A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, esteve na tarde de ontem (12), com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, para apresentar pleito referente à transferência, em definitivo, para o município das antigas lagoas de decantação, conhecidas como “pinicão”. As lagoas estão localizadas na área onde está sendo implantado o Parque Ambiental do Rio Verruga. O prazo para decantação total das lagoas, que passariam a ser utilizáveis para fins de lazer, é de 20 anos. A decantação consiste na separação de misturas do tipo sólido-líquido e líquido-líquido. O processo já foi iniciado há oito anos.

A Embasa já fez a cessão de uso para o município, mas a prefeita argumentou ao presidente da Embasa acerca da importância da doação definitiva, com a incorporação do bem ao Parque. “O local é propício para o lazer da população daqui a 12 anos, com a implantação de pedalinhos, por exemplo. Nossa intenção é a utilização do espelho d’água, por isso pleiteamos que ao final do processo de decantação as lagoas sejam do município”, afirmou Sheila.

Rogério Cedraz ressaltou que a Prefeitura de Vitória da Conquista já tem a posse das lagoas para fazer as intervenções necessárias. E frisou que a direção da empresa manterá o diálogo com o município para avaliar as melhores formas de evoluir nesta questão.

Também participaram da reunião os vereadores Chico Estrela, líder do governo na Câmara Municipal, Dinho dos Campinhos e Nelson de Vivi.