7ª Rodada
| Classificação | ||
|---|---|---|
| 1 | Palmeiras | 16 |
| 2 | São Paulo | 16 |
| 3 | Bahia | 14 |
| 4 | Flamengo | 13 |
| 5 | Fluminense | 13 |
| 6 | Coritiba | 13 |
| 7 | Grêmio | 11 |
| 8 | Athletico-PR | 10 |
| 9 | Corinthians | 9 |
| 10 | Vasco | 8 |
| 11 | Atlético-MG | 8 |
| 12 | Bragantino | 8 |
| 13 | Vitória | 7 |
| 14 | Chapecoense | 7 |
| 15 | Mirassol | 6 |
| 16 | Santos | 6 |
| 17 | Internacional | 5 |
| 18 | Botafogo | 3 |
| 19 | Cruzeiro | 3 |
| 20 | Remo | 3 |
O município de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, viveu um fim de semana marcado por cultura, tradição e muita animação com a realização da 36ª edição da tradicional **Festa da Bandeira**, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da cidade.
A celebração aconteceu nos dias 14 e 15 de março e reuniu moradores e visitantes de diversas cidades da região. A programação contou com shows musicais, manifestações culturais e a tradicional cavalgada, considerada um dos momentos mais emblemáticos da festa.
Um dos pontos altos do evento foi a **Cavalgada da Festa da Bandeira**, realizada no domingo (15). Mais de três mil cavaleiros, amazonas e vaqueiros participaram do percurso, que saiu da Fazenda Larga Nova e seguiu pelas ruas da cidade. O cortejo reforçou a força da cultura sertaneja e destacou a identidade do povo barrachocense, reunindo participantes de diferentes gerações.
Além da tradição e do encontro entre famílias e amigos, a festa também foi marcada por grandes apresentações musicais. Subiram ao palco artistas conhecidos do cenário nacional e regional, como Toca do Vale, Calcinha Preta e Mikael Santos, garantindo duas noites de muita música e entretenimento para o público.
Autoridades políticas e lideranças da região também participaram das atividades e destacaram a importância do evento para o fortalecimento da cultura local. Além de preservar tradições, a festa contribui para o desenvolvimento do município, movimentando a economia, aquecendo o comércio e gerando oportunidades para trabalhadores e empreendedores locais.
Com grande participação popular e clima de confraternização, a **Festa da Bandeira** reafirmou, mais uma vez, seu papel como uma das principais celebrações culturais de Barra do Choça, reunindo fé, tradição sertaneja e muita alegria em dois dias de programação intensa.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS
6° Rodada
| Classificação | ||
|---|---|---|
| 1 | São Paulo | 16 |
| 2 | Palmeiras | 13 |
| 3 | Fluminense | 13 |
| 4 | Bahia | 11 |
| 5 | Flamengo | 10 |
| 6 | Coritiba | 10 |
| 7 | Corinthians | 8 |
| 8 | Bragantino | 8 |
| 9 | Grêmio | 7 |
| 10 | Athletico-PR | 7 |
| 11 | Vitória | 7 |
| 12 | Mirassol | 6 |
| 13 | Santos | 6 |
| 14 | Chapecoense | 5 |
| 15 | Vasco | 5 |
| 16 | Atlético-MG | 5 |
| 17 | Botafogo | 3 |
| 18 | Remo | 3 |
| 19 | Cruzeiro | 3 |
| 20 | Internacional | 2 |
A câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará, no dia 20 de março, Sessão Especial em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, ocasião em que serão entregues a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha, honraria destinada a reconhecer personalidades e entidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento, a difusão e a valorização da cultura no município.
Sua atuação, no entanto, vai além da criação artística. Ao longo dos anos, a artista também se dedicou à formação cultural, promovendo oficinas e incentivando novas gerações a ingressarem no universo das artes plásticas. Seu trabalho representa não apenas excelência técnica, mas também compromisso com a valorização da cultura local e com a construção da memória artística conquistense.
A entidade homenageada é a Associação Cultural e Educacional Nossa Arte Capoeira, instituição de caráter sociocultural e educativo que desenvolve relevante trabalho na promoção e difusão da capoeira em Vitória da Conquista. Fundada pelo Mestre Rediminho (Alexandre Bastos Silva), a associação atua há mais de duas décadas na preservação da capoeira enquanto patrimônio cultural imaterial brasileiro, promovendo ações formativas em comunidades urbanas e periféricas do município.
Por meio da capoeira – expressão cultural que integra musicalidade, oralidade, ancestralidade e resistência – a entidade contribui para a formação cidadã de crianças, jovens e adultos, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando o acesso à cultura. Seu trabalho evidencia o papel transformador das manifestações culturais afro-brasileiras na construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente de suas raízes.
A Sessão Especial integra as comemorações do Dia Municipal da Cultura, instituído pela Lei nº 1.367/2006. A legislação estabelece o dia 14 de março como data oficial da celebração, em homenagem ao nascimento do cineasta Glauber Rocha, filho ilustre de Vitória da Conquista e um dos maiores expoentes da cultura nacional.
A lei também determina que, dentro das comemorações, sejam concedidas anualmente duas medalhas Mérito Cultural Glauber Rocha: uma destinada a uma personalidade e outra a uma entidade que tenham contribuído relevantemente para o desenvolvimento cultural do município. A Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha simboliza o reconhecimento público àqueles que dedicam sua trajetória à arte, à memória e à preservação das tradições, fortalecendo a cultura como instrumento de desenvolvimento humano e social.
A solenidade será aberta ao público e integra o calendário oficial do Legislativo Municipal, consolidando-se como momento de celebração, reconhecimento e afirmação da cultura conquistense.
Por Samara Dias
Segundo a parlamentar, o encontro será um momento de valorização das ações promovidas pela organização junto à juventude conquistense. “A audiência tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho da Ordem DeMolay na formação de jovens líderes da nossa cidade, além de dar visibilidade às ações sociais e educativas desenvolvidas pela instituição em Vitória da Conquista”, afirmou Gabriela.
“A Ordem DeMolay tem desempenhado um papel importante na formação de jovens comprometidos com valores éticos e sociais, além de promover diversas ações solidárias e comunitárias que impactam positivamente a juventude e a sociedade conquistense”, destacou.
“Serão apresentados o trabalho desenvolvido pela Ordem DeMolay na cidade, o impacto na formação dos jovens e os projetos sociais realizados. A gente precisa realmente que os jovens se engajem na construção da nossa sociedade. Isso é muito importante”, ressaltou a parlamentar.
Serviço
A partir das 7h de segunda-feira (16), o Hospital Unimec retoma o atendimento de urgência e emergência, bem como os demais serviços previstos em contrato com o Município de Vitória da Conquista. A retomada foi possível graças ao diálogo entre Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Gabinete da Chefia do Poder Executivo, Procuradoria-Geral e Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público e a diretoria do Hospital Unimec, que chegaram a um acordo para reestabelecimento da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos acontecerão por um prazo inicial de seis meses. O cronograma pactuado define o pronto atendimento 24 horas, assegurando assistência ininterrupta.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, esta convergência de esforços entre o Poder Executivo, a Procuradoria, o Ministério Público e o Unimec reforça o compromisso do Governo Municipal em manter a rede de urgência e emergência organizada, priorizando sempre uma assistência segura, digna e de qualidade para toda a população conquistense. “A gente tem sempre reforçado que o diálogo é o melhor caminho, principalmente quando os parceiros também têm esse entendimento de que tudo é feito em prol de um bem maior que é a população”, disse a prefeita.
Atendimentos nas unidades
Com o retorno do atendimento no Unimec, os atendimentos temporários de fichas verdes e azuis realizados durante o período diurno nas unidades CAE II e Unidade de Saúde Dr. Onildo Pereira estão encerrados. Já os atendimentos nas unidades de horário estendido Régis Pacheco e Admário Silva Santos serão mantidos como estratégia de ampliação do acesso e fortalecimento da Atenção Básica no município.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que essas ações foram adotadas com o objetivo de assegurar a continuidade do atendimento à população, mantendo o funcionamento organizado da rede de urgência e emergência do município.
“O atendimento no CAE II e Unidade de Saúde Dr. Onildo Pereira foi uma medida adotada de forma emergencial para garantir assistência à população durante o período de reorganização da rede. Seguimos trabalhando para fortalecer a rede pública de saúde, garantindo assistência segura e de qualidade para todos”, explica a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron.
Participaram das tratativas, a promotora de Justiça, Dra. Guiomar Miranda, o diretor administrativo, Wellington Amorim, e o diretor médico, José Renato Muniz Filho, ambos do Unimec.
O governador Jerônimo Rodrigues informou aos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) que a licitação para escolha da empresa que vai realizar a estrada entre Caculé e Condeúba será anunciada neste próximo sábado (14).
Os parlamentares estiveram na Governadoria nesta última semana, onde conversaram sobre essa obra que é tão aguardada pela população e é uma luta histórica dos seus mandatos.
“O governador Jerônimo vai estar em Condeúba neste próximo sábado, quando vai anunciar o edital e também outras obras e investimentos. Eu e Zé Raimundo estamos muito felizes com essa notícia, pois temos lutado há muitos anos por essa obra que é tão importante para minha cidade natal, Caculé, e também para Condeúba”, comemorou o deputado Waldenor.
O projeto para a estrada foi finalizado no final de 2025 e agora avança para a escolha da empresa que executará a obra. Serão pavimentados 50km da rodovia, com orçamento previsto de mais de R$ 70 milhões.
O presidente da Câmara de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro, participou na manhã desta quarta-feira (11/03) de uma importante reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, em Salvador.
Também estiveram presentes os vereadores Ricardo Babão, Gabriela Garrido, Paulinho Oliveira e Ricardo Gordo. Durante o encontro, a comitiva apresentou ao governador a urgente necessidade de investimentos em obras de macrodrenagem para Vitória da Conquista, além de outras pautas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do município.
A agenda reforça o diálogo institucional entre o Legislativo municipal e o Governo do Estado, buscando soluções e recursos que contribuam para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população conquistense.
Ver essa foto no Instagram
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, informou nas redes sociais, na noite de terça-feira (10), que acompanha de perto os impactos das fortes chuvas que atingem o município de Vitória da Conquista. Segundo o governador, o monitoramento da situação ocorre desde o início do temporal e envolve órgãos estaduais responsáveis pelas ações de emergência.
“O trabalho continuará até quando for necessário”, disse na postagem. Jerônimo também manifestou solidariedade à família da pessoa desaparecida e afirmou que o governo estadual está à disposição para prestar apoio à população afetada.
De acordo com a publicação, o acompanhamento das ocorrências é feito diretamente do gabinete do governador, ao lado do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Aloísio Fernandes. Jerônimo também informou que mantém contato constante com a prefeita do município, Sheila Lemos.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam desde o início das chuvas na cidade. As ações incluem buscas por uma pessoa desaparecida e o atendimento a outras ocorrências provocadas pelo temporal que atingiu Vitória da Conquista.
Foto: Divulgação
O programa UP Notícias, da Rádio UP FM, irá entrevistar o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta terça-feira (10) a partir das 12h. O UP Notícias conta com audiência em Vitória da Conquista e região e a entrevista será pautada nas obras do governo federal e governo estadual voltadas para a região Sudoeste da Bahia.
A transmissão será feita em rádio, a partir da sintonia 100.1 FM e também pode ser acompanhada por meio do site da Rádio UP FM ou pelo aplicativo Rádio UP 100,1 VCA.
Rui Costa é formado em economia e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). O político foi governador do estado da Bahia entre 2015 e 2023 e é o atual ministro-chefe da Casa Civil.