O governador Rui Costa anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), uma série de medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia.

As ações serão publicadas em decreto na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17). O ponto principal do decreto é a suspensão das aulas por 30 dias na rede estadual de ensino em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades que registraram casos de coronavírus, já a partir de terça-feira (17).

Medidas específicas para limpeza dos transportes coletivos no estado da Bahia:

Medidas para servidores acima de 60 anos:

Sobre a dispensa de aposentados e pensionistas comparecerem aos postos do SAC no mês de aniversário, para recadastramento que garante a continuidade do pagamento dos benefícios. Neste mesmo vídeo, o governador fala sobre as medidas para identificar pessoas com febre de passageiros chegantes via aeroportos e rodoviárias. Haverá postos avançados nas rodovias federais, como a BR-116, com esse mesmo propósito:

Rui explica a razão de as aulas estarem suspensas, neste primeiro momento, apenas em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro:

O secretário Fábio Vilas-Boas explica sobre a preparação dos hospitais públicos para receber pacientes graves. Os atendimentos deverão ficar concentrados no novo Hospital Couto Maia, em Salvador, especializado em doenças infecto-contagiosas:

Atendimento nos SACs: