Em entrevista ao programa Redação Mega, apresentado por Paulo Martins, Joabson Silva e Daniel Morais, a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira que Vitória da Conquista possui um cenário confortável diante a pandemia de coronavírus.

“A gente trata como cenário confortável, uma vez que a gente tem a graduação desses pacientes dentro dessa contaminação. A gente sabe que a cada dia a gente tem os numeros que vão se somando ao longo dessa pandemia, mas a gente entende que dessa forma gradual é a melhor forma para que a gente não tenha um colapso em nosso município”, disse ela.

Call Center

Ramona aproveitou para destacar que o Call Center tem o intuito de tirar dúvidas da população sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas suspeitos. De acordo com ela, ao perceber o aumento de casos durante a pandemia foi necessário reforçar esse sistema e aumentar o número de linhas.

Esta transição está sendo efetuada, mudando para uma sala mais ampla no polo de educação onde serão adicionadas cinco linhas, totalizando 12 linhas para atendimento à população. No Call Center há um monitoramento tanto da equipe de saúde com enfermeiros, técnicos e médicos.

A secretaria aproveitou e fez um pedido para “que a população ligue realmente querendo informações. Que passe informações corretas e não simplesmente testar por testar”. De acordo com ela, que muitas pessoas passando informações de sintomas, sem realmente apresentá-los e isso acaba gerando um tumulto na central de atendimento.

Números de testes

Nos últimos 15 dias foi solicitada uma aquisição de 10 mil testes validados pela Fiocruz que ao chegar apresentaram falhas e foi necessário recolhê-los para devolver a empresa para que um novo lote atenda o município.

“O lote veio com problema, pedimos para recolher esses 10 mil (testes) e a empresa está encaminhando hoje um quantitativo de resposição desses testes e voltaremos a fazer os testes aqui no nosso município”.

Com isso, será necessária uma revisão nos números divulgados, já que 1.500 testes desse lote foram realizados na cidade. Matéria: Mega Rádio VCA