A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (9), o Decreto nº 23.727/2025 que estabelece pontos facultativos para os servidores da Administração Pública direta e indireta do Município, nos dias 20 e 23 de junho, pós-feriado de Corpus Christi (19) e pré-feriado de São João (24).
A decisão pelo ponto facultativo considera a importância da festividade de Corpus Christi como manifestação religiosa tradicional da comunidade conquistense, bem como a relevância dos festejos, especialmente o São João, como manifestação cultural popular que integra o calendário de tradições do Município, sendo marcado por celebrações familiares e comunitárias.
Além disso, o ponto facultativo implica em economia aos cofres públicos municipais, em valores dispensados com o consumo de energia, água, telefone, materiais de consumo, combustível, transporte, entre outros.
Ainda segundo a publicação, o ponto não se aplicará às unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos. Caberá às chefias destes respectivos setores, organizar o funcionamento dos mesmos.
Editorial: Vereadores, cumpram seu papel! Por Deusdete Dias
No seu mais recente editorial, o jornalista Deusdete Dias abordou um tema que há muito exige reflexão: o verdadeiro papel dos vereadores e vereadoras no cenário político municipal.
Segundo ele, para que o mandato de um parlamentar municipal seja relevante, é essencial que este atue com eficiência, compromisso e, acima de tudo, com foco no interesse público. No entanto, o que se tem visto, com frequência cada vez maior, é uma desconexão entre o que se discute nas câmaras municipais e o que, de fato, compete a um vereador.
Há um limite constitucional bem claro: cabe ao vereador fiscalizar o poder executivo municipal — ou seja, o prefeito e seus secretários — além de legislar sobre temas de interesse local. Questões que envolvem o Estado ou a União são prerrogativas de deputados estaduais, federais e senadores. Portanto, quando vereadores desviam suas atenções para além de suas atribuições, perdem tempo e, pior, falham com seus eleitores.
Deusdete também fez um alerta quanto ao comportamento de parlamentares em diversas cidades do Brasil. Em vez de estarem atentos às pautas em discussão e agirem com ética e transparência, muitos têm protagonizado brigas em plenário, deixando de lado projetos que poderiam melhorar a vida da população.
A crítica é direta: onde vamos parar com esse desajuste entre os três poderes? A democracia exige equilíbrio e responsabilidade. Vereadores devem cumprir o seu papel constitucional: legislar, fiscalizar e, sobretudo, defender os interesses de sua cidade e de seu povo.
“Pronto! Falei, tá falado!”, encerra o jornalista, em tom firme e necessário.