A Polícia Federal está realizando na manhã desta segunda-feira (8) a Operação Lesa Pátria, que cumpre 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. A operação que está na terceira fase está acontecendo na Bahia, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rondônia.
A ação acontece depois da autorização do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Ele estabeleceu a indisponibilidade de R$ 40 milhões em bens, ativos e valores dos investigados.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz a nota da PF sobre a operação.
Em Rondônia, os agentes apreenderam um arsenal em poder de um PM alvo da operação. Segundo os investigadores, as armas são todas registradas.
Na noite desse domingo ( 07 ) ocorreu um acidente fatal entre uma motocicleta e um automóvel. O acidente ocorreu no km 809 da BR 116, em Vitória da Conquista.
Na colisão, o motociclista veio a óbito. O condutor do automóvel evadiu-se do local. O veículo foi localizado em uma estrada vicinal pelos policiais rodoviários.
A Via Bahia, Polícia Civil e DPT compareceram ao local. O corpo foi encaminhado para o IML de Vitória da Conquista.
Na manhã dessa sexta-feira, por volta das 10:45h, no km 893, da BR 116, município de Cândido Sales, ocorreu um acidente do tipo colisão lateral seguida de colisão frontal, envolvendo 4 veículos: 2 carretas, um Hyundai Hb20 e um Jeep Renegade.
O laudo do acidente ainda está em confecção, mas investigações preliminares apontam para uma ultrapassagem indevida como a causa do acidente.
O acidente fatal resultou em 4 vítimas mortas. Todas ocupantes do Hb20. Até o momento foram identificadas 2 vítimas: um homem de 58 anos ( condutor do veículo ) e uma mulher de 81 anos. As outras 2 vítimas ainda não foram identificadas.
Todas as vítimas ficaram presas às ferragens e foram socorridas pela Via Bahia. Os corpos foram encaminhados para o IML de Vitória da Conquista.
A pista ficou parcialmente interditada por 3 horas, com fluxo lento, e já foi liberada.
O repórter do programa UP Notícias da rádio UP FM Gerson Gonzaga entrevistou nesta quarta-feira (03), a Inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Thaís Furtado que fala sobre a atuação da PRF na operação “ Rodovida”.
A operação acontece até o próximo dia 18 de fevereiro. “Durante esse período a PRF estará reforçando o policiamento nos pontos críticos das estradas”. Destacou a inspetora.
Ouça a entrevista na íntegra:
Na tarde dessa segunda-feira ( 01 ) a PRF foi acionada para atendimento a um acidente às 15:45h no km 852 da BR 116, em Vitória da Conquista ( próximo ao acesso para dantilandia ).
O acidente foi uma colisão frontal entre um caminhão e um automóvel Fiat/Siena. A condutora do Siena, uma mulher de 46 anos, e o passageiro, um homem de 24 anos, morreram no local.
Chovia muito no local no horário do acidente.
Os corpos foram encaminhados ao IML de Vitória da Conquista.
No dia 28 de dezembro de 2023, na última quinta-feira do ano, em Macaúbas, por
volta das 5h e 50min, Igor Vilaça (veterinário e educador físico), bateu na porta de sua ex-companheira, Lorena Gabriely (dentista), a qual já tinha 02 anos e 08 meses de separados para então entregar a cachorra que era do ex-casal. Lorena assumiu seu primeiro relacionamento após a separação a pouco mais de 06 meses, como a Neto Cajado (estudante e ator) e eles estavam juntos em sua casa.
Após ligações e batidas na porta, Lorena decidiu receber a cachorra e abriu o portão da casa e Igor Vilaça adentrou, invadindo sua residência e indo direto para cozinha e pegou uma faca, tipo machadinha a qual usava na época que morou lá, instrumento esse que utilizava também para cortar seus carneiros e bodes quando vendia. Igor arrombou a porta do quarto a qual Neto se encontrava e já o golpeou com força na
cabeça, não apenas uma vez, assim como mostra em sua tomografia.
Neto, que é lutador conseguiu imobilizar e desarmar o autor dessa tentativa de assassinato, o segurando e pedindo para voltar a si, Igor apenas gritava: “Eu sou homem!”, enquanto
escorria sangue da cabeça cortada da vítima sobre si.
O caso Igor Vilaça (e aqui será chamado pelo nome do autor do crime e não das
vítimas), não teve o desfecho de morte e por pouco. Ele fugiu para não ser preso
em flagrante, acionou advogado, parente e se encontra até momento foragido.
As vítimas continuam em choque, Neto com o corte grande na cabeça e dois sinais no
crânio, no dedo e abaixo de peito, onde levou pontos e hematomas pelo corpo e Lorena está com o corpo cheio de hematomas e traumas da violência ocorrida. Sua residência tinha sangue por toda parte, lá foram deixados os óculos do autor, a arma do crime e infelizmente a memória de uma brutal violência e tentativa de
homicídio.
Vamos aqui lembrar fatos que vem ocorrendo em Macaúbas devido ao machismo, a essa cultura de posse dos ex- companheiros. Nas primeiras semanas desse ano de 2023 tivemos o Caso Emanuel, que não
aceitou a separação e matou sua ex- companheira e depois lhe tirou a vida. Ficaram dois filhos e brutal caso de feminicídio e suicídio. Na última semana do ano, Igor Vilaça já separado há quase 03 anos, que
assumiu outras relações a público, invade casa da ex-companheira e tenta matar atual namorado. Nenhum agressor desse tipo apresenta sinais do nada ou surta. É importante observar cada sinal, desde
ligações questionando companhias, tentativas de culpabilizar a mulher pelo fim da família, contralar e manipular sua vida, mesmo que seja como um convite para almoço e outras situações para tentar reconciliação, onde já existe o desejo do fim e tentativa de uma boa relação por conta dos filhos.
Outro ponto que chama atenção é a falácia de algumas pessoas da cidade em alegar que a também vítima, Lorena tinha ainda um “lance” com o autor do crime. Precisamos normalizar o fim da relação entre homem e mulher, mas que existe uma família, filhos, e existe e existirão ações e parcerias que necessitam
de atuação dos dois e era isso o que ocorria. Há também falas infelizes que o caso se trata de uma traição e não é, Neto e Lorena tinha uma relação assumida. Essa tentativa de minimizar, justificar a violência do autor precisa ser questionada, não existe nenhum ato por parte de ninguém nesse caso que justifique Igor
Vilaça pegar uma arma e golpear para matar uma pessoa.
Não justifiquem isso! Por fim, com fim de ano triste para alguns e para muitos que conhecem a história de Neto Cajado, vítima
de tantas violências e que ainda em sua consciente ação e nobre e gesto, pede seu agressor que volte para si e olhe o que esta fazendo, sem nenhuma violência, mas que carregará traumas irreversíveis, nos ensina
muito. Fica o apelo pelo FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES, BASTA! Ninguém é dono de
ninguém. Queremos agora, JUSTIÇA POR NETO!
Um homem foi autuado em flagrante após atacar policiais militares da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) na praça Augusto de Carvalho, em Itapetinga, na manhã desta quinta-feira (28).
Um vídeo registrou o momento do ataque. Veja:
https://youtu.be/g4JXXXLzBp0?feature=shared
Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27), policiais militares baianos estão empregados na 18ª edição da Operação Força Total nos 417 municípios do estado, das 7h às 22h. A operação visa coibir o cometimento de crimes e ampliar a segurança através de ações preventivas e ostensivas com o emprego máximo da tropa (efetivo operacional e administrativo).
Os policiais militares em ação atuam a pé e com a utilização de carros, motocicletas, aeronaves, além de todo o aporte tecnológico e informações de inteligência nas blitze e incursões em áreas urbanas e rurais na Bahia.
BALANÇO
No acumulado das 17 edições, a Polícia Militar da Bahia retirou de circulação 362 armas de fogo, prendeu 593 criminosos em flagrante e recuperou 251 veículos. O empenho da tropa também resultou no registro de 334 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), na apreensão de 112 adolescentes e no cumprimento de 221 mandados de prisão nos 417 municípios baianos.
Uma mulher ainda não identificada furtou a carteira de um homem com cerca de 800 reais. De acordo com a denúncia, a vítima deixou o carro com os vidros abertos por alguns minutos em frente a casa da mãe, que fica localizada na Rua Guatemala, bairro Jurema. As câmaras de segurança flagraram o momento do furto.
Veja: