O estado de Pernambuco sedia nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de outubro), reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste, que conta com representantes de todos os Estados da região. O evento acontece no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, e discute, entre variados temas, a entrada de pautas da agenda da Cultura no Consórcio Nordeste, articulação entre as unidades federativas da região iniciada no mês de agosto, que funciona como um bloco apartidário para gestão de recursos, integração de políticas públicas e capitação de parcerias internacionais. O último encontro do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura do NE aconteceu em Salvador, capital baiana, entre os dias 11 e 12 de julho.

Entre as presenças confirmadas, está a presidente do Fórum e secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. O secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, dará as boas-vindas aos participantes, a partir das 9h30. Durante os dois dias do evento, os secretários e dirigentes do Nordeste terão intensa agenda de reuniões, palestras e encaminhamentos. Outras pautas que serão discutidas no encontro são: censura às artes e cultura, atuação das gestões de cultura no Legislativo e programas federais como Cultura Viva e Ancine.

Foto: Jan Ribeiro/ Secult PE – Fundarpe

Após as boas vindas do secretário de Cultura de Pernambuco Gilberto Freyre Neto, a secretária de Cultura, Arany Santana, deu o tom do encontro indicando que a união dos secretários do Nordeste é em torno de objetivos em comum. “Quero dirigir meu abraço ao corpo consular aqui presente por entender a importância da diplomacia cultural nesse espaço de resistência. Espero que os senhores saiam daqui esperançosos, assim como nós temos saído a cada encontro que temos. O Consórcio Nordeste é o mais inventivo arranjo federativo deste difícil momento que o país atravessa. É preciso, imagino, para construirmos políticas públicas. E se querem cultura como alvo, terão Cultura como flecha”, disse a secretária.

PwC Brasil – O sócio da PwC Brasil escritório Recife, Vinícius Rêgo, foi convidado para compor a mesa de abertura do evento e falar um pouco sobre o conhecimento que tem, a partir do estudo feito pela PwC, sobre a Economia do Mar e como isso pode estar interligado com a cultura local. O Fórum tem como objetivo discutir o desenvolvimento e a fomentação da economia por meio da cultura, tão presente nos estados nordestinos alinhado ao Consórcio dos Governadores do Nordeste.

Fonte: ASCOM/SECULTBA