Postado por Verônica Ferraz em 05 de mar de 2022
Após clientes do Itaú relatarem na quinta (3) uma série de dificuldades com os serviços do banco, nesta sexta (4) são os clientes do BB (Banco do Brasil) e do Nubank que sofrem por conta de problemas operacionais com os aplicativos das instituições financeiras.
De acordo com o site de monitoramento de serviços online Downdetector, por volta das 13h21, as notificações de problemas de usuários do aplicativo do BB saltaram para cerca de 515 registros.
Operações no internet banking e login no aplicativo eram as principais queixas dos usuários.
“O Banco do Brasil identificou que uma atualização de firmware originou problema ao longo do dia, dificultando o acesso ao seu app. O BB está atuando para que a aplicação volte a operar normalmente. O BB destaca que não haverá prejuízo aos seus clientes e manteve disponíveis os demais canais de atendimento, respeitando a convivência física e digital”, informou o banco por meio de nota.
No caso do Nubank, ao redor das 12h40, as notificações tiveram um pico de cerca de 400 registros.
O saldo em conta e as transferências de valores apareciam como os principais problemas registrados pelos clientes da fintech.
“Lamentamos as oscilações identificadas por uma parcela de nossos clientes em alguns serviços no dia de hoje (4). Informamos que as operações estão sendo normalizadas de forma gradual e nossos sistemas são 100% seguros. Foram impactadas a visualização e a disponibilidade de algumas funcionalidades. A integridade de todas as informações está garantida”, diz o Nubank.
As notificações relativas ao BB e ao Nubank tiveram um recuo ao longo da tarde, mas ainda seguiam em níveis elevados —às 16h01, o Downdetector apontava para cerca de 270 notificações de clientes do banco estatal e de 170 da fintech.
Na Bolsa de Valores, as ações do BB fecharam em queda de 2,5%, enquanto os papéis do Nubank recuaram 2,1%. O índice Ibovespa encerrou em baixa de 0,60%.
ITAÚ RETIRA MULTA DE CARTÕES VENCIDOS NA QUINTA E PAGOS NA SEXTA
Na quinta, o Itaú Unibanco foi alvo de diversas reclamações por parte de clientes descontentes, com queixas envolvendo problemas de acesso a contas, incluindo pelo aplicativo do banco.
Segundo o banco, a origem do problema esteve relacionada a um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento.
“Clientes com faturas de cartões e boletos vencidos na quinta-feira (3) e pagos nesta sexta-feira (4) terão juros e encargos referentes a 1 dia de atraso inibidos ou, se cobrados, ressarcidos automaticamente em sua conta corrente. Demais situações serão avaliadas caso a caso”, informou o Itaú.