A Câmara Municipal de Vitória da Conquista participou da primeira reunião para debater a criação do Projeto de Lei de Inovação Tecnológica, ocorrida na manhã desta quarta-feira (28). Estavam presentes o presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), o secretário municipal de Administração Pública, Kairan Rocha, o coordenador do Núcleo de Tecnologia e Informação – NTI, Laverty Ladeia, além de Rosênia Tavares, Maira e outros técnicos da administração municipal.

O encontro serviu para debater a minuta da legislação que norteará o funcionamento do Hub Sudoeste, fase considerada necessária para avançar na criação efetiva do Parque Tecnológico de Vitória da Conquista. O presidente da Câmara Municipal comemorou essa articulação e reafirmou o compromisso do Poder Legislativo em garantir transformações digitais para pequenas e médias empresas do município. “Fomos convidados pela Secretaria de Administração para participar da reunião. Certamente o projeto de lei será aceito pelos edis e também estamos montando uma comissão de vereadores para colaborar efetivamente com a implantação do Parque Tecnológico de Vitória da Conquista”, afirmou Dudé.

O secretário municipal de Administração Pública, Kairan Rocha, ressaltou a importância da Câmara Municipal no desenvolvimento industrial e empresarial da cidade, buscando alternativas para os gargalos enfrentados nesses setores. “Nós convidamos o presidente da Câmara para que possamos iniciar um novo momento de inovação e tecnologia para o município. O município está encabeçando o projeto de implantação do Hub Sudoeste, que é um polo de tecnologia e que vai trazer diversos benefícios para a cidade. Isso envolve outras ações, desde a criação de uma Lei de Inovação dentro do município e este é um dos principais pontos que nós precisamos debater antes de enviar qualquer projeto para a Câmara”, explicou o secretário.

Sobre o Hub Sudoeste – O Hub Sudoeste é um Parque Tecnológico voltado para micro e pequenas empresas. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Fundac). O projeto está em desenvolvimento desde o início de 2021 e já atendeu a 100 empreendedores locais.

“O parque tecnológico está sendo criado, ainda não foi institucionalizado, mas a gente já tem ações em relação a ele, por exemplo o Programa de Transformação Digital”, explicou o coordenador do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Laverty Ladeia.

A sede do Parque Tecnológico, que está sendo instalada na Avenida Espanha, 74, no Bairro Candeias, passará por uma reestruturação para abrigar, no primeiro momento, dez empresas em uma área de 6.400m² dedicadas ao ecossistema de inovação e tecnologia. Cada empresa terá o seu próprio espaço e todas vão dividir uma área em comum.

Encontro de Inovação – Na próxima semana, entre os dias 4 e 5 de agosto, Vitória da Conquista vai sediar o 1º Encontro de Inovação do Hub Sudoeste. O evento acontecerá na Casa de Eventos Mediterrâneo e terá a presença do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, órgão vinculado ao Ministério da Economia.

Em respeito às normas sanitárias de controle da Covid-19, o evento terá capacidade para até 100 pessoas presencialmente. O encontro será transmitido pelo Youtube.