Atenção, pais e responsáveis! Já pode ser feito o cadastro antecipado de crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades, para serem vacinadas contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou, nesta sexta-feira (14), um link para preenchimento de formulário reconhecimento populacional dessas crianças que serão vacinadas, em breve, em Vitória da Conquista.

O formulário possui um campo que deve ser preenchido caso a criança possua alguma doença crônica ou condições clínicas elegíveis para esse grupo prioritário. Lembrando que a condição de saúde deve ser devidamente comprovada no momento da vacinação, por documentação.

O cadastro para crianças tem intuito de fazer esse reconhecimento populacional para que a SMS possa realizar o planejamento e organização do procedimento de vacinação desse público. A primeira etapa será destinada às crianças com doenças crônicas ou condições especiais e por ordem decrescente de idade.

No momento da vacinação, os pais devem estar presentes e autorizarem a vacinação. Caso seja outro responsável que leve a criança ao local de vacinação, é necessário apresentar um termo de consentimento, escrito a mão e assinado por pai ou mãe.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer, autorizado pela Anvisa para vacinação do público infantil, e o intervalo será de oito semanas entre a primeira e segunda dose.

“Possivelmente o município poderá receber uma remessa de vacinas destinadas à esse público na próxima quarta-feira (19). Nós já estamos nos antecipando na organização da vacinação para assim que recebermos, já começar a distribuir essa vacina para as unidades que vão estar executando a vacinação dessas crianças, que precisa ser ponto exclusivo para este público”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

As demais informações sobre locais e horários de vacinação, bem como o modelo do termo de autorização para vacinação da criança acompanhada de um responsável, serão divulgados na próxima semana nos canais oficiais da Prefeitura.