A inspetora da Inspetoria Fazendária de Investigação (Infip) e Pesquisa da Sefaz, Sheila Cavalcante Meirelles, concedeu uma coletiva à imprensa após a Operação Reforma, deflagrada nesta terça-feira, 8, pela força-tarefa de combate aos crimes contra a ordem tributária.
A Secretaria da Fazenda tem feito várias denúncias ao Ministério Público de todo e qualquer contribuinte que utiliza dessa prática, que é o débito declarado e não pago. Conforme a força-tarefa, a detecção é relativamente fácil, porque são dados disponíveis no sistema da Secretaria da Fazenda.
Na coletiva, os membros da força-tarefa detalharam que “cotidianamente esses dados são coletados, para que sejam investigados quando há o indício de que tem uma prática ilegal sendo feita por estabelecimentos comerciais”.
“Na realidade de Vitória da Conquista, o monitoramento desse tipo de atuação tem sido feito pela Secretaria da Fazenda já há algum tempo, e a operação “Reforma” foi a maior em termos de volume de dinheiro desviado e apropriado indevidamente aqui na região”. 

A operação investiga uma empresa do segmento de supermercados suspeita de sonegar aos cofres públicos mais de R$4 milhões em ICMS. Denominada ‘Operação Reforma’, a ação já cumpriu nessa manhã quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal.

A reportagem apurou que a empresa pertence ao Supermercado Pereira, com unidades no bairro Alto Maron e Ceasa. A empresa ainda não se pronunciou até o momento. *Sudoeste Digital.