Na sessão desta sexta-feira (08), o presidente da Câmara Municipal, Luciano Gomes (PL), destacou que uma comitiva da Casa e da bancada de parlamentares baianos se reuniram com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para discutir a situação da concessionária de rodovias Via Bahia. A comitiva da Câmara foi composta pelo presidente Luciano Gomes (PL), e os vereadores Fernando Jacaré (PT) e Nildma Ribeiro (PCdoB). “Nós fomos fazer o nosso papel, que é de cobrar, de reivindicar algo que a Câmara Municipal já faz há muito tempo”, disse. O encontro contou com a presença de 13 deputados, prefeitos e lideranças de municípios que dependem das BR-324/BA e BR-116/BA para o transporte de pessoas e mercadorias.

Luciano falou das ações que a Câmara já realizou como visitas ao anel rodoviário, na companhia da ANTT, Via Bahia, e de outras entidades. Ele avalia que a Câmara vem fazendo um trabalho de excelência na luta pela duplicação da BR-116, mas lamentou que a concessionária não cumpra os acordos contratuais. Gomes ressaltou que a comitiva representou a comissão da Casa que, atualmente, trata dos assuntos da Via Bahia e é composta pelos vereadores Fernando Jacaré (PT), Valdemir Dias (PT), Hermínio Oliveira (Cidadania), Adinilson Pereira (PSB) e Cícero Custódio (PSL).

O presidente ressaltou que o ministro apontou dois caminhos para a situação da Via Bahia: desistência amigável do contrato por parte da Via Bahia ou o avanço do processo de caducidade contratual. Para Gomes, ambas as soluções são desfavoráveis para Conquista, pois são processos que podem se arrastar por muito tempo. “Nós esperamos ainda que o ministro reveja essa decisão, que tente um consenso com a Via Bahia”, detalhou Luciano. O parlamentar defende que a responsabilidade pelos problemas é também do Governo Federal e cobrou uma posição mais favorável à Bahia. Ele ainda pediu uma atuação mais incisiva da bancada baiana na defesa dos interesses do estado.

Gomes também explicou que questionou o ministro sobre quem assumirá as obras que hoje são de responsabilidade da Via Bahia. Ele propôs que o Governo Federal as execute diretamente.

Vereador anuncia ações – Em sua fala, Luciano festejou a inauguração da Escola Eulália Leite, em Cabeceira do Jiboia, no último domingo (01). Ele afirmou que se trata de uma obra fundamental para a população daquela localidade e vizinhança. Luciano falou que por um bom tempo emprestou, sem custos, um prédio no qual funcionou a escola.

O edil também anunciou um projeto de creche para a mesma localidade. Segundo ele, será um aporte de R$ 4,5 milhões, recursos federais garantidos por meio de uma articulação do deputado federal João Bacelar (PL). Gomes informou que a prefeitura se prontificou a adquirir o terreno para a construção do espaço.

O presidente destacou o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Ele explicou que no próximo dia 11 a Casa realizará uma série de ações: orientação bucal, aferição de pressão, aula de dança, e serviços de beleza.