O Movimento Revolta do Buzu 2018 protocolou nesta quarta, 17, uma carta denúncia no Ministério Público (MP), na qual pede que o órgão investigue as circunstâncias e a legalidade do aumento da tarifa do transporte coletivo, autorizada pelo Executivo na última semana. O aumento de 15,15% elevou a passagem de R$ 3,30 para R$ 3,80. O grupo espera ainda uma audiência com o MP.

Eles denunciam que a Prefeitura aumentou a tarifa sem consultar o Conselho Municipal de Transportes, ferindo o que determina a lei 1.291/2005, que regulamentou o Conselho de Transporte. Além disso, afirmam que o aumento ocorreu acima da inflação, que neste ano será de 4,5%, de acordo com estimativa do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Em menos de dois anos, é a segunda vez que a gestão Herzem Gusmão aumenta a passagem do transporte coletivo.

Está marcado para essa quinta, 18, às 17h, no Terminal de Ônibus, um protesto contra o aumento da passagem. Participaram da entrega da carta denúncia ao MP o movimentos Negritude Socialista Brasileira, Juventude Socialista Brasileira, Coletivo Juventude das Flores, Juventude do Partido dos Trabalhadores, LGBT SOCIALISTA, além de estudantes secundaristas e universitários.

Confira a carta denúncia

Carta Denúncia_Revolta do Buzu 2018