Postado por Verônica Ferraz em 28 de maio de 2021
Vitória da Conquista é o terceiro maior município do Estado da Bahia, e experimenta cada vez mais o desenvolvimento através de seu comércio local e de prestação de serviços. Por ela, atravessa diariamente milhares de caminhões e outros veículos através da BR-116, a Rio-Bahia. Por conta disso, a duplicação da rodovia se faz uma obra necessária e urgente. A Via Bahia detém contrato de exploração desde 2009 até 2034, e entre seus compromissos inicial estava o de duplicar a rodovia, mas até o momento não aconteceu. Nesta semana, mais uma vez o assunto voltou à pauta com a cobrança feita pelo empresário José Maria Caires, que coordena o Movimento Duplica Sudoeste. Zé Maria reforçou que a duplicação da Rio Bahia é uma reivindicação urgente e antiga. “Foi exatamente por isso que o Governo Federal entendeu que a forma de suprir essa necessidade era fazer a concessão para iniciativa privada, que ocorreu em 2009. Logo depois começou a fazer a cobrança do pedágio. Estamos entrando para o décimo segundo ano de cobrança sem que haja a contrapartida da concessionária Via Bahia. É bom entender que Vitória da Conquista divide o país de norte a sul; os caminhões cortam o Brasil passando por aqui. Eu digo que todo intercâmbio comercial feito pelo transporte rodoviário passa pela Rio-Bahia”.
Ainda de acordo com Zé Maria, em Veredinha, onde o tráfego é menor, passam em média pelo pedágio 12 mil veículos por dia. “Os pontos de pedágios mais movimentados são de Amélia Rodrigues e de Simões Filho próximo a Salvador chegando a 100 mil carros por dia. É assustador o quanto a Via Bahia arrecada de pedágio na nossa BR 116 e BR 324. Nós temos um levantamento médio de cobrança de R$ 20 por veículo, uns pagam R$ 5 e outros R$ 45, isso significa um R$ 1 milhão e 200 mil todos os dias. Em 11 anos, numa conta simples chegaríamos a um total de R$ 4 bilhões e 700 milhões arrecadados. Precisamos mobilizar todo mundo, sociedade civil, poderes públicos, políticos, independente de partido, para que essa obra aconteça”.
O site Expressão Bahia entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Via Bahia que retornou com uma nota, onde reforçou que o processo de duplicação da rodovia está condicionado à revisão contratual e à arbitragem junto à Agência Nacional de Transporte e Trânsito (ANTT) e que está pronta para iniciar as obras logo que o reequilíbrio seja realizado, conforme previsto em contrato. “A VIABAHIA possui, desde 2020, certificação em Gestão de Segurança Viária, a ISO 39001, atendendo aos padrões de conformidade internacionais e implementando ações e práticas que visem o monitoramento e redução do número de acidentes nas rodovias BR-116 e BR-324. A Concessionária trabalha para atender as readequações necessárias em ambas as rodovias, no entanto a revisão e aprovação dos projetos são de responsabilidade da ANTT”.
A VIABAHIA informou também que ontem, 27, representantes da concessionária participaram de reunião promovida pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, onde esclareceram que a análise dos projetos relacionados aos dispositivos de retornos no anel rodoviário de Vitória da Conquista está em andamento na ANTT. No encontro também foi informado pela VIABAHIA o atendimento a pedidos da população, feitos por intermédio da Comissão de Vereadores, como a recente instalação de iluminação na região do Km 11 (bairro Campinhos) e os novos circuitos de iluminação na altura do Km 15 (Vila Sul/Vila Bonita) que serão instalados em breve”. Fonte: Expresso Bahia.