Apesar da pressão de aliados do governo para que deixe o cargo, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), tem dito a interlocutores que só pretende deixar a função se houver um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois devem se reunir na quarta-feira, após o retorno do senador a Brasília. Nos bastidores, a expectativa é de que Lula defenda a saída de Wagner. A permanência do senador na liderança passou a ser vista como um problema dentro do Planalto após a operação da Polícia Federal relacionada ao caso Banco Master. A avaliação é que o afastamento ajudaria a blindar o presidente e a interromper o desgaste político provocado pelo avanço das investigações. (Folha)
Mas Wagner parece disposto a brigar. A defesa do senador recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a decisão que autorizou a operação de busca e apreensão realizada contra o parlamentar na semana passada, no âmbito da investigação sobre o Banco Master. Em nota, os advogados afirmam que o recurso aponta “erros graves” e negam que o líder do governo Lula no Senado tenha atuado no Congresso para beneficiar o Master. A PF sustenta que Wagner foi o principal beneficiário de vantagens econômicas concedidas por integrantes do banco. (Globo)
E a defesa pública de Wagner feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), incomodou o Planalto. Alcolumbre defendeu a presunção de inocência e criticou a tendência de condenar investigados antes da conclusão das apurações. Nos bastidores, a manifestação do senador adicionou um novo componente à crise política por conta das relações já estremecidas entre o Planalto e a Presidência do Senado. (CNN Brasil)
Já o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu que o pedido de investigação sobre recursos solicitados pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro para financiar o filme Dark Horse seja analisado pelo ministro André Mendonça, relator das investigações do caso Banco Master no STF, e não por Alexandre de Moraes, cuja esposa tinha um contrato com o Master. Após a manifestação da PGR, Moraes encaminhou a questão ao presidente da Corte, Edson Fachin, que decidirá se o caso permanecerá com Moraes, será transferido a Mendonça ou distribuído por sorteio. (g1)
Em mais um sinal da cisão que o caso Master causou no STF, o ministro Gilmar Mendes disse na noite desta segunda-feira que a participação de André Mendonça no acordo de delação de Daniel Vorcaro era um “erro crasso”. Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, o decano do Supremo disse que a negociação é atribuição da PGR ou da PF. “A lei não permite que o relator ou o juiz participe da delação”, avaliou. (UOL)
Pedro Doria: “Hoje eu vou te explicar por que o escândalo do Banco Master não é de esquerda nem de direita — é do Brasil inteiro. Daniel Vorcaro comprou gente dos dois lados, no Supremo, no Banco Central. E como a gente chegou até aqui: a Lava Jato prometeu acabar com a corrupção e acabou foi com a nossa capacidade de combatê-la”. A análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chega às vésperas das eleições de 2026 com seu programa de combate à desinformação esvaziado e uma mudança de estratégia sob a gestão do presidente da Corte, Kassio Nunes Marques. O modelo de interlocução construído nas eleições de 2020, 2022 e 2024, baseado em parcerias com plataformas digitais e entidades da sociedade civil, perdeu força e ainda não há definição sobre a renovação desses acordos. Desde que assumiu a presidência do TSE, em maio, Kassio tem defendido uma abordagem menos punitiva no enfrentamento à desinformação. (Folha)
E a PGR defendeu nesta segunda-feira que o TSE rejeite a ação do PL contra a pesquisa AtlasIntel que mostrava o impacto das conversas entre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Daniel Vorcaro sobre a campanha do pré-candidato. A pesquisa, divulgada em maio, foi suspensa por decisão liminar de Nunes Marques, e o caso ainda está em análise na corte. (Exame)
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está em Washington para uma agenda de encontros com integrantes do governo Donald Trump e parlamentares republicanos. Acompanhado do blogueiro Paulo Figueiredo, Eduardo pretende usar a viagem para reforçar a narrativa de perseguição judicial contra o bolsonarismo e ampliar o apoio internacional a medidas contra o ministro Alexandre de Moraes, incluindo a retomada de discussões sobre a aplicação da Lei Magnitsky. A programação inclui um jantar com cerca de 20 senadores republicanos. (Metrópoles)
Thomas Traumann: “O fracasso da tentativa de reaproximação de Lula com Donald Trump no G7 é um sinal de que a ‘química’ entre os dois acabou e que agora vai ser guerra. Os EUA estão empenhados em ajudar Flávio Bolsonaro, mesmo com os vários alertas de que uma postura agressiva de Washington pode causar um efeito rebote a favor de Lula”. (Globo)
A Polícia Federal está fazendo na manhã desta terça-feira uma operação contra fraudes no sistema financeiro envolvendo o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Chamada de Operação Miragem, a ação cumpre mandados de busca e apreensão em São Paulo, além de bloquear mais de R$ 670 milhões de bens e valores da instituição. Segundo a PF, durante as investigações foram analisados relatórios produzidos pelo Banco Central apontando graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira. (g1)
Os cubanos passaram a liderar os pedidos de refúgio no Brasil em 2025, ultrapassando os venezuelanos, que ocupavam a primeira posição há vários anos. Ao todo, o país registrou 75.599 solicitações, alta de 10,9% em relação a 2024 e o terceiro maior volume da série histórica. Os dados fazem parte do estudo Refúgio em Números 2026, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) em parceria com o Ministério da Justiça. Os cubanos responderam por 41.919 pedidos, o equivalente a 55,4% do total, um avanço de 88,1% na comparação com o ano anterior. (g1)
O governo Donald Trump suspendeu por 60 dias as sanções sobre o setor de petróleo do Irã, numa mudança significativa da política adotada pelos Estados Unidos nos últimos anos e que pode dar novo fôlego à economia iraniana. A medida foi anunciada após a primeira rodada de negociações entre os dois países, realizada na Suíça. Segundo o vicepresidente JD Vance, Teerã concordou em permitir o retorno de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a suas instalações nucleares. Com a suspensão das restrições, o Irã poderá ampliar suas exportações de petróleo, vender a preços de mercado e acessar transações em dólares, incluindo operações com importadores americanos. (New York Times)
Viver
Em mais uma atuação de gala, Lionel Messi marcou dois gols e se consagrou o maior artilheiro da história das Copas, com 18 gols. O craque estava empatado com o alemão Miroslav Klose. A Argentina bateu a Áustria por 2 a 0 e manteve os 100% de aproveitamento e a liderança do grupo J. Quando a partida estava 0 a 0, Messi ainda perdeu um pênalti aos 10 minutos de jogo e adiou sua festa. (UOL)
Já a temida França teve a partida com o Iraque interrompida por uma tempestade. Os franceses venciam por 1 a 0, com belo gol de Mbappé. Após a retomada do jogo, o francês ainda marcou mais um gol, superando Ronaldo Fenômeno na artilharia histórica, empatando com Klose e também ficando próximo do próprio Messi. O jogo terminou 3 a 0. (CNN Brasil)
No confronto mais movimentado do dia, a Noruega bateu Senegal por 3 a 2, com dois gols de Haaland e também garantiu classificação para a próxima fase. (Lance)
E de virada, a Argélia venceu a Jordânia por 2 a 1, eliminando a adversária da Copa e seguindo viva na disputa. (ge)
Segundo um levantamento da Nature Climate Change, 1 bilhão de pessoas a mais no mundo enfrentam pelo menos um dia de calor extremo por ano, na comparação com os anos 1970. A pesquisa ainda aponta que as noites estão esquentando mais rápido que os dias, reduzindo o tempo que o corpo tem para se recuperar do calor diurno. A parcela da população mundial exposta a esse tipo de calor passou de 16% para 22% no período, sendo que a América do Sul é uma das regiões mais afetadas, com a frequência de calor extremo 2,5 vezes maior do que cinco décadas atrás. No Brasil, a sensação térmica nos dias mais quentes subiu entre 2°C e 4°C desde os anos 1970. (g1)
Cotidiano Digital
A Meta nomeou o empreendedor indiano Kunal Shah para ser o CEO do WhatsApp, substituindo Will Cathcart, que liderava o aplicativo desde 2019 e agora vai migrar para uma área de desenvolvimento de produtos dentro da empresa. A troca veio acompanhada de um aporte de US$ 900 milhões da Meta na CRED, fintech fundada por Shah e avaliada agora em US$ 4,5 bilhões. Shah sai do comando da CRED, mas continua com sua participação acionária na empresa. Com a movimentação, a big tech reforça a importância da Índia para seus negócios, já que o país representa o maior mercado do WhatsApp no mundo, enquanto o aplicativo tenta deslanchar em pagamentos digitais. (TechCrunch)
A Uber vai atualizar em janeiro de 2027 os critérios de veículos aceitos nas categorias Uber Black e Uber Comfort, retirando modelos como Audi A3, Chevrolet Cruze, Toyota Prius e Volkswagen Nivus da categoria premium, além de Fiat Argo, Volkswagen Polo e Toyota Yaris do Comfort. Outros modelos seguem nas categorias, mas passarão a exigir anos de fabricação mais recentes. A empresa também anunciou que carros recém-adicionados a uma categoria premium terão garantia de pelo menos dois anos de elegibilidade, desde que atendam aos critérios de idade máxima da plataforma. (g1)
Com a saga de buscar um menor delay nos jogos da Copa, brasileiros estão comprando antenas digitais em ritmo recorde. De acordo com dados da Shopee e da Amazon, houve um crescimento de 250% nas vendas entre maio e junho em relação à média de 2025, e o Google Trends registrou o maior interesse de pesquisas por antena digital desde 2004. Esse movimento foi impulsionado por uma campanha da Globo e do SBT que exploram o atraso de alguns segundos no sinal da CazéTV no YouTube em relação à transmissão ao vivo. A Globo foi além e criou o programa Fique Antenado, distribuindo antenas de graça e ensinando o público a sintonizar canais abertos. As antenas custam entre R$ 20 e R$ 200 nas plataformas digitais, mas podem ser encontradas por menos de R$ 10 em grandes cidades. (Folha)