As atividades presenciais na Câmara Municipal de Vitória da Conquista permanecem suspensas até o dia 14 de junho, conforme a Portaria Nº 15/2020. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira, 05, e começou a valer nesta segunda-feira (08).

A prorrogação se deve ao agravamento da pandemia da Covid-19, com aumento expressivo do número de pessoas contaminadas no município. Mas as sessões legislativas continuam sendo realizadas de forma virtual, por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), instituído por meio da Resolução nº 072/2020”. O sistema permite a tramitação normal das matérias no âmbito legislativo, com discussões e votações.

Durante a suspensão parcial das atividades da Câmara Municipal, os servidores e assessores parlamentares trabalham em regime de home office, ressalvados àqueles que, a critério da administração e por necessidade do serviço, sejam escalados para cumprirem jornada especial na sede da própria Câmara.

Os servidores e assessores parlamentares, que eventualmente precisem ingressar nas dependências da Câmara, deverão utilizar máscaras e higienizar as mãos com frequência, inclusive na recepção antes de adentrar ao recinto, onde está sendo disponibilizado álcool em gel.

Segundo o presidente da Casa do Povo, Luciano Gomes (PCdoB), abrir as portas do legislativo nesse momento significa aglomeração, pois é grande o número de pessoas que visitam a Câmara diariamente, principalmente em ano eleitoral. “As visitas, o contato do vereador com o povo faz falta, mas o momento é de cautela, de cuidado, por isso optamos por manter o funcionamento suspenso até que possamos ter plena segurança de que a pandemia passou”, disse.