A Rede de ensino UniFTC lançou na manhã desta sexta-feira (31), uma nota pública para esclarecer alguns questionamentos feitos por alunos à respeito da realização de matrículas e cobranças de mensalidades durante a pandemia da Covid-19.
Em nota, a Instituição afirma que “disponibilizou um montante de até R$ 5 milhões na isenção de mensalidades, e trouxe a opção de pagamento de valores em aberto com parcelamento em até 15 vezes, incluindo a rematrícula do semestre 2020.2”. A UniFTC destaca ainda seu compromisso com a comunidade e que, as alternativas de apoio econômico aos alunos ou responsáveis financeiros afetados pela crise continuam.
Segue a Nota na Íntegra:
Desde março, com o aumento dos casos de Covid-19 e o início das medidas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades sanitárias, instituições de ensino de todo o Brasil precisaram se adaptar. Em toda a Rede UniFTC, as atividades presenciais foram substituídas por aulas remotas mediadas por tecnologia para garantir a continuidade do calendário acadêmico e preservar a segurança de nossa comunidade.
Entendendo que alguns alunos enfrentam problemas financeiros neste momento, a Instituição lançou dois editais do Plano de Apoio ao Aluno. O primeiro disponibilizou um montante de até R$ 5 milhões em isenção de mensalidades, já o segundo facilitava o pagamento dos valores em aberto com opção de parcelamento em até 15 vezes, incluindo a rematrícula do semestre 2020.2, observados os requisitos previstos no regulamento.
Para este semestre, as alternativas de apoio econômico aos alunos ou responsáveis financeiros afetados pela crise continuam. Para isso, o Grupo Educacional está disponibilizando a rematrícula flexível. Nesse modelo opcional, o aluno detém total controle sobre o seu ritmo de aprendizagem podendo incluir ou excluir disciplinas da sua grade curricular em até 25% da carga horária. Essa flexibilidade também se aplicará, proporcionalmente, ao valor da mensalidade semestral.
A Rede UniFTC esclarece ainda que, após tratativas com o Sindicato dos Professores do Estado da Bahia, apresentou aos docentes algumas propostas, incluindo a aplicação da Lei 14.020/20 (oriunda da MP 936/20) a este contexto específico com a flexibilização da Convenção Coletiva de Trabalho. Os contratos que foram encerrados, aconteceram por opção dos docentes.
Quanto aos estágios em saúde, o Grupo Educacional salienta que, apesar destes já terem sido liberados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há ainda algumas etapas burocráticas sinalizadas pelo órgão estadual que devem ser cumpridas antes de restabelecer as atividades presenciais. A Instituição segue empenhada para a conclusão desses processos, visando preservar a integridade e a segurança de toda a comunidade. Desse modo, a retomada acontecerá de maneira gradativa.
A Rede UniFTC reforça seu compromisso com toda sua comunidade – alunos, seus sonhos e carreiras; professores; colaboradores administrativos e todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão ligados à Instituição.