxílio-emergencial. Ribeiro frisou que a contabilidade está presente e é necessária em todas as áreas – nas igrejas, cooperativas, empresas, ONGs. Ele também pediu apoio da Casa para que se melhore o atendimento aos contadores nos órgãos públicos.

O secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, disse considerar a Contabilidade como um importante instrumento. “Não apenas compila dados econômicos, é um instrumento de planejamento, de tomada de decisão”, disse ele. “Seria praticamente impossível uma administração tributária sem o concurso dos contadores”, avaliou Sala.

O vereador Ricardo Babão (PCdoB) apontou a importância da Contabilidade para os empreendimentos. “Uma empresa só sabe do seu sucesso ou insucesso por causa dos contadores”, disse. Ele lembrou que Conquista é uma das melhores cidades para se viver graças à administração pública e das empresas que aqui estão instaladas e impulsionam a economia local. “Sem vocês, Conquista não seria o que é”, disse o parlamentar, que deixou o seu mandato à disposição da categoria. “Podem contar com a gente aqui”, finalizou.

O vereador Chico Estrella (PTC), Líder do Governo, ressaltou o papel fundamental dos contadores para o desenvolvimento do país, pois o trabalho deles orienta a tomada de decisão pelos gestores públicos e melhora a arrecadação tributária. Estrella avalia que passa pela contabilidade todo o desenvolvimento econômico. Ele afirmou que a categoria merece mais valorização. “Contadores perdem muito tempo nas repartições públicas”, lamentou.

O Líder do Governo afirmou que a Prefeitura Municipal não precisa buscar fora do município assessorias contábeis, porque Conquista possui profissionais “incríveis”. Ele destacou a contribuição da contabilidade para o setor público ao apontar caminhos para melhorar a arrecadação, estabelecer estratégias para melhorar os fundos públicos, especialmente àqueles voltados para o público infanto-juvenil, nos quais as empresas podem deduzir impostos e destinar a esses fundos.

Durante a audiência, o professor Alexandre Alcântara da Silva proferiu uma palestra a respeito das transformações que a pandemia provocou nas rotinas dos profissionais da contabilidade.

Na audiência aconteceu ainda a posse da nova diretoria do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Vitória da Conquista (SINCONTEC-Ba), biênio 2021-2023. O mandato do vereador Valdemir Dias homenageou pessoas que contribuíram para a realização da audiência e profissionais da área da contabilidade.