Na manhã desta terça-feira (11), a Bancada de Oposição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sua primeira reunião da legislatura de 2025.

O encontro ocorreu na Sala de Reuniões, com a presença da líder Viviane (PT), do vice-líder Alexandre Xandó (PT), e dos vereadores Ricardo Babão (PCdoB), Ricardo Gordo (PSB), Cris Rocha (MDB) e Léia de Quinho (PSD). Os demais membros não puderam comparecer devido a compromissos do mandato.

A reunião teve como foco a recepção dos vereadores novatos e a discussão de pautas prioritárias, como a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno. Também foram abordadas as estratégias para atuação nas comissões temáticas, além das relações com a Mesa Diretora, a Bancada de Situação e o Poder Executivo.

A líder do grupo, Viviane (PT), destacou a importância de garantir um diálogo permanente em prol do desenvolvimento da cidade. “Foi um diálogo democrático, de orientação de algumas pautas que consideramos importantes. Muitos vereadores e vereadoras estão estreando, por isso apresentamos a lógica de funcionamento da Casa, pra que a gente possa ter um trabalho mais harmônico e produtivo”,afirmou.

O vice-líder Alexandre Xandó (PT) explicou que o encontro teve como objetivo o alinhamento de conteúdo e a apresentação do regimento interno para os novatos. “Discutimos nossa atuação estratégica dentro das comissões temáticas. Sabemos que a Oposição é minoria, tem uma dificuldade de atuação, mas ainda assim existem caminhos para buscarmos o melhor para nossa cidade, como a fiscalização dos recursos públicos”, afirmou Xandó.

A bancada também abordou a fiscalização dos recursos públicos e a necessidade de um estudo coletivo para a reformulação das normas internas da Casa. Viviane ressaltou que a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno e a atuação nas comissões temáticas são questões centrais para a Oposição na legislatura.