Novo Paraiso
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0526 (2)
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0526 (1)
CORTINA E CIA COLCHÕES

Sem iluminação, com portões quebrados e banheiro inutilizável, a quadra poliesportiva do Jardim Valéria é um espaço comunitário que poderia abrigar atividades culturais e esportivas para moradores do loteamento. Porém, pouco mais de sete anos após a entrega do equipamento, em 2019, o cenário é de completo abandono. Diante da situação, os integrantes do grupo Capoeira Pelourinho da Bahia, que atuam na comunidade, não possuem um local para realizar os treinos. “É muito triste ver uma criança treinando a capoeira na rua”, afirma a capoeirista Micaele Silva.

No banheiro, há pias quebradas, acúmulo de lixo, muita poeira e restos de tijolos. Ao redor da quadra, o mato alto facilita que animais peçonhentos apareçam sem que ninguém perceba. O descaso com o espaço público afeta a todos, mas são os capoeiristas que vêm se organizando em busca de uma solução. Segundo Micaele, o grupo já enviou ofícios à Secretaria Municipal de Educação (Smed) solicitando reparos e o uso do local para os projetos sociais dos moradores, mas as demandas não foram ouvidas.

À época da inauguração, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o equipamento custou mais de R$580 mil, oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na gestão do então prefeito Herzem Gusmão, a administração do espaço foi atribuída à Escola Municipal Anísio Teixeira, que funciona ao lado da quadra.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA