Nesse momento de distanciamento social imposto pela covid-19, os festejos dos Ternos de Reis que acontecem em Vitória da Conquista não puderam ser realizados da forma tradicional, o que não impedirá de serem realizados virtualmente, dando continuidade à tradição, e colaborando para a manutenção e permanência dos grupos.

Tradicionalmente os festejos acontecem entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro, e em algumas localidades os festejos acontecem também no dia 20 de janeiro, quando se celebra o dia de São Sebastião. Os reiseiros peregrinam pelas comunidades rurais e pelas ruas da cidade abençoando e alegrando as casas com cantos, que envolvem o ritual de abrição de portas, o semba e a despedida.

Confira a primeira parte da Mostra Virtual do Terno de Reis:

A Mostra Virtual dos Ternos de Reis de Vitória da Conquista conta com participação dos grupos: Deus, as águas, terra, mar e céu, do Bairro Alto Maron, Santa Bakhita, do Assentamento do Cedro, Comunidade do Oriente, do Bairro Jardim Valéria, Netos de Guena, do Distrito de Taipu, São Sebastião Estrela Guia, do Bairro Jardim Copacabana 2, e também do cantor e compositor Alisson Menezes que traz para o projeto comentários e curiosidades acerca dessa manifestação popular tão importante em nosso país.

Confira a segunda parte da mostra virtual:

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. A realização do projeto é da Catrupia Produções.

Confira a terceira parte da mostra virtual: