Postado por Verônica Ferraz em 29 de abr de 2021
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que o problema registrado na água fornecida em pontos isolados da rede distribuidora de Vitória da Conquista foi corrigido com a realização do procedimento padrão de descargas. Em caso de observação de alguma alteração nas características da água distribuída, os moradores devem acionar a Embasa pelo teleatendimento gratuito 0800-0555195, pela Agência Virtual (Aplicativo e Site) ou pela ferramenta Whatsapp pelos números de (77) 3422-8255 e (71) 99613-2858.
O problema foi registrado após a interrupção do sistema de abastecimento na última terça (27) para realização de serviço de interligação de novas adutoras durante as obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista (SIAA). Após a conclusão do serviço, o aumento na vazão da adutora provocou a liberação de materiais incrustados na tubulação, alterando ligeiramente a coloração da água. Como as tubulações estão sujeitas ao acúmulo de materiais oriundos da reação da água com o aço nas suas paredes internas a velocidade da água provocou um atrito com as paredes da tubulação e consequentemente a remoção desta carga inorgânica.
Por fim, a Embasa ressalta que a água fornecida na cidade é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pela Portaria de Consolidação Nº5/2017 (Anexo XX) do Ministério da Saúde, que determina os índices de cor, turbidez, cloro residual e bacteriológico.