A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) vive um momento histórico nesta sexta-feira (5) com a posse do professor Robério Rodrigues como novo reitor da instituição. Ao lado da professora Francys, que assume a vice-reitoria, o gestor inicia oficialmente um mandato de quatro anos à frente de uma das mais importantes universidades públicas da Bahia.
Eleitos com expressiva votação durante o processo de consulta à comunidade acadêmica, Robério e Francys chegam à administração superior da UESB cercados de expectativas e do compromisso de promover avanços em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento da universidade.
A nova gestão assume em um cenário marcado por desafios históricos, entre eles a necessidade de investimentos em infraestrutura, a ampliação de recursos para as atividades acadêmicas, a valorização de servidores, professores e estudantes, além do fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão.
Durante a cerimônia de posse, a expectativa foi de reafirmação do compromisso com uma gestão participativa e voltada para o diálogo com os diversos segmentos da comunidade universitária. A proposta é construir um ambiente institucional capaz de responder às demandas atuais e preparar a UESB para os desafios futuros.
A chegada de Robério Rodrigues à reitoria representa o início de uma nova etapa para a universidade, que desempenha papel fundamental na formação de profissionais, na produção científica e no desenvolvimento social e econômico da região sudoeste da Bahia.
Com a posse desta sexta-feira, a comunidade acadêmica passa a acompanhar os primeiros passos da nova administração, que terá a responsabilidade de conduzir a UESB pelos próximos quatro anos, buscando consolidar conquistas e ampliar oportunidades para toda a instituição.
A partir deste mês, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar a disponibilizar a VPC20 (Vacina Pneumocócica Conjugada-20 Valente), que irá substituir a VPC10 (Vacina Pneumocócica Conjugada-10 Valente). O novo imunizante dobra o número de cepas prevenidas da doença pneumocócica.
👩🏼⚕️ A doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumonia e ou pneumococo, que pode causar inflamação nos ouvidos, sinusite, pneumonia bacteriana, meningite e sepse. A pneumococo, segundo estimativas, é responsável por metade dos casos de meningite bacteriana nas crianças, o que representa risco de mortalidade de 30%.
🩺 A substituição da Vacina Pneumocócica Conjugada 10 pela versão Vacina Pneumocócica 20 acontece devido a um fenômeno natural conhecido como substituição de sorotipos (ou replacement). Desde 2010, a VPC10 cumpriu muito bem o seu papel, reduzindo drasticamente as infecções causadas pelos dez tipos da bactéria pneumococo que ela combate.
👨🏻⚕️ No entanto, com a circulação dessas cepas controlada, outras variações da bactéria que não estavam no radar do imunizante antigo, como os sorotipos 3 e 19A, ganharam espaço e passaram a causar um aumento nos casos de doenças graves, como a meningite e a pneumonia. A transição para a VPC20 é uma evolução necessária para o calendário vacinal, pois ela dobra o espectro de proteção, cobrindo exatamente essas cepas remanescentes que hoje mais circulam e oferecendo uma defesa muito mais robusta e atualizada para a população.
A nova vacina está em fase de distribuição para os municípios e substituirá gradativamente a VPC10.
👤 Público-alvo?
☑️ Bebês aos 2 e 4 meses
☑️ Todas as crianças de até 5 anos que não foram vacinadas ou que receberam o esquema com a VCP10
☑️ Pessoas Vivendo com HIV ou aids
☑️ Pessoas em tratamento de câncer
☑️ Pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou medula
☑️ Pessoas imunodeficientes
☑️ Pessoas com nefropatias, pneumopatias, cardiopatias, hepatopatias crônicas, Asmáticos graves
☑️ Diabéticos
☑️ Pessoas com Síndrome de Down
☑️ Prematuros
❓️Há contraindicações?
Sim, somente para pessoas com alergia grave a algum componente da fórmula
Nesta quinta-feira, 04 de junho, Vitória da Conquista ganhou um novo espaço voltado para diversão em família com a inauguração da Pietri Kids, a mais nova aposta da tradicional Pizzaria Pietri. Localizada na Avenida Juracy Magalhães, nº 1.700, no bairro Boa Vista, a novidade chega para ampliar a experiência que já conquistou gerações de clientes na cidade.
Reconhecida pela qualidade de suas pizzas e pelo atendimento diferenciado, a Pietri construiu ao longo dos anos uma sólida trajetória no segmento gastronômico conquistense. Agora, a marca dá mais um importante passo ao lançar a Pietri Kids, um ambiente planejado especialmente para proporcionar momentos de lazer, entretenimento e convivência para toda a família.
O novo espaço reúne uma estrutura moderna e segura, com diversos brinquedos e atrações que prometem encantar crianças de diferentes idades. Além disso, personagens temáticos e atividades interativas tornam a experiência ainda mais especial, transformando cada visita em uma verdadeira celebração da infância.
A proposta da Pietri Kids é oferecer aos pais a tranquilidade de desfrutar de uma refeição de qualidade enquanto os pequenos se divertem em um ambiente pensado para estimular a imaginação e a alegria. Tudo isso sem abrir mão do principal ingrediente que tornou a marca uma referência em Vitória da Conquista: a pizza.
Com um cardápio que mantém a tradição e o sabor que fizeram da Pietri uma das pizzarias mais conhecidas da cidade, o novo empreendimento combina gastronomia e entretenimento em um só lugar. A expectativa é que a Pietri Kids se torne um novo ponto de encontro para famílias, aniversários e momentos especiais.
A inauguração desta quinta-feira marca uma nova fase da história da marca, reafirmando seu compromisso com a inovação e com a criação de experiências que vão além da mesa. Ao unir diversão, conforto e a reconhecida qualidade de suas pizzas, a Pietri Kids chega para fortalecer ainda mais a presença da Pietri em Vitória da Conquista.
A abertura do espaço reuniu famílias, convidados e clientes que puderam conhecer de perto a nova estrutura, desenvolvida para proporcionar momentos inesquecíveis para crianças e adultos. O ambiente foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto, segurança e entretenimento, mantendo a tradição de excelência que tornou a Pietri uma referência gastronômica na região.
Serviço
Pietri Kids
📍 Avenida Juracy Magalhães, nº 1.700 – Bairro Boa Vista
📍 Vitória da Conquista – Bahia
Inaugurada nesta quinta-feira, 04 de junho, a Pietri Kids chega para oferecer uma experiência completa para toda a família, reunindo diversão, personagens, brinquedos e o sabor das pizzas que já fazem parte da história de Vitória da Conquista.
O teatro em Vitória da Conquista foi tema de debate na Câmara Municipal nesta terça-feira (2), durante audiência pública realizada no Plenário Carmen Lúcia. A iniciativa, proposta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), reuniu artistas, dramaturgos, atores, diretores, produtores culturais e representantes do Executivo Municipal para discutir a situação atual e os caminhos para o fortalecimento do teatro amador e profissional no município.
Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências, apontaram desafios enfrentados pelo segmento e apresentaram sugestões para fortalecer as artes cênicas na cidade. Ao abrir a audiência pública, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro, destacou a importância do teatro para a identidade cultural de Vitória da Conquista e defendeu a adoção de medidas concretas para fortalecer o setor. “Vitória da Conquista sempre foi reconhecida pela força e pela vitalidade de sua produção cultural. Temos um celeiro de talentos, pessoas dispostas a produzir arte de forma ativa e apaixonada. No entanto, ao longo dos anos, o nosso teatro perdeu espaço e perdeu o fôlego, e precisamos debater, de forma madura e transparente, as razões dessa perda de vitalidade”, afirmou.
Ivan também apontou os principais desafios enfrentados pela classe artística. “Ouvindo a classe artística, o diagnóstico é claro: a falta de fomento contínuo, a escassez de incentivos governamentais efetivos e a ausência de políticas públicas consistentes têm sufocado o potencial dos nossos talentos cênicos. Mas a nossa cultura tem pressa e precisa de uma resposta rápida e articulada dos poderes públicos”, declarou.
Durante a audiência, o presidente ressaltou a importância da implantação do Centro de Convenções e do teatro previstos para a área do antigo aeroporto. “Essa é uma vitória estratégica para o desenvolvimento urbano e cultural de Vitória da Conquista e de toda a Região Sudoeste. Esse equipamento vai dar um abrigo digno e moderno às manifestações artísticas que hoje sofrem com a falta de espaço”, destacou.
Como encaminhamento do debate, Ivan anunciou a realização do Festival Municipal de Teatro de Vitória da Conquista. “A Câmara não vai apenas ouvir. Nós vamos agir. Tenho a honra de anunciar que a Câmara Municipal vai unir atores, diretores, produtores e coletivos culturais para realizar, ainda este ano, o Festival Municipal de Teatro de Vitória da Conquista”, afirmou.
Convidado para contribuir com o debate, o professor de licenciatura Dilson Oliveira apresentou uma contextualização sobre a história do teatro, desde suas origens na Grécia Antiga até sua chegada ao Brasil e seu desenvolvimento em Vitória da Conquista, ressaltando a relevância dessa manifestação artística ao longo dos séculos. Ao abordar os encaminhamentos da audiência, ele defendeu que o momento resulte em ações concretas para o setor. “Essa esperança que a gente está fazendo, essa provocação aqui, como foi falado, não vai ficar apenas no proselitismo político. A gente vai sair daqui com ações já mais ou menos desenhadas para poder gerar um processo e culminar num produto chamado Festival de Teatro da Região Sudoeste, sediado em Vitória da Conquista”, afirmou. Segundo ele, a proposta precisa contar com o apoio do Executivo Municipal. “Com apoio de dois secretários municipais que aqui se encontram, o Larry e o Alexandre, e certamente com apoio da prefeita municipal”, disse.
A presidente da Casa da Cultura Carlos Jeovah, Poliana Policarpo, destacou a importância histórica do Teatro Carlos Jeová para a formação cultural de Vitória da Conquista e para o desenvolvimento de gerações de artistas. Ela relembrou a trajetória de Carlos Jeová e Esechias de Araújo Lima na consolidação das artes cênicas no município, ressaltando a resistência do grupo teatral durante o período da ditadura militar, quando encenações consideradas subversivas enfrentavam tentativas de censura. Ao defender a revitalização ou recriação do espaço, Poliana afirmou que o município precisa de um teatro mais próximo da população para garantir a continuidade das atividades culturais. “Precisamos de um espaço mais perto do povo para continuar existindo como artistas e como seres humanos, com mais dignidade”, declarou.
O escritor, poeta e dramaturgo Esechias Araújo Lima destacou a importância da audiência pública promovida pela Câmara Municipal para discutir o futuro do teatro em Vitória da Conquista e reforçou a necessidade de fortalecer os grupos artísticos locais. Ao traçar um panorama da história do teatro conquistense, ele lembrou o protagonismo de grupos e artistas que marcaram época na cidade, mas lamentou a perda de espaço da atividade cultural nos últimos anos.
Para Esechias, o teatro vai muito além do entretenimento, sendo uma ferramenta de reflexão social e formação crítica. “O teatro é o espelho da alma de uma sociedade, é um instrumento de reflexão política, ética e existencial, uma arena em que se pode instigar o pensamento crítico”, afirmou. Ao final de sua participação, defendeu uma atuação mais efetiva do poder público para reverter o cenário atual. “A Casa da Cultura hoje não tem um grupo de teatro. É uma tristeza, é uma pena. O poder público está sendo chamado a ajudar, porque é necessário que uma Casa de Cultura tenha, pelo menos, um grupo de teatro”, ressaltou.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Washington Rodrigues, destacou a importância da audiência pública para fortalecer o teatro em Vitória da Conquista, defendendo o incentivo ao teatro amador e a formação de público como bases para o crescimento do setor. “Ninguém constrói uma casa pelo telhado”, afirmou. Rodrigues também defendeu a ampliação do teatro nas escolas e a valorização das artes cênicas no município. “Nós precisamos criar essa cultura novamente, porque muita gente nunca foi ao teatro na vida”, disse, destacando ainda que Vitória da Conquista possui histórias e personagens que merecem ser levados aos palcos e conhecidos pelas novas gerações.
O educador, ator e cerimonialista da audiência, Adão Albuquerque defendeu que o debate sobre o teatro conquistense resulte em ações concretas para fortalecer o setor cultural. Segundo ele, além do talento e da dedicação dos artistas locais, é necessário ampliar os investimentos públicos por meio de editais, festivais e políticas de incentivo. “O que nos falta agora, de verdade, é espaço e condições para que a gente possa expressar a nossa arte”, afirmou. O artista também cobrou a recuperação de equipamentos culturais da cidade, como o Teatro Carlos Jeová, e manifestou preocupação com a situação de outros espaços voltados à cultura.
Já a diretora de teatro Jeane Mary ressaltou a importância da integração entre diferentes linguagens artísticas e da vivência prática dos bastidores das artes cênicas em Vitória da Conquista. Ela afirmou que o teatro depende diretamente de outras expressões culturais, como literatura, música e artes visuais, além do trabalho coletivo e da dedicação dos profissionais envolvidos. “Eu sou do chão do palco. Eu conheço de fato os bastidores dessa grande arte que integra tantas outras artes”, afirmou. Jeane também relembrou iniciativas e festivais que marcaram a história cultural da cidade e defendeu a continuidade das políticas de incentivo à cultura.
Após recordar artistas e personalidades que ajudaram a construir a história do teatro em Vitória da Conquista, o secretário municipal de Educação, Edgar Larry, destacou a força da produção cultural do município e defendeu o engajamento coletivo para fortalecer o setor. “A gente precisa se envolver, precisa participar, estar ativo, participando, compromissado”, afirmou. Citando a educadora Heleusa Figueira Câmara, Larry lembrou que “Conquista ferve arte” e ressaltou que a cidade se destaca pela riqueza de suas manifestações culturais. O secretário também reforçou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com iniciativas voltadas ao teatro e destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para o desenvolvimento de projetos que ampliem o acesso dos estudantes às artes cênicas. “Iremos juntos realizar projetos que vão oportunizar aos nossos alunos compreensão, participação e formação teatral”, declarou. Larry ainda ressaltou a importância da arte na formação cidadã. “Educação também é teatro e o teatro forma cidadania”, concluiu.
Representando o presidente da Academia Conquistense de Letras, Esmeraldino Correia destacou a importância do teatro como elemento central da cultura e da formação social em Vitória da Conquista. Em sua fala, ressaltou o papel dos artistas locais e o impacto das artes cênicas na construção de vínculos humanos e coletivos. “Nós somos humanos, precisamos um do outro, precisamos olho no olho, precisamos de arte, de cultura”, afirmou.

A atriz, produtora cultural e licenciada em Teatro Dayse Andrade, integrante do Grupo de Teatro Finos Trapos e criadora da Rede do Teatro, destacou a importância da audiência pública como um momento histórico para a classe artística conquistense. Ao relembrar sua trajetória no teatro, iniciada ainda na infância, ela afirmou que o encontro despertou um sentimento de nostalgia por recordar uma das últimas grandes mobilizações da categoria realizadas na Câmara Municipal. “Eu só me recordo de um encontro deste quando fazia parte do Grupo de Teatro da Uesb. Aquilo foi um marco e nunca mais nos vimos aqui neste lugar em uma audiência de teatro”, disse. Dayse também defendeu que as discussões superem as divisões entre teatro amador e profissional. “Da minha visão de mundo, compreendo tudo isso como teatro. Apenas teatro”, afirmou.
O presidente da Comissão de Cultura da Câmara, vereador Paulinho Oliveira (PSDB), destacou a importância da audiência pública como espaço de fortalecimento do diálogo sobre cultura e teatro em Vitória da Conquista. Ele defendeu a união de esforços para ampliar e estruturar as ações voltadas às artes cênicas no município. “Precisamos, urgentemente, unir forças para que possamos levar e evoluir o teatro da nossa cidade, começando pelas escolas”, afirmou. O parlamentar também defendeu a realização de festivais mais estruturados e reforçou seu compromisso com o fortalecimento da produção artística local.
O vereador Ricardo Babão (PCdoB) destacou a importância da audiência pública para fortalecer o teatro e a cultura em Vitória da Conquista, defendendo a valorização dos artistas locais e a ampliação dos investimentos no setor. “Sabemos que precisa de dinheiro para fazer teatro, para fazer arte, para fazer cultura”, afirmou. O parlamentar também defendeu a destinação de mais recursos para a área cultural e colocou seu mandato à disposição para colaborar com as iniciativas debatidas durante o encontro. “Pode contar com o nosso mandato e com o presidente Ivan Cordeiro para apoiar ações que fortaleçam o teatro e a cultura de Vitória da Conquista”, declarou.
Alexandre Magno, secretário municipal de Cultura, destacou a importância da audiência pública como espaço de diálogo com a classe artística e reforçou ações e investimentos realizados pela pasta nos últimos anos para o fortalecimento do teatro em Vitória da Conquista. Ele ressaltou iniciativas como o Festival de Teatro de Conquista (Festcon), a atuação de artistas e produtores locais e o papel de programas de incentivo cultural em períodos como a pandemia. “O teatro é uma das mais nobres manifestações culturais da nossa sociedade. Ele forma cidadão, estimula pensamento crítico, preserva memória e transforma vidas”, afirmou.
O secretário também citou políticas de fomento implementadas com recursos de leis de incentivo, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, que, segundo ele, possibilitaram o apoio a dezenas de projetos teatrais no município. Alexandre ainda comentou ações itinerantes como a Carreta da Cultura, defendendo a proposta como forma de ampliar o acesso às linguagens artísticas. Ele anunciou que a Secretaria de Cultura já trabalha na elaboração de edital para reforma do Teatro Carlos Jeová e defendeu a necessidade de captação de recursos externos para a revitalização dos equipamentos culturais da cidade. “A cultura não tem bandeira política. Nós precisamos de dinheiro, precisamos de emendas e de recursos para reformar os equipamentos”, declarou
Além dos convidados que fizeram uso da palavra, artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil também contribuíram com sugestões, opiniões e propostas, enriquecendo o debate sobre os desafios e perspectivas para o fortalecimento do teatro em Vitória da Conquista. Também participaram do encontro os vereadores Ricardo Gordo (PSB), Subtenente Muniz (PDT) e Bibia (União Brasil), que acompanharam as discussões e as demandas apresentadas pelo segmento cultural.
O 2° encontro dos amigos do Eraldo Tinoco já tem data marcada. Será no dia 07 de junho a partir 10h. “Será uma oportunidade especial para revivermos nossas histórias, darmos boas risadas e fortalecermos ainda mais nossa amizade”, reforça a equipe organizadora.
O evento será em um sítio, com piscina, música ao vivo, sala de jogos, aparelhos infantis para criançada. Também será servida um almoço e a equipe garante ainda surpresas. Na última sexta-feira (07), músicos ex-alunos do CEET, farão apresentações alternadas e a alegria do público presente está garantida, diz a comissão organizadora.
Além de toda programação o evento contará com a presença de ex-alunos, ex-funcionários e ex-professores que serão homenageados no evento. Todos os artistas do evento são ex-alunos do antigo Colégio estadual Eraldo Tinoco-CEET atualmente CPM”Então está esperando o que? Confirme o seu nome agora mesmo e vamos juntos participar deste momento”, convida a organização.
SERVIÇO:
📅 Domingo, 07 de Junho
⏰ A partir das 10h
📍 Sítio Social Mansão BG (Urbis VI)
Atrações confirmadas:
Dalto Camargo, Vagner Lino (Tome xote), Forrozão quero mais, Graciane Sampaio, Talles Ferraz, Josiel Freitas, Paulo Marcos, Fred som De Brodher, Danilo Kiribamba é ainda terá a participação especial de THAylla, Danilo e Andréia Sousa,
Informações:
Manoel: (77) 98848-9664
Juscelino: (77) 98151-2487
Vagner: (77) 99908-2219
@amigosdoeraldotinoco.oficial

A luta por mais dignidade e qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros segue avançando. Por isso, os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT) convidam a população para participar da Plenária Virtual “O Fim da Escala 6×1: A luta não para”, um importante espaço de debate sobre uma das pautas mais relevantes para o mundo do trabalho na atualidade.
O encontro acontecerá na próxima quarta-feira, 3 de junho, às 19h, por meio da plataforma Zoom, e reunirá importantes lideranças que estão diretamente envolvidas na construção dessa proposta.
Entre os convidados estão o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), presidente da Comissão Especial que debateu o tema na Câmara dos Deputados, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do fim da escala 6×1.
A proposta, que representa um avanço significativo para os trabalhadores brasileiros, já foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue em discussão no Senado Federal. A plenária será uma oportunidade para esclarecer dúvidas, conhecer os próximos passos da tramitação e fortalecer a mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O link de acesso à reunião será disponibilizado na data do evento.
Participe, compartilhe e ajude a fortalecer esse debate.
**Serviço**
📅 Data: 3 de junho (quarta-feira)
🕖 Horário: 19h
💻 Plataforma: Zoom
📲 Link: será divulgado no dia do evento
Waldenor Pereira – Deputado Federal (PT-BA)
Zé Raimundo – Deputado Estadual (PT-BA)

Na contagem regressiva para a Copa do Mundo, famílias da Bahia podem solicitar suas antenas parabólicas digitais gratuitas para acompanhar os jogos pela televisão aberta com qualidade de som, imagem e sem perder nenhum lance. O programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações, distribui kit da nova parabólica digital a famílias de baixa renda que vivem em municípios com baixa ou nenhuma cobertura de TV. O prazo para a solicitação termina em 10 dias.
Com a nova tecnologia, a população contemplada passará a contar com mais de 100 canais de informação, cultura e entretenimento. A iniciativa é uma parceria do MCom e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução da Entidade Administradora da Faixa (EAF).
“O Brasil Antenado tem mudado a realidade de famílias em todo o país, democratizando o acesso à informação, que é um direito de todos. Estamos garantindo que a população, principalmente a mais vulnerável, assista à televisão aberta e acompanhe a evolução tecnológica do país”, reforçou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A Fase C do programa termina em 13 de junho de 2026 e contempla 108 municípios, em oito estados, incluindo a Bahia, com mais de 222 mil famílias aptas ao recebimento.
Na Bahia, os 20 municípios contemplados no programa são: Abaíra, Baianópolis, Brejolândia, Caatiba, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Ibicoara, Ibitiara, Itambé, Jucuruçu, Jussiape, Macarani, Maiquinique, Mirangaba, Mucugê, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Pilão Arcado, Potiraguá e Vereda.
Ao final dessa última etapa, a expectativa é alcançar 323 municípios e cerca de 700 mil famílias em todo o país.
Como solicitar sua antena?
As famílias inscritas no CadÚnico nas cidades contempladas podem agendar a instalação pelo telefone/WhatsApp 0800 729 2404 ou pelo site www.brasilantenado.org.br.
Todo o processo é gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do kit da nova parabólica digital.
Durante a operação, o investigado tentou fugir, mas foi capturado pelos policiais
A Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta segunda-feira (1º), Alex Pereira Santos, de 37 anos, investigado por ameaça e descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira, de 39 anos, em Vitória da Conquista. Ele figura atualmente como peça Q de Copas do Baralho Lilás da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
O investigado também responde a outros três inquéritos policiais por perseguição (stalking), divulgação de imagem íntima, descumprimento de medida protetiva e lesão corporal contra a mesma vítima. Além disso, o suspeito ainda responde a inquérito policial pela prática do crime de ameaça contra a ex-sogra, uma idosa de 60 anos, e de lesão corporal e ameaça contra outra ex-companheira, de 24 anos. As investigações apontaram que o homem colocava as ex-companheiras para serem mordidas por seu cachorro da raça pit-bull após agredi-las fisicamente.

O homem foi localizado após diligências realizadas pela polícia no bairro Patagônia, no município. Ao perceber a presença dos policiais, ele tentou fugir, mas foi capturado. Após a prisão, foi conduzido à unidade policial para adoção das medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição da Justiça.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Vitória da Conquista e cumprido durante a Operação Dama Lilás, realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Vitória da Conquista), com apoio das equipes da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), por meio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste) e do Núcleo Territorial de Inteligência, que realizaram diligências para cumprimento da ordem judicial.
Imagem: Divulgação / Ascom-PCBA
Thanize Borges / Ascom PCBA
O sorteio de maio da campanha Nota Premiada Bahia, do Governo do Estado, contemplou três moradores de Vitória da Conquista com o prêmio de R$ 10 mil para cada um.
Já o prêmio principal, de R$ 100 mil, ficou para uma moradora de Itabuna, município localizado na região Sul do estado. No total, a campanha de cidadania fiscal do Estado da Bahia contemplou 90 participantes com o prêmio de R$ 10 mil, dos quais 49 moradores do interior e 41 da capital.
No interior da Bahia, foram sorteadas pessoas de 28 cidades. O município mais contemplado desta vez foi Feira de Santana, com oito ganhadores. Em seguida, aparece Itabuna. Além da ganhadora do prêmio principal de R$ 100 mil, outros seis participantes do município foram contemplados, levando prêmios de R$ 10 mil cada. Barreiras, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista tiveram três ganhadores cada. Com dois vencedores, aparecem Camaçari, Ilhéus e Jequié. O resultado de maio contemplou ainda os municípios de Alagoinhas, Capim Grosso, Conceição do Coité, Gandu, Ipiaú, Itagi, Itiúba, Ituberá, Jeremoabo, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Porto Seguro, Quijingue, Ribeira do Pombal, Santa Luz, São Sebastião do Passé, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Simões Filho, com um ganhador cada.
A lista completa dos ganhadores está disponível no site
www.npb.sefaz.ba.gov.br e no Instagram da campanha (@notapremiadabahia), além das redes sociais da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba): @sefazbahia (Instagram), @sefaz.govba (Facebook) e @sefazbahia (X, antigo Twitter). A Nota Premiada
contemplou ainda outros 90 participantes com prêmios de R$ 10 mil cada. Destes, 49 moram no interior e 41 na capital.
Atualmente, a Nota Premiada Bahia conta com 893 mil participantes inscritos. Desde fevereiro de 2018, os sorteios já contemplaram 7.052 pessoas — das quais 4.196 residentes em Salvador, 2.852 no interior do estado e quatro fora da Bahia.
O próximo sorteio da campanha está marcado para o dia 18 de junho, tambémcampanha está marcado para o dia 18 de junho, também com 91 prêmios, incluindo 90 de R$ 10 mil e um de R$100 mil.
Uma farmácia localizada no bairro Guarani, em Vitória da Conquista, foi alvo de um assalto no final da tarde desta segunda-feira.
A ação criminosa causou apreensão entre funcionários e clientes que estavam no estabelecimento no momento do ocorrido. As circunstâncias do crime e os prejuízos causados ainda não foram divulgados oficialmente.
A ocorrência reforça a preocupação dos moradores e comerciantes com a segurança na região. O caso deverá ser investigado pelas autoridades policiais.
📲 Mais informações a qualquer momento.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram