Em pronunciamento nas redes sociais na noite deste domingo, 28, o governador Rui Costa (PT) anunciou a prorrogação do lockdown em quase todo o estado da Bahia por mais 48 horas, com encerramento previsto para as 5h da manhã de quarta-feira, 03. Também prorrogou, até o próximo domingo, 07, o toque de recolher.

Segundo o governador, em 3 dias foram contabilizados 320 óbitos na Bahia, os hospitais privados estão operando com quase 100% dos leitos, e os públicos com mais de 90%. Além disso, as UPAS e emergências estão lotadas. Neste domingo, conforme Rui Costa, mais de 195 pessoas aguardavam na fila de regulação um leito de UTI. “Essa é a pior situação desde o início da pandemia, por isso conversamos com os prefeitos e tomamos uma medida necessária para salvar vidas humanas e para frear o vírus: prorrogar por mais 48 horas o funcionamento apenas das atividades essenciais em quase todas as regiões”, afirmou.

Somente as regiões Oeste, Norte e Nordeste do Estado ficaram de fora do lockdown, mas estão incluídas no decreto do toque de recolher.

A prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM), disse que não poderia ficar contra uma medida governamental de enfrentamento ao coronavírus, mas aproveitou para reforçar a cobrança por mais leitos de UTI na região, a fim de desafogar o sistema de saúde do município.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), foi incisivo: “Se é para salvar vidas humanas, a decisão do governador tem o nosso total apoio. Precisamos cuidar das pessoas, zelar pela vida. Esse é o nosso papel, as pessoas esperam isso de nós”, disse Dudé, acrescentado que a Câmara é parceira dos Governos Estadual e Municipal nessa luta de enfrentamento ao coronavírus.