Postado por Daniel Morais em 18 de fev de 2018
Vai disputar uma das 63 vagas à Assembléia Legislativa da Bahia, a empresária Ana Sheila Lemos Andrade, Sheila como é mais conhecida na cidade, é presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Vitória da Conquista. O governo do prefeito Herzem Pereira é bastante impopular e, tem como candidato a deputado estadual, o coronel da reserva Polícia Militar, Esmeraldino Correia. Todavia ao que tudo indica, pois é sabido que a Prefeitura Municipal encomendou uma pesquisa de avaliação de governo,e intenção de voto, e, com isso, há uma impressão que o nome de Esmeraldino não pontuou como esperado.
A estratégia de Pereira, colocando Esmeraldino responsável por duas pastas no governo municipal, foi bem elaborada sob o ponto de vista do marketing político, entretanto a ação foi péssima. No primeiro momento o secretário e visível candidato a deputado, apareceu juntos aos ” garis” limpando a Lagoa das Bateias, um erro crucial, pois passado aquele momento, o fato jamais se repetiu, significando claramente, que a intenção era produzir notícia simpática, com um viés de crítica ao governo anterior.
Depois a dupla passou a tomar as medidas mais antipáticas contra a população: Portaria proibindo, todo e qualquer ônibus interestadual, ou intermunicipal de parrarem ou estacionarem nas vias locais, determinando as paradas exclusivamente na Estação Rodoviária; revogada essa esdrúxula portaria, resolveu o prefeito brigar com os passageiros das empresas ROTA e NOVO HORIZONTE, os impedindo de embarcarem no tradicional ponto da rua do Gancho; Adiante, partiram para impedir os vendedores que utilizam ” carrinhos de frutas|” utilizarem as vias públicas; impediram os”locutores de portas de lojas” de exercerem suas funções, demarcando a posição dos profissionais à uma distância de seis metros a partir da porta da loja; entre outras, mas a derrubada dos casebres na Serra do Piripiri na madrugada, deixou a população indignada, pois, ainda que estivesse cumprindo a lei, deveria a Prefeitura, cadastrar previamente os ocupantes, se não tivesse acesso aos nomes, no mínimo deveria ter a quantidade.
Dessa maneira, o desgaste do governo, limou a candidatura de Esmeraldino Correia. A tentativa de conserto veio com o recapeamento “meia boca ” das ruas Siqueira Campos, Vivaldo Mendes e Rosa Cruz ( essa última com o projeto totalmente ultrapassado, não percebeu que deveria alargar a avenida, para que dois veículos passassem lado a lado) Ademais as obras foram com recursos e projetos do governo anterior, não vale a pena fazer gentileza com chapéu alheio.
Agora, ciente dos erros, Pereira aposta no novo, e apóia a candidatura da jovem empresária, mas mantém Esmeraldino na disputa, além da vereadora Lúcia Rocha e com isso, espera passar para a população, que é o grande cabo eleitoral de Vitória da Conquista, embora seja fácil saber que Lúcia Rocha, sempre tem algo em torno de 20 mil votos, com Pereira, ou sem Pereira, Esmeraldino, quando candidato a prefeito, obteve 19 mil votos, dessa forma se creditaria à Pereira, somente, metade dos votos que Ana Sheila obtiver.
Enfim, uma candidatura feminina é muito boa, já que 54% do eleitorado de Vitória da Conquista, são mulheres, mesmo que a participação da mulher na política do município ainda seja pequena, temos várias lideranças que poderiam figurar como candidatas nessa eleição, como Suzana Ribeiro, Lígia Matos, Josete Menezes, entre outras, na direita o nome já carimbado de Lúcia Rocha, que não desiste nunca, e agora (ANA SHEILA) penso que eleitoralmente esse é o melhor nome para se trabalhar, principalmente porque, dois dos prefeitos, eleitos com larga escala de votos, não utilizaram o nome “Andrade”, falo de Raul Ferraz e Guilherme Menezes, convenhamos o nome “Ana Sheila”, é muito melhor que’ Sheila Andrade’.
Agora, se espera que o grupamento da direita, consiga eleger alguém ao parlamento, para que voltemos a contar com quatro deputados, pois, pela ala à esquerda, não há dúvidas sobre a vitória dos candidatos Waldenor Pereira, Zé Raimundo e Jean Fabrício, devo salientar que ainda existem as candidaturas a deputado federal do vereador Luís Carlos Dudé que conta também,com o apoio do atual prefeito, já que se espera que Pereira, abandone o deputado Lúcio Vieira Lima. ( mesmo que esse, esteja solto)
Fonte: Hoje Rádio Web