Com a divulgação dos novos casos confirmados do Novo Coronavírus ao longo da última semana, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou informações mais detalhadas sobre o perfil das 43 pessoas que tiveram resultado de exame positivo para doença em Vitória da Conquista.

Do total de casos confirmados, 24 são do sexo masculino e 19 do sexo feminino. Quanto à faixa etária dos pacientes que tiveram testagem positiva para a Covid: dois casos são da faixa etária de 0 a 5 anos; um caso entre 6 a 19 anos; 18 casos entre 20 a 39 anos; outros 13 casos estão entre 40 a 59 anos; e nove são casos de pacientes com mais de 60 anos.

Quanto à classificação clínica dos casos, 39 pessoas apresentaram sintomas de Síndrome Gripal leve e quatro apresentaram sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes, 27 pacientes apresentaram evolução clínica e estão curados da doença, 12 ainda estão em recuperação e 4 pessoas foram a óbito.

Os quatro óbitos de pacientes confirmados para coronavírus na cidade foram: um homem de 69 anos, que faleceu no dia 13 de abril; um senhor de 76 anos, que faleceu dia 23 de abril; uma mulher de 62 anos, que faleceu em 26 de abril; e um homem de 43 anos, que faleceu no dia 3 de maio. Destes, apenas o último caso não possuía nenhuma comorbidade (quando duas ou mais doenças estão relacionadas).

Cinco pessoas entre os casos confirmados são de profissionais da saúde, dos quais: quatro estão curados da doença e um segue em recuperação.

27 pacientes entre os casos confirmados negaram ter alguma comorbidade. Enquanto que outros 15 pacientes possuem alguma comorbidade relacionada: Hipertensão (6); Diabetes e doença cardíaca (5); Diabetes (2); Doença cardíaca (1); Obesidade (1); e Doença Pulmonar (1).

Os casos confirmados no município são de moradores de 17 bairros de Vitória da Conquista: Centro (5), Recreio (2), Candeias (5), São Vicente (1), Brasil (7), Urbis VI (1), Alto Maron (3), Lagoa das Flores (8), Sumaré (1), Boa vista (2), Primavera (1), Campinhos/Loteamento Jatobá (1), Vila América (1), Patagônia (1), Guarani (2), Santa Cruz (1) e Cidade maravilhosa (1).

Todas essas informações são registradas no Sistema de Informação Municipal para que a Vigilância possa acompanhar todos os dados e definir as melhores estratégias de controle da disseminação da Covid-19 dentro do município.