Nesta quinta-feira (2), 11 casos suspeitos de coronavírus foram descartados laboratorialmente e outros 16 foram notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Covid-19 em Vitória da Conquista, que já registrou 197 notificações até às 17h de hoje.
O Boletim epidemiológico atualizado, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que das 197 notificações de casos suspeitos: 84 foram descartados laboratorialmente, 5 por vínculo epidemiológico* e 1 caso confirmado. Outros 66 casos estão aguardando resultado das amostras enviadas ao Lacen, em Salvador, e 41 aguardam coleta.
Após a coleta, as amostras são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado, em Salvador, que é responsável pela divulgação dos resultados dos exames do município, após a análise laboratorial das amostras enviadas para o diagnóstico de Covid-19.
Coleta de amostras de pacientes com suspeitas de Covid-19 – A Secretaria Municipal de Saúde tem seguido os critérios de coleta de amostras para exame laboratorial definidos pela Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com a Nota Técnica COE nº 08 do dia 21 de março.
Os critérios indicados são:
Caso a pessoa não se enquadre em um dos casos citados acima, não há indicação para coleta de amostra. Por isso, a equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde segue acompanhando esses casos, por meio de ligação feita de 24h a 48h, para verificar e avaliar o quadro de saúde dos pacientes em monitoramento.