Foi realizada na tarde desta segunda-feira (23), no plenário da Câmara Municipal, uma Audiência Pública para tratar da valorização e autonomia da Polícia Civil no combate à violência, conforme a Lei Orgânica Nº 11370/2009 da PC da Bahia. A audiência se deu por iniciativa do mandato do vereador Chico Estrella (PTC) e reuniu representantes do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, além dos servidores públicos que atuam na Secretaria de Segurança Pública.
Segundo o vereador Chico Estrella (PTC), a proposta desse debate é a valorização dos policiais civis baianos. “Nosso objetivo aqui é apresentar a sociedade os vários direitos adquiridos pelos policiais, por meio da Lei Orgânica Nº 11370/2009, que ainda não foram implementados. Pretendemos elaborar um documento, a partir desse encontro, para encaminhá-lo ao Governador do Estado”, afirmou Chico.
Participaram desse debate representantes do Sindicato de Policiais Civis da Bahia, Associação do Movimento Unificado dos Policiais Civis, os vereadores Delegado Marcus Vinicius (Podemos) e Ricardo Babão (PCdoB), além dos escrivães e investigadores da Polícia Civil que atuam em Vitória da Conquista.
O investigador Maxwell Rocha chamou atenção para a necessidade de fortalecimento da Polícia Civil da Bahia, no enfrentamento da impunidade. Com 23 anos de serviços prestados à polícia, ele lembrou como era a polícia no inicio da sua carreira. “Melhoramos no que tange a estrutura. Hoje, temos carros melhores, armas melhores, porém o Estado ainda não consegue atender todas as demandas da Segurança Pública”, lembrou o investigador. Ele disse ainda que só ganhou uma arma depois de 8 anos de serviços prestados à Polícia Civil. “Expor esses profissionais sem a devida proteção por parte do Estado só reflete o pensamento politico dos nossos gestores sobre a segurança pública”, afirmou Maxwell.
O escrivão da Polícia Civil, Roberto José, representou a Epeb durante a Audiência Pública. Ele destacou a prevenção como a medida mais eficiente no enfrentamento à violência e criminalidade. “A forma mais eficiente de se combater a violência são as políticas sociais que garantam a inclusão. Precisamos de uma polícia judiciária mais eficiente, que possa atuar na prevenção e com intervenções no campo social”, defendeu o escrivão, que possui mestrado na área de segurança pública. Ele acredita que antes da ponta do fuzil chegar, as políticas públicas precisam ser eficazes para garantir ações qualificadas de promoção social. “O principal vetor de desenvolvimento de um país é a educação” afirmou.
O dirigente da Unipol – Associação do Movimento Unificado dos Policiais Civis da Bahia, Denilson Neves, falou da criação de um pacto com a sociedade para debater essas demandas e beneficiar os municípios com essas políticas. “A violência está em crescimento de forma muito incidente na Bahia. As políticas de segurança pública que temos no estado não dão conta da necessidade que temos. O que existe é uma polícia que quer fazer o processo de investigação, mas não tem investimento para desenvolver suas ações. Precisamos dialogar com a sociedade para dizer que queremos colaborar, mas sozinhos não vamos conseguir mudar absolutamente nada”, lamentou Denilson. Ele chamou atenção para as mudanças de paradigmas que vêm ocorrendo dentro da Polícia Civil. “Os policiais estão entendendo que fazem parte da sociedade e da classe trabalhadora. Infelizmente, estamos sendo tratados como jagunços, prontos para receber e cumprir ordens. O sistema de segurança pública criminaliza a gente e imputam aos servidores a culpa pela falta de infraestrutura. É assim não porque queremos, mas porque é assim que o governador quer, é assim porque nossos dirigentes querem”, afirmou Denilson.
O investigador da Polícia Civil, Fábio Menezes, fez uso de uma parábola para questionar a utilidade da lei e da justiça. “Quando não defendemos nossos direitos, perdemos nossa liberdade e dignidade”, afirmou o investigador. Fábio criticou a fala do Governador Rui Costa, ao dizer numa entrevista que os policiais civis não fazem falta. “Rui reforçou de forma negativa o que já estava ruim. O governador deveria ser o primeiro a cumprir a Lei Orgânica. Observa que não estamos pedindo aumento salarial, o que nós estamos pedindo é a retificação da lei que garante os nossos direitos conquistados”, concluiu.
Representando o Sindicato dos Papiloscopistas da Bahia, o perito técnico da Polícia Civil, João Vitor, falou sobre a função desses servidores da Secretaria de Segurança Pública. “O Papiloscopista é o policial civil especializado que trabalha com a identificação humana, geralmente por meio das digitais”, explicou. João Victor ressaltou que os laudos periciais lavrados pelos papiloscopistas instruem inquéritos policiais e processos cíveis e criminais, fornecendo elementos probatórios para o esclarecimento da autoria de diversos delitos. “É uma ciência que traz certezas. A gente coloca o autor, na cena do crime. Temos obtidos excelentes resultados quando alinhado com o serviço de investigação”, afirmou. Após apresentar o serviço, ele afirmou que o bom desempenho dessa e de outras funções depende da valorização desses servidores.
O subcomandante da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, Manoel Soledad, participou do encontro representando a prefeita Sheila Lemos (DEM). Ele parabenizou a iniciativa e afirmou que a Câmara Municipal poderá contribuir significativamente com essas discussões. O subcomandante se mostrou solidário às pautas apresentadas. “A Guarda Municipal esta convivendo e aprendendo com todas as instituições que já existem em Vitória da Conquista e estamos entendendo que juntos somos mais fortes”, afirmou.
O
Presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, Eustácio Lopes, apresentou dados que apontam Vitória da Conquista como a 22ª cidade mais violenta do mundo. Ele ainda correlacionou os índices registrados em cidades como Salvador e Feira de Santana. Nesse sentido, Eustácio pediu o apoio da Câmara Municipal para cobrar do governador Rui Costa a regulamentação da Lei 11 370/2009.
O sindicalista denunciou dificuldades enfrentadas pelos investigadores até mesma na execução de operações especiais. “Outro dia, conseguimos localizar um criminoso ligado ao PCC e que estava comandando uma série de homicídios aqui em Conquista. Porém, não tínhamos diárias para prender o suspeito em São Paulo. Precisamos criar uma articulação com a polícia daquele estado para garantir a prisão desse elemento”, informou. Ele ressaltou também o déficit no número de policiais civis na Bahia, dizendo que o Estado deveria ter 11 mil policiais, mas só dispõe de pouco mais de 5 mil.
O vereador delegado Marcus Vinicius (Podemos) afirmou que as mazelas da Polícia Civil é resultado do sistema. Ele cobrou mais unidade nessas reivindicações. “Não é momento para aumentarmos os abismos. A Polícia Federal é hoje a instituição mais respeitada do país porque nos anos 2000 decidiu mudar. Ganhou respeito devido ao trabalho prestado, cortando na própria carne e prendendo políticos e empresários. Podemos fazer o mesmo na Polícia Civil. É preciso enfrentar o sistema”, afirmou o vereador. Marcus se comprometeu em criar uma articulação para cobrar do Governador o reconhecimento de nível superior para escrivães e peritos.
O investigador da Polícia Civil, Luís Augusto, participou do debate e reafirmou o compromisso da categoria com essas pautas. “A gente não vai parar ate garantir os nossos direitos”, afirmou o servidor. Além dele, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Cairo, também se pronunciou durante a Audiência Pública. “Não podemos aceitar qualquer proposição que tergiverse essas questões. A gente precisa entender que não vai ser a melhoria do Disep que vai garantir que a a Polícia Civil funcione de forma mais efetiva”, defendeu o ativista social.
O Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista lamenta a morte do ex-deputado Isaac Cunha.
A trajetória de luta de Isaac sempre constitui um exemplo para todos e todas que acreditam por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
Neste momento de dor e luto, o PT de Vitória da Conquista se solidariza como familiares e amigos do Companheiro Isaac Cunha.
Por volta das 9h25 da manhã desta segunda-feira, 23, a Guarnição de Combate a Incêndio do 7º Grupamento de Bombeiros Militar debelou um incêndio numa residência no bairro Vila América. As chamas atingiram três cômodos e destruíram móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos, roupas, e afetou a estrutura da casa. Não houve vítimas. Não há informações sobre causas.
Fonte: Assessoria de Comunicação 7ºGBM
Imagens: Corpo de Bombeiros Militar
Durante a madrugada deste dia (22), uma guarnição da PM foi solicitada pelo CICOM, para averiguar uma situação de um indivíduo esfaqueado que estaria sendo atendido no Hospital São Vicente. No chegar no local foi mantido contato com a vítima, que relatou estar na região do Povoado de Itapirema, zona rural de Vitória da Conquista, em um evento de futebol, quando houve uma briga generalizada e ao tentar separar uma briga, foi golpeado com 03 facadas nas costas e uma paulada na cabeça. O seu estado é considerado grave, porém estável. O homem, de 24 anos, não soube informar quem teria sido o autor da agressão. Informações: Blog do Rodrigo Ferraz.
Um caminhão com quase 80.000 latas de cerveja foi apreendido na noite deste sábado (21) durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Km 816 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista (BA).
A carreta Man/Tgx 28.440 foi parada para fiscalização de rotina. O motorista de 42 anos apresentou os documentos de porte obrigatório, porém não foi apresentada a nota fiscal da carga de cerveja, o que constitui crime tributário.
Ele disse que a nota não foi emitida pois o sistema apresentou defeito e que seu patrão encaminharia o documento posteriormente. O homem relatou também que embarcou a mercadoria em Aracaju (SE) com destino ao Rio de Janeiro (RJ).
Ao todo foram apreendidas 79.200 latas de cerveja (473 ml), totalizando 37.461 litros.
A mercadoria foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ/BA) para os procedimentos administrativos, o que incluí pagamento do imposto sonegado e multas.
A PRF disponibiliza o telefone 191 para denúncia. Faça sua parte! O anonimato é garantido.
A ex-vereadora conquistense Nildma Ribeiro e o marido Gerson sofreram um acidente nesta sexta-feira (20), na estrada próximo a Itambé. por um susto ao lado do seu marido, Gefson.
O casal teve escoriações leves e passam bem após serem atendidos no Hospital Geral em Vitória da Conquista.
Aconteceu em Vitória da Conquista nesta sexta-feira (20), mais um encontro do veteranos da CIPE sudoeste- antiga Caesg.
Estiveram presentes o Comandante Major Marcos Paulo, Sub Comandante Capitão Jardas, ao Subtenente Adriano, ao Subtenente Geber Pacheco e a Sargento Adriana, Subtenente Muniz ( AVANTE).
“Que seja o primeiro de muitos! Pois é muito bom rever os amigos e relembrar bons tempos”. Destacou Subtenente Muniz.
Na noite desta sexta-feira (20), um homem morreu na movimentada Avenida Ilhéus, bairro Patagônia, após levar um tiro. Ele foi identificado como Josué Brito.
A ocorrência chocou populares que estavam na via no momento. Ele foi perseguido por uma dupla de motoqueiros e um deles efetuou o disparo, que atingiu o pescoço do homem no interior de um veículo. O carro no qual ele estava colidiu com outro.
A vítima acabou não resistindo e morrendo no local. O Samu 192 foi acionado para administrar a ocorrência e a polícia está no local, aguardando o DPT. *Blog do Léo Santos.
Nesta quinta-feira (19/08), a Base Comunitária de Vitória da Conquista realizou a entrega de 50 cestas básicas, ovos, buscoitos e pães para famílias em situação de vulnerabilidade social. Foram entregues também 70 cobertores e 120 kits (com 3 peças cada) de roupas masculinas e femininas, entre adultos e infantil e, Revistas de Passatempo da PMBA.
A ação social faz parte da campanha “Força Solidária” da PMBA e seguirá até o dia 25 de agosto.
As doações foram arrecadadas por membros da Igreja Nova Sião, com o apoio do Sr. Esaú, empresário conquistense e da Drª Janine Soares do Projeto Coração de Tinta.
Foram contemplados pela ação social famílias carentes assistidas pela Patrulha Comunitária residentes no bairro Pedrinhas, de responsabilidade da BCS NOVA CIDADE.
Em decorrência do isolamento social devido a Pandemia a Patrulha Comunitária segue o protocolo de entrega individual em cada residência, com o uso de equipamentos de proteção individual.
SABIA QUE VOCÊ PODE SER TAMBÉM UM PARCEIRO NOSSO?
COMO POSSO AJUDAR?
Pontos de arrecadação: viaturas e unidades da Polícia Militar
Entrega de doação: Rua G S/N
Bairro Nova Cidade
Local: Base Comunitária de Segurança Nova Cidade da Polícia Militar
Ou pode também ligar para a sede da BCS no telefone: 77 3421 3130
Iremos buscar sua DOAÇÃO.
*PMBA, uma Força a serviço do cidadão!*
Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta sexta-feira (20) em Botuporã, na Bacia do Paramirim, Sudoeste baiano. Ação visa combater crimes de falsificação e distribuição de notas falsas. Segundo a Polícia Federal (PF), a investigação começou em janeiro do ano passado quando ela e a Polícia Militar prenderam um homem em Livramento de Nossa Senhora, também no Sudoeste.
O acusado foi detido quando foi à agência dos Correios da cidade para buscar encomenda contendo centenas de reais em notas falsas. Outro homem também atuava junto com o primeiro acusado na aquisição de notas falsas e na dispersão dessas notas no sudoeste da Bahia.
Conforme a apuração, os dois combinavam, inclusive, a forma como o repasse das notas falsas deveria ser feito com o objetivo de dispersar o crime de condutas. A PF declarou também que há também a participação de outro acusado, natural de Goiás. Ele era seria o responsável pela venda e remessa de milhares de notas falsas por dia para todo o Brasil.
Esse suspeito foi preso no final de junho deste ano, pela Polícia Militar, na cidade de Anicuns (GO), mediante uso de documento falso. A apuração também apontou que a negociação entre o núcleo da associação criminosa do sudoeste da Bahia e o fornecedor de Goiás resultou na combinação do valor de R$300 para cada lote de R$ 1 mil falsos. Fonte: Bahia Notícias.