Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval de Vitória da Conquista recebeu a ação “Respeita as Mina”. A campanha é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-Ba) que buscar conscientizar as pessoas e enfrentar todos os tipos de violência contra as mulheres. Com a articulação da vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) e do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), a campanha percorreu diversos locais da cidade distribuindo material informativo.

Para o deputado Fabrício a iniciativa é fundamental. “O machismo é um problema grave e estrutural que devemos combater. Todos nós, não só as mulheres. Eu fico cheio de esperança em ver iniciativas como o ‘Respeita as Mina’, que se transformou em ação permanente aqui na Bahia. Neste carnaval a gente tem visto várias iniciativas semelhantes pelo país, é uma demonstração de que não existe mais espaço para o machismo”, afirmou o parlamentar.

Além de ações voltadas para o carnaval, Conquista já recebeu a Caravana Respeita as Mina, também da SPM. Na época, foram realizadas oficinas de capacitação para as polícias Militar e Civil abordando gênero, violência contra mulher e a Lei Maria da Penha. Com a ação de Fabrício e Nildma, atualmente, Conquista conta com a Ronda Maria da Penha, iniciativa capitaneada pela Polícia Militar que atua no enfrentamento à violência contra a mulher.