A partir desta quarta-feira(15), cerca de 7 povoados do distrito de Iguá, zona rural de Vitória da Conquista, ficarão sem escolas. A ação da prefeitura visa redimensionar o ensino municipal e os alunos serão transferido para a escola central do distrito. A comunidade não aceitou a medida e realizou protestos.

Entre as escolas fechadas estão Escola Otaviano Salgado (Campo formoso), Escola José de Alencar (Furadinho), Escola São Vicente de Paulo (Lagoa Formosa), Escola Assentamento Lagoa Nova, Escola Casimiro de Abreu (Juazeiro) e Escola Municipal Rancho Alegre (Rancho Alegre).

A população deste povoados citados se reuniram para realizar uma manifestação, na manhã de hoje, contra a medida do governo municipal.

A prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente sobre estes fechamentos, mas em entrevista a veículos de comunicação o Secretário de Educação, Coronel Esmeraldino, já vinha defendendo o redimensionamento da rede municipal. Por contenção de gastos, escolas menores são fechadas e os alunos concentrados em apenas uma unidade.

E o transporte escolar? – Retirando as escolas da comunidade, a prefeitura terá como obrigação oferecer transporte escolar para descolocamento destes alunos até a escola na sede do distrito de Iguá. No entanto, desde o começo do ano há várias denúncias, por toda a zona rural, sobre a ineficiência do transporte municipal escolar, contendo relatos de escolas que estão com calendário comprometido por falta de transporte.

Fonte: Blog do Sena