AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

O dia 23 de março será marcado por uma Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade 2026, que este ano discute o tema “Fraternidade e Moradia”, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A sessão acontece no Plenário Carmen Lúcia, às 18 horas.

A solenidade reflete o compromisso do Legislativo Municipal com as discussões da Campanha da Fraternidade. Em 2016, a Casa aprovou a Lei Municipal nº 2.081/2016, que determina a realização do evento anualmente como estratégia para dar ainda mais projeção aos temas sociais discutidos pela Igreja.

Na manhã desta segunda-feira, 23, a Câmara Municipal reuniu-se com o coordenador de Pastorais e Movimentos da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Padre Zenilton Dias, para alinhar os detalhes finais.

“É com alegria que nós estamos aqui, nos preparando para dar continuidade a esse momento tão importante que é a Campanha da Fraternidade, realizada nesse período da Quaresma — um momento forte de conversão, de mudança de vida e de rumo. Nossos vereadores abraçaram essa campanha e estão empenhados na sua articulação e organização”, afirmou o Padre Zenilton.

Investimento em Moradia Popular – Recentemente, a Câmara Municipal aprovou a Indicação Nº 48/2026, que propõe à Prefeitura a destinação de R$ 30 milhões, provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), para a construção de moradias populares.

“É uma feliz coincidência que os interesses da Câmara e da Igreja Católica estejam em perfeita sintonia. A sessão especial será um momento para que toda a sociedade se una e dialogue sobre este assunto de tamanho interesse para nossa comunidade urbana e rural”, celebrou o presidente da Casa, Ivan Cordeiro (PL).

O Padre Zenilton reiterou a importância do apoio político à causa: “Queremos agradecer aos vereadores que aprovaram este projeto de R$ 30 milhões para ajudar os irmãos que não têm moradia, que não têm um banheiro, que não têm dignidade. A campanha traz esse gesto concreto que favorecerá tantos necessitados”.

Sobre a Campanha de 2026 – Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha da Fraternidade busca iluminar a realidade de milhões de brasileiros sem acesso a uma habitação adequada. A escolha do tema reforça o compromisso histórico da Igreja com a justiça social e o direito à moradia digna.
Por Guilherme Barbosa
CORTINA E CIA COLCHÕES

Na sessão desta sexta-feira (20), o vereador Fernando Jacaré (PT) defendeu a destinação de R$ 30 milhões, do empréstimo de R$ 400 milhões aprovado pela Câmara, para a construção e reforma de casas populares no município. A indicação para a área habitacional foi aprovada por unanimidade pelos 23 vereadores.

Jacaré destacou que a iniciativa demonstra responsabilidade social do Legislativo e reforçou que o recurso só será investido porque passou pela aprovação da Câmara. Segundo ele, o Parlamento cumpre seu papel constitucional ao fiscalizar e indicar prioridades que atendam às demandas da população.

O vereador também ressaltou a importância do diálogo entre situação e oposição em pautas de interesse coletivo e relacionou a proposta à Campanha da Fraternidade e ao período da Quaresma, que neste ano abordam a moradia como tema central. Ele mencionou o apoio da Igreja Católica à iniciativa.

Por fim, Fernando Jacaré defendeu a realização de uma audiência pública para ampliar o debate sobre a política habitacional e destacou a urgência da medida diante do déficit habitacional e da longa espera de famílias cadastradas para receber moradia no município.

Por Samara Dias

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro, iniciou nesta sexta-feira (20) a tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 46/2025, que propõe a criação de uma nova Política Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS). A proposta substitui legislações antigas, de 1991 e 2003, e busca adequar o município às diretrizes federais, como o Estatuto da Cidade e o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.

O projeto prevê a criação de um Conselho e de um Fundo Municipal de Habitação, além de quatro linhas estratégicas: provisão de novas moradias, urbanização e regularização de assentamentos, melhoria habitacional e assistência técnica às famílias beneficiadas.

Entre as novidades estão o Benefício de Locação Social, com subsídio para aluguel, e o Bolsa Moradia, auxílio temporário para famílias em situação de risco. O público prioritário será formado por famílias com renda de até três salários mínimos, com atenção especial a mulheres vítimas de violência, idosos, pessoas com deficiência e famílias em vulnerabilidade, além da priorização da titularidade feminina nos contratos.

Segundo Ivan Cordeiro, cabe ao Legislativo analisar a viabilidade técnica e orçamentária da proposta, garantindo segurança jurídica, transparência e responsabilidade fiscal para enfrentar o déficit habitacional no município.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (20), o vereador Subtenente Muniz (PDT) comentou a suspensão da Tarifa de Pós-Utilização (TPU) da Zona Azul em Vitória da Conquista e destacou a atuação da Câmara Municipal no debate sobre o tema. Segundo ele, a retirada da taxa foi resultado da mobilização de vereadores que enfrentaram o tema de forma direta.

Apesar da suspensão, Muniz alertou que o comunicado da concessionária prevê aplicação direta de multa de trânsito em caso de irregularidade no estacionamento. De acordo com o parlamentar, a penalidade pode chegar a R$ 195, além de pontos na CNH.

O vereador defendeu união entre os parlamentares para buscar alternativas que não prejudiquem a população nem o comércio local. Ele afirmou ser favorável à Zona Azul como instrumento de organização do trânsito, desde que funcione de forma adequada e sem penalizações excessivas.

Em outro ponto do discurso, Muniz chamou atenção para a importância da mandiocultura na economia regional e conclamou produtores e representantes da Fecularia Conquista a se mobilizarem para fortalecer o setor, evitando prejuízos semelhantes aos enfrentados pela lavoura cacaueira no sul da Bahia.

Por Anuska Meirelles

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na sessão desta sexta-feira (20), a vereadora Cris Rocha (MDB) celebrou a decisão da Prefeitura de Vitória da Conquista de suspender, por tempo indeterminado, a cobrança da Tarifa de Pós-Utilização (TPU) da Zona Azul. Para a parlamentar, a medida representa uma vitória da população e resultado da mobilização da Câmara Municipal.

Segundo Cris, o Legislativo atuou como mediador, promovendo reuniões com a Prefeitura e a empresa responsável pelo serviço após as manifestações populares. Ela afirmou que a suspensão atende ao clamor das ruas e tranquilizou comerciantes e trabalhadores do centro, destacando que a Zona Azul deve funcionar como instrumento de organização do trânsito, e não de penalização.

Durante o pronunciamento, a vereadora também destacou reunião com o arcebispo metropolitano Dom Vitor Agnaldo para tratar da Campanha da Fraternidade 2026, que terá como tema “Fraternidade e Moradia”. Na ocasião, foi apresentada a indicação da Câmara para destinar R$ 30 milhões, do empréstimo de R$ 400 milhões aprovado pelo município, à construção de casas populares. Cris ressaltou que o investimento pode ajudar a reduzir o déficit habitacional e defendeu prioridade para mulheres, especialmente vítimas de violência.

Ao final, a parlamentar comentou a situação do Hospital Unimec, após o rompimento unilateral do contrato com a Prefeitura. Ela informou que a Câmara acompanha as tratativas com a Secretaria Municipal de Saúde e defendeu diálogo para evitar prejuízos à população. Cris Rocha encerrou reafirmando o compromisso do mandato com a saúde pública, a moradia digna e a escuta das demandas da sociedade.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na sessão ordinária desta sexta-feira (20), o vereador Edivaldo Ferreira Jr. (PSDB) voltou à tribuna para defender o projeto de lei que propõe a redução da tarifa de esgoto de 80% para 40% em Vitória da Conquista.

Segundo o parlamentar, a proposta tem impacto social e econômico, ao aliviar o orçamento das famílias. O texto também determina que a concessionária responsável pelo serviço realize o recapeamento asfáltico das vias onde houver intervenções no prazo máximo de dois dias úteis, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Edivaldo explicou que já existe um decreto municipal, publicado em 2023, que estabelece o prazo para recomposição do asfalto, mas sem previsão de penalidade. Com o novo projeto, a multa passaria a garantir o cumprimento da medida.

Durante o discurso, o vereador criticou a qualidade do serviço prestado e citou dados financeiros divulgados pela Embasa, destacando o lucro bilionário da empresa nos últimos anos. Ele afirmou que uma concessionária com esse faturamento precisa oferecer um serviço mais eficiente, principalmente diante dos transtornos causados após intervenções e períodos de chuva.

Por fim, ressaltou que, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os municípios passaram a ter competência para regulamentar a tarifa de esgoto, reforçando a defesa da redução e da cobrança de mais responsabilidade da empresa.

Por Anuska Meirelles

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na sessão desta sexta-feira (20), a vereadora Márcia Viviane (PT) fez um pronunciamento na Câmara Municipal de Vitória da Conquista abordando temas como a revogação da Tarifa de Pós-Utilização (TPU) da Zona Azul e a situação da saúde pública no município.

A parlamentar iniciou convidando a população para uma plenária promovida pelo Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista, que será realizada neste sábado (21), no Sindicato dos Bancários, com debates em defesa da vida das mulheres, da democracia e pelo fim da escala 6×1.

Sobre a suspensão da taxa pós-uso da Zona Azul, Márcia lembrou que já havia alertado, ainda em novembro, sobre os problemas da medida. Para ela, a revogação foi importante, mas defendeu o ressarcimento das pessoas autuadas. A vereadora também criticou a falta de diálogo na elaboração do decreto e afirmou que a decisão trouxe prejuízos para comerciantes e desgastes para os vereadores.

No campo da saúde, Viviane informou a confirmação de casos de mpox, incluindo um registro em Vitória da Conquista, e orientou a população a procurar atendimento em caso de sintomas. Ela também destacou um corte de R$ 72 milhões no orçamento da saúde municipal, classificando o valor como significativo diante das dificuldades já enfrentadas pelo setor.

A vereadora reforçou o papel da Câmara na fiscalização dos recursos e afirmou que os repasses federais estão sendo realizados regularmente. Por fim, cobrou transparência sobre a contrapartida do município e a contratualização com a unidade hospitalar, além de acompanhamento da execução orçamentária da Secretaria Municipal de Saúde.

Por Samara Dias

CORTINA E CIA COLCHÕES

O anúncio de que o Hospital Unimec deixará de atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do próximo dia 28 de fevereiro acendeu o alerta em Vitória da Conquista e mobilizou vereadores em busca de esclarecimentos junto ao Executivo municipal.

No último dia 7 de fevereiro, a Prefeitura comunicou oficialmente que o hospital não continuará prestando serviços pelo SUS. A instituição, por sua vez, alega que os valores repassados pela gestão municipal são insuficientes para cobrir os custos operacionais de um hospital privado, tornando o contrato inviável.

Diante da preocupação com os possíveis impactos na rede municipal de saúde, representantes da Câmara se reuniram na manhã desta quinta-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, para discutir o fim do contrato, previsto para 28 de fevereiro. O encerramento do atendimento pelo SUS gera apreensão principalmente porque o Hospital Unimec é referência em pronto-socorro, urgência e emergência, além de disponibilizar leitos clínicos e cirúrgicos vinculados ao município.

A reunião foi solicitada pela vereadora Cris Rocha (MDB), 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, com o objetivo de buscar esclarecimentos e dialogar sobre alternativas que evitem prejuízos à população. Também participaram do encontro a vereadora Lara Fernandes (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde; o vereador Ricardo Babão (PCdoB), membro da comissão; além dos vereadores Gabriela Garrido (PV), Léia Meira (PSD), Ricardo Gordo (PSB), Dinho dos Campinhos (Republicanos), Subtenente Muniz (PDT) e Adinilson Pereira (UB).

Durante a reunião, Cris Rocha destacou a necessidade de união entre os poderes. Segundo ela, o hospital desempenha papel fundamental no atendimento de urgência e emergência e nos leitos clínicos e cirúrgicos, e a população não pode ficar desassistida. A vereadora afirmou que o diálogo com a secretária municipal de Saúde é essencial para compreender a problemática e buscar soluções.

Representando a Comissão de Saúde, Ricardo Babão reforçou o compromisso do Legislativo em acompanhar de perto a situação e garantir transparência à população. Ele afirmou acreditar que, com diálogo entre Legislativo e Executivo, será possível chegar a um entendimento que impeça prejuízos aos usuários do SUS.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, explicou que a decisão de encerrar o atendimento partiu da própria instituição hospitalar e que a pasta já está adotando as providências necessárias para reorganizar a rede. Ela ressaltou a importância da reunião com os vereadores como forma de fortalecer a construção conjunta de soluções para a saúde pública.

De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde, a decisão ocorre durante a vigência do Edital nº 001/2026, publicado em 2 de fevereiro, que estabelece critérios, valores e normas para a contratação de serviços de média e alta complexidade na rede pública. A administração municipal afirma que, com o edital em vigor, não é possível formalizar contratos em condições diferentes das previstas na chamada pública.

Em nota oficial, o Hospital Unimec informou que a discussão sobre a viabilidade do contrato ocorre há cerca de dois anos. A instituição afirma que apresentou dados técnicos à Secretaria e ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), além de ter encaminhado proposta de revisão do modelo de contratação.

Com o prazo se aproximando, a expectativa agora é que novas rodadas de negociação possam ocorrer antes do fim do contrato, para evitar impactos no atendimento à população que depende do SUS no município.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O SineBahia anunciou a lista de oportunidades de emprego disponíveis em todo o estado para esta quinta-feira, 19 de fevereiro. A instituição estadual atua na intermediação de mão de obra e está presente em várias cidades de diferentes regiões.

Em Vitória da Conquista, foram publicados 49 anúncios, totalizando 57 vagas em diversas funções e atividades econômicas.

Para conseguir se candidatar a alguma das vagas anunciadas, é necessário comparecer à unidade do SineBahia na cidade onde a oportunidade está disponível. No local, os candidatos podem acessar a lista completa de vagas abertas na rede.

É imprescindível levar a carteira de trabalho (física ou digital), RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, caso seja necessário comprovar qualificações adicionais.

A maioria das agências realiza atendimento sem necessidade de agendamento prévio. No entanto, quem preferir pode agendar pelo site ba.gov.br.

No site da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), há um link disponível com os endereços e telefones de todas as unidades do SineBahia. As agências geralmente funcionam nas unidades do SAC ou Ponto SAC nas cidades onde o serviço está disponível.

Em Vitória da Conquista, o SineBahia possui duas unidades:

SAC I – Rua Rotary CLub, nº149, no Centro, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é (77) 3424-2355 ou pelo e-mail: sinebahia.vitoriadaconqusita@setre.ba.gov.br.

SAC 2 – Avenida Olívia Flores, nº 2500, Shopping Boulevard. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é o (77) 3421-6262 e o e-mail é sinebahia.vitoriadaconquista2@setre.ba.gov.br.

Confira as vagas de emprego na cidade:

( Continue lendo → → → )

CORTINA E CIA COLCHÕES

O deputado federal Waldenor Pereira destinou R$ 500 mil, por meio de emenda parlamentar, para fortalecer o Carnaval de Brumado 2026, realizado no último fim de semana. O parlamentar também marcou presença na festa ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reforçando o compromisso com os investimentos nas manifestações culturais do interior do estado.

Talvez poucos saibam, mas Waldenor é um carnavalesco das antigas. Nos anos 70, foi um dos fundadores do bloco Broquetes, um dos mais tradicionais do Carnaval de Vitória da Conquista, que saía do Clube Social e seguia em cortejo até a Praça da Igreja Batista — hoje conhecida como Praça do Índio. Naquela época, a cidade era embalada por blocos que marcaram gerações, como o Tengo Tengo, o Brocão, o Tatal e o Bló Café, entre outros que ajudaram a construir a memória afetiva da folia conquistense.

Retomada do axé e fortalecimento da economia

O Carnaval de Brumado integra o movimento crescente dos carnavais fora de época, que vêm ganhando força em diversas cidades do entorno de Vitória da Conquista, do norte de Minas Gerais e de várias regiões do país. A retomada do axé e a valorização das festas populares têm impulsionado eventos que atraem turistas, movimentam o comércio e fortalecem a economia local.

Economista por formação, Waldenor compartilha do entendimento do governador Jerônimo Rodrigues de que investir no Carnaval é também investir no desenvolvimento econômico. O Governo da Bahia tem destinado recursos não apenas para o Carnaval de Salvador, mas também para festas em mais de 150 municípios baianos, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas à cultura e ao turismo.

Festa que gera emprego e renda

Se em outros tempos havia preconceito em relação ao investimento em festas populares, hoje a realidade é diferente. Prefeitos e gestores reconhecem que eventos como o Carnaval vão muito além do entretenimento — que, por si só, já tem grande importância social.

Para ambulantes, músicos, técnicos de som, costureiras, produtores culturais, barraqueiros e trabalhadores informais, o Carnaval representa oportunidade concreta de geração de emprego e renda. Muitos profissionais relatam que o faturamento obtido durante a festa garante o sustento de suas famílias por meses.

Ao destinar recursos para o Carnaval de Brumado, Waldenor Pereira reforça uma visão que vem se consolidando na Bahia: cultura é investimento. E quando aliada ao planejamento e ao apoio institucional, transforma-se em desenvolvimento, inclusão e fortalecimento da identidade regional.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES